ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS LANÇA TEMPORADA 2024.



Desde 2008, entre os meses de setembro e outubro, a Filarmônica de Minas Gerais lança a sua programação para o ano seguinte. A partir desse momento, o público já pode conhecer as obras e compositores que serão interpretados pela orquestra e os artistas que se vão se apresentar na Sala Minas Gerais no ano seguinte.

A programação para 2024 foi apresentada na noite dessa terça-feira (3/10) no canal da Filarmônica de Minas Gerais no Youtube. O anúncio foi feito pelo Diretor Artístico e regente titular da Filarmônica, maestro Fabio Mechetti, e pelo regente associado da orquestra, José Soares.

No mesmo dia, foi aberta a campanha de assinaturas, por meio da qual o público poderá adquirir, antecipadamente, ingressos para todo o ano de 2024.  A Filarmônica de Minas Gerais oferece, anualmente, assinaturas para cinco séries de concertos: Presto e Allegro (realizadas às quintas-feiras), Veloce e Vivace (realizadas às sextas-feiras) e Fora de Série (aos sábados). 

A novidade para 2024 é a modalidade de assinatura destinada a pessoas entre 14 e 17 anos. O objetivo é despertar o amor pela música nos jovens e estimular o hábito de vivenciar a música de concerto regularmente na Sala Minas Gerais. A campanha de assinaturas vai até 28/1/2024, e a Temporada 2024 tem início em 2/3/2024.

Para o maestro Fabio Mechetti, “desenhar uma temporada de concertos sinfônicos, original, intensa, equilibrada e instigante, tanto para o público quanto para os músicos que a executam, é sempre uma tarefa estimulante e desafiadora, que exige planejamento e organização. O momento de anunciar essa programação é particularmente emocionante, pois compartilhamos com o nosso público o resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo há muito tempo e que traz verdadeiras riquezas para usufruirmos no ano seguinte. É um prazer enorme lançar a Temporada 2024 da Filarmônica de Minas Gerais, anunciar as obras-primas nela contidas e os artistas que convidamos para dividir conosco, no palco da Sala Minas Gerais, a magia do fazer música”.

Destaques da programação

Em 2024, a Filarmônica de Minas Gerais celebra os 80 anos de nascimento de Marisa Rezende, os 125 anos de nascimento e 50 anos de morte de Duke Ellington, 125 anos de nascimento de Francis Poulenc, 150 anos de nascimento de Arnold Schoenberg e de Gustav Holst, 200 anos de nascimento de Anton Bruckner, Bedrich Smetana e Carl Reinecke, 275 anos de nascimento de Domenico Cimarosa, 75 anos de morte de Richard Strauss, 100 anos de morte de Gabriel Fauré, de Giacomo Puccini e de Frédéric Chopin.

Celebrando alguns aniversários importantes, a Temporada 2024 foi desenhada como uma oportunidade de revisitar certas obras célebres do repertório sinfônico. Dentre elas, vários poemas sinfônicos de Richard Strauss (75 anos de morte), a Sétima Sinfonia de Bruckner (200 anos de nascimento), o universo sonoro de Os Planetas (150 anos de nascimento de Holst) e uma apresentação em forma de concerto de Madama Butterfly, em homenagem aos 100 anos de morte de Puccini. A orquestra volta a explorar as sinfonias de Mahler (sua Sétima) e introduzir duas obras corais de grande beleza e profundidade: o Réquiem de Fauré e o Glória de Poulenc.

A Temporada 2024 começa com a imersão no papel da orquestra na arte operística. Em 2/3/2024, às 18h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta os pilares da ópera alemã, com algumas das mais famosas aberturas de ópera criadas naquele país: do classicismo de Mozart e Gluck ao romantismo extremo de Wagner, culminando com uma das primeiras experimentações no gênero feita por Richard Strauss, um dos compositores homenageados nesta temporada. A regência será do maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares.

Em 2024, a série Fora de Série terá como foco o papel da orquestra na ópera. A música feita pela orquestra é essencial no desenvolvimento das narrativas das óperas, indicando personagens, ambientes e as emoções nesta que é considerada a síntese de todas as artes. A série Fora de Série vai apresentar aberturas, intermezzos, balés, árias e conjuntos vocais da arte lírica feita em diferentes países. Durante seis sábados do ano, com o tema “A Orquestra na Ópera”, a série vai destacar os Pilares da Ópera Alemã (2/3), Ópera italiana, alegria e paixão (4/5), Danças e inovações da ópera francesa (29/6), Os caminhos da ópera no Brasil (14/9), Ópera russa, verdadeira aquarela sonora (5/10), encerrando com a Ópera em noite de gala (30/11).

Convidados nacionais e internacionais

Dentre os talentosos solistas que se juntarão à filarmônica em 2024, estarão os consagrados Arnaldo Cohen, Antonio Meneses e Vadim Gluzman, assim como a nova safra de jovens solistas internacionais, como a violinista Geneva Lewis e o mais recente vencedor do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, o barítono sul-coreano Taehan Kim. Farão sua estreia com a filarmônica os regentes convidados John Axelrod e Jan Latham-Koenig e duas jovens regentes brasileiras que vêm se afirmando no cenário musical nacional, Simone Menezes e Mariana Menezes.

Os músicos e musicistas da Filarmônica de Minas Gerais, que ganham destaque anualmente na programação da orquestra, também estão presentes como solistas em 2024, como Marcus Julius Lander, principal clarinetista, e Adolfo Cabrerizo, principal fagotista, que se unem para executar o envolvente dueto-concertino de Richard Strauss, e a principal flautista da filarmônica, Cássia Lima, que interpretará o Concerto para flauta de Reinecke.

Gravações

A Filarmônica de Minas Gerais continuará sua parceria com o Itamaraty e o selo internacional Naxos no projeto A música do Brasil, que prevê o lançamento de obras de compositores brasileiros para divulgação no exterior. Desde o início da parceria, foram lançados álbuns dos compositores Alberto Nepomuceno (2019), Almeida Prado (2020), indicado ao Grammy Latino 2020, D. Pedro I (2022), nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, e Carlos Gomes (2023), com nove aberturas e trechos de ópera do compositor brasileiro.

Em 2024, a Filarmônica de Minas Gerais gravará obras de Henrique Oswald, compositor essencial do Romantismo brasileiro.

Outro projeto inédito da Filarmônica de Minas Gerais é a gravação das Sinfonias de Mahler. Desde 2017, a Orquestra já gravou as sinfonias números 1, 2, 3, 5 e 6 do compositor que, de forma visceral, alcançou a alma humana com sua música. Em 2024, a Orquestra grava a sua Sétima Sinfonia, obra de grande verve dramática e declarado otimismo na superação humana.

Lançamento de CD

Em comemoração aos 125 anos de nascimento de Lorenzo Fernandez (Rio de Janeiro, 1897 – 1948), a orquestra gravou, em 2023, a Primeira e a Segunda Sinfonias do compositor carioca, assim como seu famoso balé Reisado do Pastoreio.  O álbum será lançado em 2024 e também integra o projeto A música do Brasil, parceria da Filarmônica de Minas Gerais com o selo internacional Naxos e o Itamaraty.

Filarmônica Digital

A Filarmônica segue seu projeto de difusão da música de concerto em ambiente digital, por meio da realização de várias ações em suas redes sociais e no canal do Youtube. Dentre elas estão a produção e a veiculação de documentários, a veiculação de conteúdos educacionais e transmissões ao vivo de concertos, direto da Sala Minas Gerais.

 

                                                     TEMPORADA 2024

[Programação sujeita a alterações]

Assinaturas 2024:
Cinco séries: Allegro e Presto às quintas-feiras; Vivace e Veloce às sextas-feiras;
e Fora de série aos sábados
Renovações: de 3 a 29 de outubro
Trocas: de 1º a 19 de novembro
Novas assinaturas: de 22 de novembro a 28 de janeiro de 2024
Informações e vendas de assinaturas:
www.filarmonica.art.br – Tel. (31) 3219-9009 – assinatura@filarmonica.art.br
e na Bilheteria da Sala Minas Gerais, das 12h às 20h e sábados, das 12h às 18h.
 

MARÇO

Dia 2 de março às 18h
Série Fora de Série

José Soares, regente

MOZART 
A Flauta Mágica K. 620: Abertura

GLUCK/MOTTL
Orfeu e Eurídice: Dança dos espíritos abençoados

WEBER
Oberon: Abertura

BEETHOVEN
Fidelio: Abertura op. 72c

WAGNER  
Tristão e Isolda: Prelúdio e Morte de Isolda

R. STRAUSS
Guntram op. 25: Prelúdios dos atos I e II

Dias 7 e 8 de março às 20h30
Séries Presto e Veloce

Fabio Mechetti, regente
Andrey Baranov, violino
Alexander Hülshoff, violoncelo

DVORÁK
Abertura Carnaval, op. 92

BRAHMS
Concerto para violino e violoncelo em lá menor, op. 102, "Concerto Duplo"

PUCCINI 
Prelúdio Sinfônico

RESPIGHI
Pinheiros de Roma

Dias 14 e 15 de março às 20h30
Séries Allegro e Vivace

Fabio Mechetti, regente
Vadim Gluzman, violino

SMETANA
O Moldávia

BRAHMS
Sinfonia nº 3 em fá maior op. 90

BEETHOVEN
Concerto para violino em ré maior op. 61

Dias 21 e 22 de março às 20h30
Séries Presto e Veloce

José Soares, regente
Markus Groh, piano

RAVEL
Pavana para uma infanta defunta

LISZT
Concerto para piano nº 1 em Mi bemol maior
Totentanz

BARTÓK
O mandarim maravilhoso op. 19, BB 82: Suíte

ABRIL

Dias 11 e 12 de abril às 20h30
Séries Allegro e Vivace

Fabio Mechetti, regente
Marcus Julius Lander, clarinete
Adolfo Cabrerizo, fagote

R. STRAUSS
Dueto-concertino

BRUCKNER
Sinfonia nº 7 em Mi maior

Dias 18 e 19 de abril às 20h30
Séries Presto e Veloce

Fabio Mechetti, regente
Ole Edvard Antonsen, trompete

HAYDN
Sinfonia nº 93 em ré maior Hob. I:93

JOLIVET
Concertino para trompete

HUMMEL  
Concerto para trompete em Mi maior

ELLINGTON PERESS
Preto, Marrom e Bege: Suíte

Dias 25 e 26 de abril às 20h30
Séries Allegro e Vivace

José Soares, regente
Martelo, grupo de percussão

C. ASSAD
Raízes (encomenda)

KODÁLY
Danças de Galanta

SHOSTAKOVICH  
Sinfonia nº 9 em Mi bemol maior op. 70
 

MAIO

Dia 4 de maio às 18h
Série Fora de Série

Fabio Mechetti, regente
Licio Bruno, baixo-barítono

BELLINI
Norma: Abertura

ROSSINI
Um turco na Itália: Abertura

CIMAROSA  
O mestre de capela

PUCCINI  
Capricho Sinfônico

MASCAGNI
Cavaleria Rusticana: Intermezzo

VERDI
La Traviata: Prelúdio
A força do destino: Abertura
Aída: Marcha Triunfal e Balé

Dias 9 e 10 de maio às 20h30 
Séries Presto e Veloce

Fabio Mechetti, regente
Ronaldo Rolim, piano
Xiaohui Yang, piano

BUSONI
Abertura de Comédia op. 38

POULENC
Concerto para dois pianos em ré menor

RIMSKY-KORSAKOV
Sheherazade op. 35

Dias 16 e 17 de maio às 20h30
Séries Allegro e Vivace

Fabio Mechetti, regente
Dmitry Shishkin, piano

CHOPIN
Concerto para piano nº 1 em mi menor op. 11

L. SILVA
Lume (estreia nacional)

MENDELSSOHN
Sinfonia nº 4 em lá maior op. 90, Italiana

JUNHO

Dias 13 e 14 de junho às 20h30
Séries Allegro e Vivace

Fabio Mechetti, regente
Camila Provenzale, soprano (Cio-Cio-San)
Matheus Pompeu, tenor (Pinkerton)
Hernán Iturralde, barítono (Sharpless)
Luisa Francesconi, mezzo-soprano (Suzuki)
Savio Sperandio, baixo (Zio Bonzo)
Daniel Umbelino, tenor (Goro)
Johnny França, barítono (Yamadori e Comissário)
Coral Lírico de Minas Gerais  
Hernán Sánchez, regente do coro

PUCCINI
Madame Butterfly

Dias 20 e 21 de junho às 20h30
Séries Presto e Veloce

Fabio Mechetti, regente
Arnaldo Cohen, piano

BACH/RESPIGHI
Três Prelúdios Corais: Despertai, há uma voz que vos aclama

BACH
Concerto para piano nº 5 em fá menor BWV 1056

R. STRAUSS
Burlesca
Uma vida de herói op. 40

Dia 29 de junho às 18h
Série Fora de Série

Simone Menezes, regente convidada

BERLIOZ
Os Troianos: Marcha Troiana
Os Troianos: Abertura
Beatriz e Benedito: Abertura

GOUNOD
Fausto: Música de balé

MASSENET
Chérubin: Abertura
Thais: Meditação
Manon: Prelúdio

OFFENBACH  
Os contos de Hoffmann: Intermezzo e Barcarola

SAINT-SAËNS
Spartacus: Abertura
Sansão e Dalila: Bacanal

JULHO

Dias 11 e 12 de julho às 20h30
Séries Allegro e Vivace

Fabio Mechetti, regente
Jonathan Fournel, piano

BOULANGER  
D’un matin de printemps

RAVEL
Concerto para a mão esquerda em Ré maior

BERLIOZ  
Rob Roy

DEBUSSY
La Mer

Dias 18 e 19 de julho às 20h30
Séries Presto e Veloce
Fabio Mechetti, regente

MAHLER
Sinfonia nº 7 em mi menor
 

AGOSTO

Dias 22 e 23 de agosto às 20h30
Séries Presto e Veloce

José Soares, regente
Cássia Lima, flauta

SMETANA
A noiva vendida: Abertura

REINECKE
Concerto para flauta em Ré maior, op. 283

SCHUMANN 
Sinfonia nº 3 em mi bemol maior op. 97, Renana

SETEMBRO

Dia 14 de setembro às 18h
Série Fora de Série
Fabio Mechetti, regente

NUNES GARCIA
Abertura Zemira

NEPOMUCENO
O Garatuja: Prelúdio

MIGNONE
O contratador de diamantes: Congada

J. G. RIPPER  
Abertura Cartagena

GOMES
Salvator Rosa: Sinfonia (Abertura)
O Guarani: Protofonia

Dias 19 e 20 de setembro às 20h30
Séries Presto e Veloce

Fabio Mechetti, regente
Raquel Paulin, soprano
Johnny França, barítono
Concentus Musicum de Belo Horizonte  
Iara Fricke Matte, regente do coro

POULENC
Glória

FAURÉ
Réquiem op. 48

Dias 26 e 27 de setembro às 20h30
Séries Allegro e Vivace

José Soares, regente
Geneva Lewis, violino

FAURÉ
Pelléas e Mélisande, op. 80: Suíte

R. STRAUSS
Concerto para violino em ré menor op. 8

BORODIN
Sinfonia nº 2 em si menor

OUTUBRO

Dia 5 de outubro às 20h30
Série Fora de Série

Mariana Menezes, regente convidada

GLINKA
Ruslan e Ludmila: Abertura

RIMSKY-KORSAKOV
Mlada: Suíte

PROKOFIEV
O amor das três laranjas: Suíte, op. 33bis

RIMSKY-KORSAKOV
O galo de ouro: Suíte

BORODIN
Príncipe Igor: Danças Polovtsianas

Dias 10 e 11 de outubro às 20h30
Séries Allegro e Vivace

Jan Latham-Koenig, regente convidado
Taehan Kim, barítono

WAGNER
Tannhäuser: Wie Todesahnung e O du, mein holder Abendstern

R. STRAUSS
Zueignung, op. 10, nº 1

MAHLER
Canções de um andarilho: Ich hab’ ein glühend Messer

KORNGOLD
A cidade morta, op. 12: Mein Sehnen, mein Wähnen

SCHUBERT
Sinfonia nº 8 em si menor, D. 759, “Inacabada”

WAGNER
Lohengrin: Prelúdios dos atos I e III

Dias 17 e 18 de outubro às 20h30
Séries Presto e Veloce

Fabio Mechetti, regente
Antonio Meneses, violoncelo

GUARNIERI
Prólogo e Fuga

ELGAR
Concerto para violoncelo em mi menor op. 85

PROKOFIEV
Romeu e Julieta op. 64: Excertos das Suítes nº 1 e nº 2

NOVEMBRO

Dias 21 e 22 de novembro às 20h30
Séries Allegro e Vivace

John Axelrod, regente convidado
Lucas Thomazinho, piano

LISZT
Os Prelúdios, Poema Sinfônico nº 3

POULENC
Concerto para piano

FRANCK
Sinfonia em ré menor

Dia 30 de novembro às 20h30
Série Fora de Série

Fabio Mechetti, regente
Gabriela Pace, soprano
Ana Lucia Benedetti, mezzo-soprano
Giovanni Tristacci, tenor
Hernán Iturralde, baixo-barítono

ROSSINI  
O barbeiro de Sevilha: Abertura

GOUNOD
Fausto: Ah! Je ris de me voir si belle (Ária das joias)

TCHAIKOVSKY
Eugene Onegin: Kuda, kuda vi udalilis? (Ária de Lensky)

DVORÁK
Rusalka op. 114: Canção da Lua

VERDI
Don Carlo: Ella giammai m’amò

MOZART
Così fan tutte K. 588: Soave sia il vento

GOMES
O Guarani: Pery! Che brami? e Sento una forza indomita (Dueto)

WAGNER
O navio fantasma: Abertura
O navio fantasma: Mögst du, mein Kind (Ária de Daland)

GOUNOD
Safo: Ô ma lyre immortelle

PUCCINI
La Bohème: Quando me'n vo (Valsa de Musetta)

MASSENET  
Werther: Pourquoi me réveiller?

DELIBES  
Lakmé: Sous le dôme épais (Dueto das flores)

VERDI  
Rigoletto: Bella figlia dell'amore

DEZEMBRO

Dias 5 e 6 de dezembro às 20h30
Séries Presto e Veloce

Fabio Mechetti, regente

M. REZENDE    
Fragmentos

SCHOENBERG  
Noite Transfigurada op. 4

HOLST
Os Planetas op. 32

Dias 12 e 13 de dezembro às 20h30
Séries Allegro e Vivace

Fabio Mechetti, regente
Camila Provenzale, soprano

R. STRAUSS  
Morte e transfiguração op. 24
Quatro Últimas Canções
O cavaleiro da rosa op. 59: Suíte

Fonte: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/filarmonica-de-minas-gerais-lanca-a-temporada-2024

Comentários