SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA RETOMA PROJETO EDUCATIVO E GRATUITO ‘MEU AMIGO BAILARINO’

 

Visitas anteriores do MAB - Crédito Marcos Alonso

A partir de março, a Companhia volta a visitar diferentes instituições pelo estado de São Paulo


São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – retoma o projeto Meu Amigo Bailarino (MAB), que leva a dança para palcos não convencionais e integra o eixo de atividades educativas da Companhia.

As primeiras visitas do ano já têm data marcada e abarcam instituições que trabalham a dança de diferentes formas com as pessoas assistidas por cada um. Em 8 de março, o Meu Amigo Bailarino acontece no Ballet Paraisópolis, na região do Morumbi. Já no dia 14, é a vez da Associação de Arte e Cultura Solidariedança, no parque São Lucas. Em 18 de abril, quem recebe é o Projeto Novos Sonhos, na região da Cracolândia.

“Este projeto é mais uma das formas que encontramos para despertar o interesse pela cultura e impactar diferentes públicos, inclusive aqueles que muitas vezes não imaginavam que poderiam se encantar tanto com a arte”, comenta Inês Bogéa.

Criado em 2017, o Meu Amigo Bailarino tem como objetivo ampliar o acesso à arte por meio da dança e da cultura da inclusão em diferentes instituições na região metropolitana de São Paulo. Assim, a Companhia leva para diversos públicos apresentações de trechos de coreografias, além da oportunidade de conversar com os bailarinos e compartilhar um pouco do universo desta arte. Desde sua criação, já foram realizadas 80 visitas, atendendo a um público superior a 7.000 pessoas.

As instituições e pessoas interessadas em participar dos programas educativos da São Paulo Companhia de Dança podem solicitar a atividade pelo e-mail educativo@spcd.com.br.

Confira um resumo sobre o Meu Amigo Bailarino em: https://www.youtube.com/watch?v=fegTENBkbZ8 

 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 980 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 160 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, já realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: as Atividades Educativas e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

 

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é doutora em Artes, bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação da Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança da Universidade Regional de Blumenau. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo. Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo (2001-2007) e integrou o júri técnico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão (2016-2021). É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança. Desde 2022 é também diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.

Para entrevistas ou mais informações:

São Paulo Companhia de Dança

Assessoria de Imprensa

Renata Faila – Analista de Comunicação

renata.faila@prodanca.org.br | (11) 3224-1380 ramal 345

Acompanhe a SPCD: Site | Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas