FRANZ LISZT, PROVAVELMENTE O MAIOR PIANISTA DE TODOS OS TEMPOS. ARTIGO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


 

No dia 22 de outubro comemora-se o nascimento de um dos grandes nomes da história da música, Ferenc Liszt (1811, em Doborján, então Hungria - atual Raiding, Áustria).

Franz Liszt, como ficou conhecido, foi provavelmente o maior pianista de todos os tempos e, também, um importantíssimo compositor, tanto no repertório pianístico, quanto em outros gêneros, como o vocal e o orquestral (lembremo-nos que ele criou o poema sinfônico).
Sua influência para os compositores mais jovens é facilmente verificada, principalmente naqueles músicos por ele incentivados, como Wagner, Grieg, Smetana, Berlioz, Saint-Saëns e Borodin, entre outros.
Além disso, ele pode ser considerado o primeiro regente moderno, tendo conduzido as estreias de inúmeras óperas, como Lohengrin de Richard Wagner.
Podemos dizer que Liszt desfrutou de toda a sua fama e glória como um dos pianistas mais importantes de sua época, como um compositor ousado e inventivo, como regente e respeitado professor de música. Além de ser conhecido como Don Juan e favorito de Ludwig van Beethoven, ele revolucionou o mundo da música, estabelecendo ideias que ainda seguem atuais!
Liszt morreu na casa de Wagner, em Bayreuth, no dia 31 de julho de 1886.
Spartaco Nottoli

Comentários