ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA - PROGRAMA DE CONCERTO MESCLA MÚSICAS DO CINEMA E DO CHORO BRASILEIRO.

 


Cine Brasil, Choro e Cine Itália é o tema do programa que a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) apresenta no sábado (28), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 16h e 19h. Conduzido pelo maestro alemão Knut Andreas, o repertório faz reverência a clássicos da sétima arte e valoriza o gênero musical tipicamente brasileiro, com presença do grupo convidado Choro de Resistência. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis na plataforma megabilheteria.com, a partir do dia 25.

Este é o quinto concerto da Temporada 2022 da OSP, realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, com o patrocínio ouro do Atacadão, patrocínio prata da Caterpillar e Hyundai e o patrocínio bronze da CNH Industrial. São apoiadores a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), além da Mega Bilheteria, Empem, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan Piracicaba, Rádio Pop e Parlare Marketing Cultural.O grupo Choro de Resistência é formado por Rui Kleiner ao bandolim, Tiago Veltrone ao cavaquinho, Keila Yonashiro ao pandeiro e Alexandre Wuensche ao violão de 8 cordas.PROGRAMA – Do italiano Nino Rota, a OSP executa “The Godfather Waltz”, trilha que é tema do clássico longa-metragem O Poderoso Chefão, do diretor Francis Ford Coppola. A obra chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Trilha Original, em 1973, e recebeu o Globo de Ouro e o Grammy.Há, ainda, três composições do italiano Ennio Morricone: “Chi Mai”, usada nos filmes Maddalena (1971) e Le professionnel (1981); “Once upon a time”, do longa-metragem Once upon a time in America (1984); e “A Missão”, do filme homônimo lançado em 1986.Já o grupo Choro de Resistência participa do programa com a OSP interpretando a suíte “Retratos”, que explora a sonoridade entre a música erudita e a música popular. É uma das obras mais emblemáticas do compositor Radamés Gnattali.
Composta em 1956 para bandolim solista, conjunto de choro e orquestra de cordas, a suíte tem quatro movimentos, que trazem no título um nome representativo para a história do choro: o primeiro movimento, “Retrato de Pixinguinha”, traz o choro “Carinhoso” para a parte A e “Ingênuo” para a parte B; o segundo movimento, “Retrato de Ernesto Nazareth”, traz a valsa “Expansiva”; o terceiro, de Anacleto de Medeiros, tem o tema do choro “Três Estrelinhas”; e o último, de Chiquinha Gonzaga, o maxixe “Corta-Jaca” ou “Gaúcho”.Ainda como forma de valorizar o repertório brasileiro, a OSP traz a Suíte Sinfônica “Brasil Azul”, do documentário homônimo de Cris Dimitrius, estreado em novembro de 2021 na Disney+ e premiado no New York Festivals Competition. A trilha do filme sobre as belezas naturais brasileiras é de Alexandre Guerra, consolidado internacionalmente pelo trabalho como autor de trilhas sonoras.PATROCÍNIO OURO – Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacadoSERVIÇO – Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 28 de maio, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Ingressos disponíveis no megabilheteria.com a partir de quarta-feira (25). Na entrada do espetáculo, solicita-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Informações: sinfonicadepiracicaba.sp.gov.br ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram).Orquestra Sinfônica de Piracicaba    Assessoria de Comunicação  Rodrigo Alves – (19) 99147-5733   

Comentários

Postagens mais visitadas