XIII CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGÊS TEM DANÇA COM O GRUPO AFRICANO NETOS DE BANDIM




Entre os dias 12 e 24 de novembro de 2022, acontece, em São Paulo, XIII Circuito de Teatro em Português, um festival internacional de países lusófonos, cuja programação ocupa equipamentos de cultura da Prefeitura Cidade de São Paulo. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Cultura e Cidadania Contadores de Mentira, com direção artística de Creuza Borges.

 

A cerimônia de abertura, dia 12/11 (sábado), acontece no Teatro João Caetano com show do rapper Dexter Oitavo Anjo, a partir das 20h, em evento aberto ao público. Toda programação do Circuito é gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes das apresentações. Seminários e oficina requerem inscrições antecipadas pelo site.

 

Na programação de dança, o grupo cultural Netos de Bandim (Guiné-Bissau, África, integrantes da Fidjus di Guiné Cultural) apresentam danças populares que mantêm vivas suas raízes. Por meio da dança, da música e do teatro, busca preservar as práticas culturais de seus povos (fulas, balantas, repeles, manjacos, mancanhã), tendo ainda como principal meta a divulgação e promoção da cultura da Guiné-Bissau. Dessa forma, dão continuidade ao legado das gerações anteriores, daí a inspiração para o nome Netos de Bandim. O grupo - criado em 2000, na cidade de Bissau -constitui uma demonstração de comprometimento da terceira geração de jovens do Bairro Bandim, na cidade de Bissau, para com os seus professores (avós), que consideram uma tarefa nobre e complexa, diante do fenómeno globalização.

 

Netos de Bandim apresentam-se no Teatro João Caetano (18/11, às 21h) e no Teatro Paulo Eiró (19/11, sábado, às 21h), ainda ministram a oficina de Dança Afro e Percussão no Centro de Culturas Negras (19/11, sábado, às 10h às 12h).

 

E no Centro de Referência da Dança (13 a 16/11, domingo a quarta, 14h às 18h) acontece a Oficina de Dança e Residência Artística, ministrada pelo coreógrafo Renato Nóbrega Vieira (Portugal), a partir do espetáculo Amália, Dona de Si - O Musical. Alguns participantes podem ser convidados a integrar o corpo de baile das apresentações agendadas no Circuito de Teatro em Português (nos teatros João Caetano, Paulo Eiró e Sérgio Cardoso).

 

O Circuito de Teatro em Português foi criado, em 2003, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa. “Por meio das artes cênicas buscamos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e semelhanças culturais”, declara Creuza Borges, diretora do Circuito. Em 19 anos de história, foram realizadas mais de 450 espetáculos, 76 oficinas e 38 seminários, envolvendo dezenas de cidades brasileiras e um público aproximado de 90 mil pessoas.

 

Em 2022, vários países da África (São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e Cabo Verde), um representante de Portugal e companhias brasileiras circulam pelos palcos do Teatro Paulo Eiró, Teatro João Caetano, Teatro Flávio Império, Teatro Sérgio Cardoso, Centro de Culturas Negras, Centro Cultural Santo Amaro, Centro Cultural Vila Formosa, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro Cultural Olido e Centro de Referência da Dança.

 

XIII Circuito de Teatro em Português

De 12 a 24 de novembro de 2022

Gratuito - Em todas as atividades e apresentações.

Locais e horários diversos. Ingressos: 1h antes dos eventos.

Programação e inscrições - oficinas/seminários: www.circuitodeteatroportugues.com.br

Facebook - @CircuitoTeatroPortugues e @GrupoDragao7

Instagram - @circuitodeteatroemportugues e @grupodragao.7

 

Oficina: Dança e Residência Artística

Portugal | Famalicão/Coimbra - Renato Nóbrega Vieira

13 a 16/11(domingo a quarta, 14h às 18h)

Centro de Referência da Dança

Baixos do Viaduto do Chá - Praça Ramos de Azevedo, Centro. SP.

A partir do espetáculo Amália, Dona de Si - O Musical

Duração: 4h por dia. Vagas: 25. Inscrição: circuitodeteatroportugues.com.br.

 

Netos de Bandim

Guiné-Bissau | África - Fidjus di Guiné Cultural

Duração: 60 min. Classificação: Livre.

 

18/11 (sexta, às 21h) - espetáculo

Teatro João Caetano | R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. SP.

 

19/11 (sábado, às 21h) - espetáculo

Teatro Paulo Eiró | Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. SP.

 

19/11 (sábado, às 10h às 12h) - Oficina: Dança Afro e Percussão

Centro de Culturas Negras | R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. SP.

Duração: 2h. Vagas: 25. Inscrição: circuitodeteatroportugues.com.br.

Comentários