SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA LANÇA LIVRO EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 15 ANOS

 



No dia 29 de abril acontece uma live no perfil do Instagram da SPCD e, no dia 8 de maio, o evento oficial de lançamento na Livraria Martins Fontes, na Av. Paulista


A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) lança, no dia 8 de maio, às 18h, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, o livro que retrata a história da Companhia ao longo de seus quinze anos de existência, de 2008 a 2023. O corpo artístico pertence à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, é gerida pela Associação Pró-Dança (APD) e dirigida por Inês Bogéa.

A obra, organizada por Inês Bogéa e Marcela Benvegnu, possui textos institucionais sobre os marcos da trajetória da SPCD, abordando diferentes aspectos da Companhia e contextualizando seu papel singular no cenário da dança no Brasil e no mundo. O livro tem abertura feita por Marília Marton – secretária da Cultura de São Paulo – e Rachel Coser – presidente do Conselho de Administração da APD. A publicação conta, ainda, com textos escritos por importantes nomes do cenário da dança no Brasil como Amanda Queirós, Cássia Navas, Flávia Fontes Oliveira, Gisele Kato, Jomar Mesquita,

Marcela Benvegnu e Renata de Oliveira. Além disso, contos literários com curadoria de Rodrigo Lacerda e Felipe Franco Munhoz de autores como Aline Bei, Carol Rodrigues, Cidinha da Silva, João Anzanello Carrascoza, Joca Reiners Terron, Juliana Leite, Micheliny Verunschk, Natalia Timerman, Paula Fábrio, Paulinny Tort, Paulo Scott, Pedro Augusto Baía, Rafael Gallo, Sérgio Rodrigues e Taiane Santi Martins.

O projeto gráfico é assinado por Mayumi Okuyama e traz uma linha do tempo com as realizações, além de explorar a beleza das fotos de obras icônicas ao longo desses 15 anos.

A SPCD já possui seis livros lançados, em que relata a rotina de ensaios, montagens e bastidores da dança, além de um livro comemorativo dos 10 anos de existência. A Companhia também produz documentários com nomes de referência no universo da dança, contribuindo para a reflexão, registro e memória desta arte na série ‘Figuras da Dança’.

Pré-lançamento virtual

No Dia Internacional da Dança, 29 de abril, às 21h, será possível conferir, via Instagram da SPCD (@saopaulociadedanca), uma live conduzida por Inês Bogéa, que receberá alguns dos autores, para um bate-papo sobre a obra.

“Vamos encerrar o Dia da Dança com este bate-papo, que traz um pouco dos bastidores para o público e também dá um gostinho do que poderá ser visto em mais um livro produzido por nós, para e sobre a dança do nosso tempo, do nosso país”, explica a diretora.

SERVIÇO:

Pré-lançamento Virtual

Data: 29/4/2024 (segunda-feira)

Horário: 21h Plataforma: https://www.instagram.com/saopaulociadedanca/

Lançamento Oficial

Data: 8/5/2024 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-910

FICHA TÉCNICA São Paulo Companhia de Dança - 15 anos Organização: Inês Bogéa e Marcela Benvegnu; curadoria de contos Rodrigo Lacerda e Felipe Franco Munhoz; [versão para o inglês/English version Opus Traduções] Editora: wmf Martins Fontes, 2024

Idioma: Português e Inglês

Capa comum: 528 páginas

ISBN: 978-85-469-0594-2

Dimensões: 190mm x 240mm

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 1 milhão de pessoas em 22 diferentes países, passando por cerca

de 180 cidades em mais de 1.250 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, já realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: as Atividades Educativas e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é bailarina, documentarista, escritora, professora e maitre de balé. Formada como bailarina e professora (Royal Academy of Dance), graduada em Filosofia (PUC-SP), doutora em Artes (Unicamp) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente, é Diretora Artística e Educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM), além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão/TV Globo, de 2016 a 2021. Autora dos livros infantis: O livro da dança, Contos do balé e Outros Contos do balé. Organizadora dos livros Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo, Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança, entre outros. Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de setenta documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, A Vida na Pele (2005), Maria Duschenes – o espaço do movimento (2006), e da série Figuras da Dança da SPCD. É autora dos textos do programa “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança, veiculados entre 2019 e 2021 na Rádio CBN.

Comentários