"TURANDOT" PROSSEGUE NA TEMPORADA DO TEATRO COLÓN DE BUENOS AIRES. ARTIGO DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
A temporada lírica 2024 do Teatro Colón continua com Turandot , de Giacomo Puccini, numa majestosa produção do Teatro Colón realizada em 1993, 2006 e 2019 sob a ideia original, concepção cênica e cenografia do lembrado maestro Roberto Oswald, e que hoje a direção de cena e figurino será de Aníbal Lápiz ; direção musical do maestro Carlos Vieu em quatro apresentações e de Beatrice Venezi nas cinco apresentações restantes, sempre à frente da Orquestra Estável do Teatro Colón; e a participação do Coro Estável do Teatro Colón, dirigido por Miguel Martínez e do Coro Infantil do Teatro Colón sob a direção de César Bustamante.
As nove apresentações programadas acontecerão na sexta-feira, dia 17, sábado, dia 18, terça-feira, dia 21, quarta-feira, dia 22, quinta-feira, dia 23 (transmissão ao vivo) , terça-feira, dia 28 e quarta-feira, dia 29 de maio, às 20h. 19 e 26 de maio às 17h00.
A ópera, ambientada em Pequim, conta a história da bela Turandot, filha do imperador e confrontada por Calaf, o único dos seus pretendentes que evitou a morte ao decifrar os três enigmas, impostos como condição para o casamento com a cruel princesa. Com ecos da atonalidade, é a obra mais vanguardista de Puccini, e conta com fragmentos que ultrapassaram a linha da ópera para chegar ao grande público como “ Nessun dorma ”, “ In questa regigia ” ou “ Signore, ascolta ”.
Turandot teve grande aceitação desde sua estreia em abril de 1926 no Teatro alla Scala de Milão, e em junho do mesmo ano (1926), foi apresentado no Teatro Colón. Foi apresentada mais 16 vezes nas temporadas de 1929, 1932, 1939, 1940, 1949, 1958, 1961, 1964, 1965, 1969, 1977, 1993, 1994, 2006 e 2019. Pela décima sétima vez, retorna aos palcos do primeiro Coliseu.
Programa
Ópera em três atos (1926) com libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni
Inacabado devido à morte de Puccini, foi concluido por Franco Alfano
Produção do Teatro Colón (1993-2006, 2019)
Direção Musical
Carlos Vieu (17, 19, 21, 23)
Beatrice Venezi (18, 22, 26, 28, 29)
Ideia original, concepção de palco e cenografia:
Roberto Oswald
Repositório de Encenação e Figurinos: Aníbal Lápiz
Repositor do Cenógrafo: Christian Prego
Design de Iluminação: Ariel Conde
Orquestra Estável do Teatro Colón
Coro Estável do Teatro Colón
Diretor: Miguel Martinez
Coro Infantil do Teatro Colón
Diretor: César Bustamante
Distribuição do Elenco Artístico:
Turandot
Veronika Dzhioeva (17, 19, 21, 23)
Anastasia Boldyreva (18, 22, 28)
Mônica Ferracani (26, 29)
Marcelo Puente (17, 19, 21, 23, 28)
Jorge Puerta (18, 22, 26, 29)
Liu
Jaquelina Livieri (17, 19, 21, 23)
Marina Silva (18, 22, 28)
Florença Burgardt (26, 29)
Timur
Lucas Debevec Mayer (17, 19, 21, 23, 29)
Cristão Peregrino (18, 22, 26, 28)
Ping
Omar Carrión (17, 19, 21, 23, 28)
Sebastián Angulegui (18, 22, 26, 29)
Dario Schmunck (17, 19, 21, 23, 28)
Ivan Maier (18, 22, 26, 29)
Pong
Carlos Ullán (17, 19, 21, 23, 28)
Sérgio Spina (18, 22, 26, 29)
Mandarim
Luciano Garay (17, 19, 21, 23)
Juan Fonte (18, 22, 28)
Juan Barril (26, 29)
Imperador Altoum
Gabriel Renaud (17, 19, 21, 23, 28)
Gabriel Centeno (18, 22, 26, 29)
duas empregadas
Analía Sánchez (17, 19, 21, 23)
Tamara Pepe (18 22, 28)
Constança Castillo (26, 29)
Cintia Velázquez (17, 19, 21, 23)
Maria Torres (18, 22, 28)
Izumi Ishigaki (26, 29)
O Príncipe da Pérsia
Duilio Smiriglia (17, 19, 21, 23, 28)
Marcos Padilha (18, 22, 26, 29)
Prezado Marco, eu gosto muito desta produção e gostaria de lembrar que esta mesma produção foi feita no Municipal de São Paulo com 7 récitas em outubro de 1996. Eu acompanhei toda a produção que na época teve uma das melhores intérpretes do papel, a húngara Eva Marton ao lado do tenor ingês Denis O`Neill e grande elenco incluindo o baixo brasileiro Wladimir De Kanel com uma carreira internacional de muito respeito. O Municipal há poucos anos atrás também fez uma nova produção da ópera.
ResponderExcluirNo que diz respeito a remontagem no Colón acredito que seja a 4ª ou 5ª vez desta produção que será sempre bem vinda a nós melômanos.
PS Já há alguns anos tanto o Municipal quanto o Theatro São Pedro divulgam suas temporadas um ano antes.
PS 2 Não sou da equipe artística de nenhum dos dois teatros.
Forte abraço
A Uniopera está anunciando uma montagem de Turandot no confortável Teatro Bradesco para encerrar sua temporada em 2024. Acredito que será um grande desafio devido às dimensões menores do palco e fosso da orquestra. Mas todas as montagens que assisti da Uniopera foram bem sucedidas.
ResponderExcluirPois é Paulo, mas o costume aqui no Municipal, é não se repor títulos daquelas óperas que são do grande gosto do público e, quando muito, aquelas de menor aceitação desse mesmo público. O descarte é certo !
ResponderExcluir