ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE REALIZA CONCERTO GRATUÍTO COM REPERTÓRIO QUE VAI DE TCHAIKOVSKY A TOM JOBIM.
Os estudantes de Prática de Orquestra da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), retornam à Casa da OSPA neste domingo (2) para o segundo concerto do ano. Às 18h, sob regência do compositor e músico da OSPA Arthur Barbosa, a OSPA Jovem apresenta obras dos grandes compositores do romantismo Piotr Ilitch Tchaikovsky, Jean Sibelius e Modest Mussorgsky. Na segunda parte do espetáculo, os alunos dão um salto no tempo e executam repertório latino-americano: Tom Jobim, Dámaso Pérez Prado e uma composição própria do regente Arthur Barbosa completam a programação. A entrada é franca e por ordem de chegada.
A OSPA Jovem é um grupo orquestral que oferece grande possibilidade de profissionalização aos estudantes do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. Muitos ex-alunos que já passaram pelo conjunto atualmente fazem parte da OSPA ou de outras orquestras profissionais. Com os movimentos “Valsa” e “Cena”, de “O Lago dos Cisnes”, obra imensamente popular de Piotr Tchaikovsky, os alunos iniciam a apresentação. Logo depois, são interpretadas obras da música de concerto que estão nas trilhas-sonoras de clássicos do cinema, como “Valse Triste”, de Jean Sibelius, parte da animação italiana de 1976 “Allegro Non Troppo” (em português, “Música e Fantasia”), e “Uma Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky, trilha-sonora do filme da Disney “Fantasia”, de 1940.
Os ritmos da América Latina ganham destaque na segunda parte do concerto da OSPA Jovem. “Fantasia Candombe”, do regente Arthur Barbosa, dá início à sequência de obras latino-americanas do espetáculo. Segundo o compositor, é “uma alusão ao ritmo afro-uruguaio com o mesmo nome”. Logo depois, “Desafinado”, música escrita em 1959 por Tom Jobim, ganha arranjos de concerto para a interpretação dos alunos. Após as duas obras brasileiras, o concerto é encerrado com um divertido pot-pourri de mambos do célebre compositor cubano Dámaso Pérez Prado.
OSPA Jovem
A OSPA Jovem é a Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. Regida pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté, é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na OSPA Jovem que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto. O conjunto vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições. Em 2015, venceu o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras, então voltado a orquestras jovens. Os concertos da OSPA Jovem integram as temporadas oficiais de concertos da OSPA.
Arthur Barbosa (regente)
Violinista de formação, compositor, arranjador e regente, Arthur Barbosa é membro da OSPA desde 1998. Possui vasta experiência em pesquisa sobre a música latino-americana e suas vertentes. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Atuou como Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) de 2011 a 2022 e, desde março de 2014, é regente da OSPA Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da OSPA. Fora das salas de concerto, atuou como membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil, entre 2015 e 2016. Entre reconhecimentos e premiações, ganhou três vezes o Prêmio Açorianos, e em 2023, foi o compositor homenageado pelo 25º Encontro de Violoncelos do RS. Tornou-se em 2023 embaixador do International Eduardas Balsys Young Composers Competition, concurso com sede na Lituânia, assumindo o objetivo de promover o talento de novos compositores da América Latina e conectá-los ao leste europeu.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da Série Escola de Música da OSPA – OSPA Jovem
DOMINGO, 2 DE JULHO DE 2023
Início do concerto: às 18h.
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501).
Entrada Franca
Estacionamento: gratuito, no local.
PROGRAMA
Piotr Ilitch Tchaikovsky | O Lago dos Cisnes, Op. 20- Scène- Valse
Jean Sibelius | Valse Triste, Op. 44, nº 1
Modest Mussorgsky | Uma Noite no Monte Calvo
Arthur Barbosa | Fantasia Candombe
Tom Jobim | Desafinado
Dámaso Pérez Prado | Pot-pourri de Mambos
- Que Rico Mambo
- El Ruletero
- Mambo nº 5
- Mambo nº 8
Apresentação: OSPA JovemDireção Artística: Evandro MattéRegência: Arthur Barbosa
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.
Acompanhe as notícias da Fundação OSPA:
Comentários
Postar um comentário