ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2023 DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA TERÁ CORO E CRAVO.
No dia 18 de novembro, sábado, às 18h30, acontece o encerramento da Temporada 2023 do Centro de Música Brasileira no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. Primeiro, toca Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, seguido do Coro Osvaldo Lacerda, sob regência de Bruno Costa. Grátis!
“Quis finalizar os concertos com o Coro Osvaldo Lacerda, já que o compositor é o fundador do Centro de Música Brasileira. Convidei também o cravista Antônio Carlos Magalhães, que vive em Belo Horizonte, e tem extensa carreira” comenta Eudóxia de Barros, presidente do CMB.
Boa parte do repertório interpretado por Antônio Carlos de Magalhães é sacro, com obras de José Maurício Nunes Garcia, Lobo de Mesquita, Manuel Dias de Oliveira e Dom Pedro I. Magalhães tocará ainda obras de Chiquinha Gonzaga, Emília de Benedictis, Ernesto Nazareth, Nelson Salomé, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. O cravista tem intensa carreira nacional e internacional, em solo ou em grupo e é pesquisador de música antiga. Gravou 5 CDs solos: Sabará, O Cravo e a Rosa, Fortepiano no Brasil do séc. XIX (Lei Rouanet), Cravo e Cantigas e Música do Barroco Mineiro. Participou da ópera e filme La Serva Padrona, dirigido por Carla Camurati e da novela Xica da Silva da Rede Manchete.
O Coro Osvaldo Lacerda, regido por Bruno Costa, cantará obras de Alberto Nepomuceno, Babi de Oliveira, Barrozo Neto, Camargo Guarnieri, Dorival Caymmi, Luciano Gallet e Osvaldo Lacerda. Em 2022, o grupo lançou seu primeiro álbum Cantos de Saudade, em homenagem ao marco de 10 anos de falecimento do compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011), disponível em todas as plataformas digitais.
Em 2023, o Centro de Música Brasileira realizou 8 eventos, sendo uma palestra e 7 concertos. Fundado em 1984, é uma instituição sem fins lucrativos que sobrevive com recursos próprios, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que cede o auditório e apoio da Camisaria Colombo. “O objetivo principal é defender e difundir a música erudita brasileira”, ressalta Eudóxia.
Programa
1ª parte - Antônio Carlos de Magalhães, cravo
Manuel Dias de Oliveira - Surrexit Dominus
J. J. E. Lobo de Mesquita - *Tercio (Difusa est gratia, Padre Nosso, Ave Maria e Gloria Patri)
José Maurício Nunes Garcia - Lição 5ª (2ª parte) Dom Pedro I - Hino da Independência, Contradança e Valsa
Nelson Salomé - Nhá Chica
Emília de Benedictis - * Nuvens
Osvaldo Lacerda - * Homenagem a Scarlatti *
Heitor Villa-Lobos - * Cantilena das Bachianas Brasileiras nº 5Ernesto Nazareth - * Odeon Chiquinha Gonzaga - * O Corta Jaca
* transcrições para cravo realizadas por Antonio Carlos de Magalhães
2ª parte
Coro Osvaldo Lacerda, sob regência de Bruno Costa
Osvaldo Lacerda - Suíte 6 - I Mãe e II Saudade - Coro Feminino à capella Suíte 2 - II Modinha - Coro Feminino à capella Saudade - Voz e Piano Bel Quintela Suíte Coral nº 8 (1 Trovas De Amor E 2 Tudo Passa) - Quarteto Masculino à capella
Babi de Oliveira - Singela Canção de Maria - Voz e Piano Marcelo Loborni Luciano Gallet - Suspira Coração Triste - Voz e Piano Guilherme Aquino Camargo Guarnieri - Penso em Você - Voz e Piano Jacqueline Domingos Barrozo Neto - Canção da Felicidade - Voz e Piano Maxime Godard Alberto Nepomuceno - As Uyáras - Coro Feminino e Piano Dorival Caymmi - Suíte dos Pescadores - Arranjo Cozzella - Coro Misto à capella
Antônio Carlos de Magalhães, pianista e cravista, nasceu em Belo Horizonte, estudou licenciatura em piano, na Escola de Música da UFMG. Bolsista do I Festival Internacional de Cravo em Porto (Portugal), é pós-graduado em “práticas interpretativas em música brasileira” pela Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Atualmente é diretor artístico e produtor do Programa Segunda Musical da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Foi convidado para fazer parte do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro com a gravação do Hino da Independência do Brasil. Foi um dos fundadores do grupo “Collegium Musicum de Minas”, especialista em performance de música colonial brasileira utilizando cópias de instrumentos de época, com o qual gravou 3 CDs. Participou do grupo Camerata Athaide, com o qual realizou turnê nacional por 57 cidades no projeto Sonora Brasil – Sesc. Realizou e gravou o DVD da turnê “Antologia Musical nos Caminhos da Estrada Real”, dentro do projeto Trilhas da Cultura. Participou da ópera e filme “La Serva Padrona”, dirigido por Carla Camurati; do 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos na Fundação de Educação Artística; do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, da Escola de Música da UFMG, 24ª , 25º e 26º Inverno Cultural da UFSJ, II Pianofest (Festival Pianístico de Belo Horizonte), Concertos solo em 2016 e 2017, para o Centro de Música Brasileira, na Sala Cultura Inglesa em São Paulo Participou da novela “Xica da Silva”, da Rede Manchete, e, por diversas vezes, do Programa Harmonia, da Rede Minas de Televisão. Realizou a turnê musical do CD "O cravo e a Rosa", patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e a turnê “Concertos Comentados de Cravo: Nosso Barroco Mineiro” pelo Estado de Minas Gerais, nas comemorações oficiais do bicentenário de Aleijadinho. Em 2016 realizou o projeto “Cravo e Cantigas”, na Lei Municipal de Incentivo à cultura de Belo Horizonte. Fez a estreia mundial de 3 peças para cravo dedicadas a ele: A peça intitulada “Prece, Coral e Pássaros” do compositor Oiliam Lanna apresentada em 2016, na Igreja da Pampulha (Belo Horizonte/MG), a peça intitulada “Antique” do compositor João Carlos Rocha e a peça “Para as crianças: Suite nº 1” do compositor Andersen Viana apresentadas em 2016 e 2017, respectivamente, na Sala Cultura Inglesa, do Centro Brasileiro Britânico (São Paulo/SP) , numa realização do Centro de Música Brasileira,. No exterior, realizou concertos solo em Portugal (Museu da Música de Lisboa, 2015, Festivais de Cravo e Muúica Barroca no Porto, 1990 e 2000) , Uruguai (Asociación Uruguaya de Músicos – AUDEM, 2017 e Escuela Universitaria de Música, Universidad de La República, 2018) e na Alemanha ( Hochschule für Musik und Theater Rostock- HMT, 2015). Com grupos, já se apresentou em Portugal, Alemanha, Áustria (Viena), Holanda, Bélgica, Polônia, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Gravou 5 CDs solos: “Sabará”, “O Cravo e a Rosa”, “Fortepiano no Brasil do séc. XIX” (Lei Rouanet), “Cravo e Cantigas”, “Música do Barroco Mineiro”. Participou dos CDs “Señora del Mundo”, “Origem” e “Ninguém morra de ciúme” do conjunto “Collegium Musicum de Minas”, além dos CDs “Alma Barroca” (Maria Bragança). “A outra cidade” (Kristof Silva e outros), “Bigorna” (Cartoon) e dos seguintes CDs de Celso Adolfo: "Celso Adolfo - Voz, violão e algumas dobras" e “Estrada Real de Villa Rica”. Em 2019, participou do CD “Cantarei ao Senhor” das Monjas do Mosteiro de São Bento de Belo Horizonte-MG.
O Coro Osvaldo Lacerda, é grupo independente que tem por pressuposto contribuir para formação artística e de público através da música coral. Atua como Coro-Escola aberto à comunidade, que prima pela excelência artística e formativa. Dividido em dois núcleos: preparatório e avançado, o coro proporciona aos participantes um profundo processo técnico, teórico e de prática musical através de aulas e constantes apresentações fomentando assim um ciclo de formação para a performance e contribuindo para a democratização do acesso à música de concerto. Este processo formativo proporciona ainda a criação de concertos que contribuem para a difusão da música de concerto e formação de público. Em 2022, o grupo lançou seu primeiro álbum: “Cantos de Saudade”, em homenagem ao marco de 10 anos de falecimento do compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011), disponível em todas as plataformas digitais.
Bruno Costa, maestro, é reconhecido pelo seu trabalho como diretor artístico do Coro Osvaldo Lacerda, firmou-se como figura proeminente na música coral brasileira. Seu trabalho sólido é evidenciado por uma série de concertos com seu grupo e pelo lançamento do álbum "Cantos de Saudade" em 2022, uma homenagem às obras vocais de Osvaldo Lacerda. Em 2023, Costa conduziu sua primeira montagem de ópera, apresentando "Orfeu e Eurídice" de Gluck, unindo diversos grupos e artistas da cidade. Sua visão artística e habilidade como agregador têm cimentado sua posição como um dos regentes mais promissores desta geração.Costa traz consigo uma formação sólida, sendo discípulo dedicado de Naomi Munakata e Abel Rocha. Além de suas responsabilidades como diretor artístico do Coro Osvaldo Lacerda, ele foi convidado para reger grupos renomados como o Coro Acadêmico da OSESP e o Coral Jovem do Estado de São Paulo. Atualmente, exerce também o papel de regente adjunto do Coro Luther King.
O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011. O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 354 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Universidade Presbiteriana Mackenzie Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, apoio da Camisaria Colombo, parceria com a que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal). Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Vídeos
Antônio Carlos de Magalhães - Hino da Independência http://www.youtube.com/watch?v=00V96bar904&feature=related
Coro Osvaldo Lacerda - A Primeira Missa e o Papagaio - Osvaldo Lacerda | Guilherme Rochahttps://youtu.be/Kf6nu8VeqxQ?si=O2mUmKjwddefP6Mc
Fotos https://drive.google.com/drive/folders/1cdDnsy55r_XPY9tvy32I5jvv3JByXITA?usp=sharing
Serviço:
18 de novembro, sábado, às 18h30
Concerto do Centro de Música Brasileira
Antônio Carlos de Magalhães (cravo) Coro Osvaldo Lacerda, regente Bruno Costa
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua Piauí, 130 Higienópolis Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie Tem acessibilidade
130 lugares Duração: 2h
Classificação Livre
Grátis!
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