CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA APRESENTA CONCERTO EM MEMÓRIA DOS 30 ANOS DA MORTE DE CAMARGO GUARNIERI.
No dia 17 de junho, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta concerto em memória dos 30 anos da morte de Camargo Guarnieri com Adélia Issa, canto, e Renato Figueiredo ao piano, no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. A Orquestra de Cordas Laetare, sob regência de Muriel Waldman, tendo Leonardo Feichas como solista, toca na segunda parte. Grátis!
Além das obras de Camargo Guarnieri o duo ainda interpreta composições de Almeida Prado, Antonio Ribeiro, Kilza Setti e Osvaldo Lacerda. As canções trazem poemas de Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Suzana Campos. Recentemente Adélia Issa lançou os CDs Puertas, e Vozes Mulheres. Renato Figueiredo é pianista do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo.
A Orquestra de Cordas Laetare vai interpretar obras de Edino Krieger, Ernst Mahle, João Guilherme Ripper e Osvaldo Lacerda. A orquestra é constituída por vinte e quatro músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas) e vem se especializado na música de concerto de autores brasileiros. Leonardo Feichas é estudioso do compositor brasileiro Flausino Valle e é professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC).
Fundado em 1984, o Centro de Música Brasileira tem como objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira. O CMB sobrevive com recursos próprios, adesões de músicos e parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que cede o auditório.
Programa
Concerto em memória dos 30 anos da morte de Camargo Guarnieri Adélia Issa (canto) e Renato Figueiredo (piano)
Camargo Guarnieri Lembranças do “Losango cáqui” (texto de Mário de Andrade) O impossível carinho (texto de Manuel Bandeira) Ponteio 39 (piano) Acalanto Den-báu
Kilza Setti Raro dom (texto de Suzana de Campos) Trova de muito amor para um amado senhor (texto de Hilda Hilst)
Osvaldo LacerdaToada opus 2 (piano) Uma nota, uma só mão (texto de Carlos Drummond de Andrade) A valsa (texto de Casimiro de Abreu)
Antonio RibeiroMomento 18 (em memória de Camargo Guarnieri) Belo belo (texto de Manuel Bandeira)
Almeida PradoNoturno 4 (piano)
Orquestra de Cordas Laetare, regente Muriel Waldman - Solista Leonardo Feichas (violino)
Edino Krieger - Variações e Presto do Divertimento para Cordas
Osvaldo Lacerda - Mixolídio das Quatro peças Modais
Ernst Mahle - Concertino para Violino e Orquestra de Cordas (Allegro, Andantino e Vivo) Solista: Leonardo Feichas
João Guilherme Ripper - Suíte para Orquestra de Cordas (Chegança, Cantiga e Dança)
Temporada 2023 do Centro de Música BrasileiraAuditório Escola Americana – Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie Sempre aos sábados, às 18h Grátis!
19 de agosto
Sandro Bodilon (canto) e Scheilla Glaser (piano)
Max Barros (piano)
16 de setembro
Paulo Gazzaneo (piano)
Coro Sinfônico Jovem de Goiás, regente Weber Assis
21 de outubro
Fábio Bartoloni (violão)
Vagner Ferreira (piano)
18 de novembro
Antônio Carlos Magalhães (cravo)
Coro Osvaldo Lacerda, regente Bruno Costa
Currículos
A soprano Adélia Issa estudou com Hermínia Russo, Marcello Mechetti, Carmo Barbosa e Ricardo Ballestero. Frequentou a Manhattan School of Music, em Nova York e participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin. Apresenta-se regularmente em todo o Brasil e exterior, e dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Jocy de Oliveira, e no Requiem para JK de Cláudio Santoro, com regência do compositor. Estreou também obras do britânico Steve Goss, do cubano Leo Brouwer, do colombiano Andrés Posada e do uruguaio Eduardo Fernández. Adelia Issa participou da gravação do CD duplo Sons das Américas, com o Núcleo Hespérides (Selo Sesc), lançou recentemente os CDs Puertas, com o violonista Edelton Gloeden (Selo Sesc), e Vozes Mulheres (Edital ProAc), com a pianista Rosana Civile.
O pianista Renato Figueiredo é solista, camerista, pesquisador de música brasileira, contemporânea e do repertório pouco visitado, é pianista do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo. Apontado entre os mais versáteis artistas de sua geração, em seus recitais — no Brasil, Áustria, Grécia, Itália e Portugal —, além dos programas tradicionais, vem realizando primeiras audições de obras de Osvaldo Lacerda, Gilberto Mendes, Aylton Escobar, Willy Corrêa de Oliveira e Antonio Ribeiro (algumas dedicadas a ele). Gravou parte substancial da obra completa para piano de Osvaldo Lacerda (caixa com 6 CDs, publicada por Paulinas–COMEP). Fez as primeiras audições brasileiras de obras pouco conhecidas de Haydn, Britten, Copland e Frank Zappa. Tem atuado como solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e, em Milão, no Festival Haydn de 2015, esteve à frente da Orchestra Città di Vigevano. Da USP (Universidade de São Paulo) recebeu os diplomas de Bacharel e Licenciado em Música, e de Mestre em Musicologia — com dissertação orientada por Flávia Toni sobre a integral para piano de Leopoldo Miguez. Essa mesma universidade conferiu-lhe a “Láurea da excelência acadêmica”. Deve sua formação pianística, no Brasil, a Elisa Capocchi e Gilberto Tinetti, e, nos EUA, a Robert Brownlee e Germán Diez (discípulo de Claudio Arrau). Aconselhou-se ainda com Badura-Skoda, Yara Bernette, Moura Castro, Caio Pagano, Marco Antonio de Almeida, Homero de Magalhães e Edmundo Hora. Por mais de três décadas, trabalhou com afinco na formação de jovens músicos, em importantes instituições de ensino musical, como a Escola Municipal de Música de São Paulo, a Faculdade Cantareira, a FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco), o Conservatório Municipal de Guarulhos e a Fundação Lusíada de Santos. Essa intensa e prestigiada atividade pedagógica conduziu-o ao júri de concursos e ao corpo docente de respeitados festivais de música, no Brasil, Grécia e Itália.
O violinista Leonardo Feichas possui bacharelado em música/violino (2010), mestrado (2013) e doutorado em música (2021) pela UNICAMP e doutorado em Artes Musicais (2021) pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL). Participou de orquestras no estado de São Paulo e realizou concertos em países da Europa e das Américas. Atualmente, é professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC). Como violinista, possui uma intensa atividade como músico de orquestras, violinista solo e camerista. Como pesquisador, tem como temas de investigação o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954) e no campo emergente da Pesquisa Artística. É um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle.
A Orquestra de Cordas Laetare é constituída por vinte e quatro músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas), regidos pela Maestrina Muriel Waldman e foi criada em 2007 para realizar um Projeto de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, chamado “Quem Tem Medo de Música Clássica?”, pelo qual são levados concertos comentados para as escolas e, através desta atuação, familiarizar e desmistificar a música clássica entre os jovens. Entusiasmados com o resultado e com a atmosfera de trabalho rigoroso e, ao mesmo tempo, bem humorado, os membros da orquestra decidiram continuar a ensaiar juntos, e este grupo passou a se chamar: “Orquestra de Cordas Laetare” (como se sabe, este nome significa “alegrar” e também “se alegrar”). Os concertos da Orquestra de Cordas Laetare têm sempre como característica ilustrar um tema escolhido por seu interesse musical ou histórico. Assim, nestes últimos anos, foram abordados temas como: “Música do Mediterrâneo”, “Danças sobre Cordas”, “Das Brumas à Liberdade”, “A Ópera em Cordas”, “O Teatro Ídiche”, ”Música da Europa Oriental”, “Música Klezmer”, “Barroco em Cordas”, “Carnaval na Música Clássica”, “Homenagem ao Dia Nacional da Música”, “Linha do Tempo na Música Britânica”, “Música da América Latina” dando a oportunidade tanto para os músicos quanto para o público descobrir novas facetas e aprofundar seu conhecimento sobre o tema escolhido. Desta forma, além do prazer de ouvir música de qualidade, o nível cultural de todos se aprimora.Em 2016, entre outros projetos, a Orquestra se dedicou ao tema “Mulheres Compositoras”, resultado de extensa pesquisa. Esta iniciativa resultou na gravação de um CD que obteve expressiva repercussão. Desde então, a Orquestra continuou na pesquisa deste tema, dando ênfase ainda maior às compositoras brasileiras e em sua missão de garimpar repertórios pouco conhecidos e de atingir e formar novas plateias para o futuro. Especialmente para a música de concerto de autores brasileiros, o Centro de Música Brasileira tem sido local de predileção para sua divulgação pela Orquestra de Cordas Laetare.
O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011. O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 350 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Universidade Presbiteriana Mackenzie Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal). Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Vídeos
Renato FigueiredoToada opus 2, de Osvaldo Lacerda https://youtu.be/xZiZGXaef3g
Orquestra de Cordas Laetare: Linda Morena de Lamartine Babo - https://youtu.be/D9tLWkMaJvc
Adágio para Piano e Orquestra de Cordas de Nilcéia Baronconcelli - https://youtu.be/cJerGt7XSjE
Fotos https://drive.google.com/drive/folders/1cdDnsy55r_XPY9tvy32I5jvv3JByXITA?usp=sharing
Crédito das fotos: Adélia Issa – Foto de João Pires Renato Figueiredo – Foto de Stig de Lavour Leonardo Feichas – Foto de Lucas Ramos Orquestra de Cordas Laetare - Foto de Amatto Foto
Serviço:
17 de junho, sábado, às 18h
Centro de Música Brasileira
Concerto em memória dos 30 anos da morte de Camargo Guarnieri Adélia Issa (canto) e Renato Figueiredo (piano)
Orquestra de Cordas Laetare, regente Muriel Waldman - Solista Leonardo Feichas (violino)
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua Piauí, 130 Higienópolis Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Duração: 2h
Classificação Livre
Grátis!
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