CHIQUINHA GONZAGA, MUSICISTA TALENTOSA QUE CONTRIBUIU PARA A GÊNESE DA MÚSICA BRASILEIRA. ARTIGO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA 7 BALLET.

 


Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1847; ela ficou conhecida Chiquinha Gonzaga, a musicista talentosa que contribuiu para a gênese da música brasileira.

Pianista, maestra e compositora, Chiquinha Gonzaga enfrentou todos os preconceitos da sociedade patriarcal e escravista, pois era mulher e mestiça. Além disso, foi líder de classe em defesa dos direitos autorais.
Sua obra é estimada em mais de trezentas composições, incluindo partituras para dezenas de peças teatrais. Precursora em várias frentes, Chiquinha foi a primeira mulher a compor para o teatro nacional.
Ela pode ser considerada uma mulher à frente de seu tempo, pois viveu em uma época na qual as mulheres não tinham voz e eram submissas ao marido, mas fez diferente, pois se deu o direito de pensar e de agir por si mesma. Não se intimidava diante do que os outros podiam pensar ou dizer de seus atos.
Chiquinha Gonzaga faleceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de fevereiro de 1935.
Spartaco Nottoli

Comentários