"TURANDOT" PROSSEGUE NA TEMPORADA DO TEATRO COLÓN DE BUENOS AIRES. ARTIGO DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


 A temporada lírica 2024 do Teatro Colón continua com Turandot , de  Giacomo Puccini,  numa majestosa produção do Teatro Colón realizada em 1993, 2006 e 2019 sob a ideia original, concepção cênica e cenografia do lembrado maestro  Roberto Oswald,  e que hoje a direção de cena e figurino será de  Aníbal Lápiz ; direção musical do maestro  Carlos Vieu em quatro apresentações  e de  Beatrice Venezi nas cinco apresentações restantes,  sempre à frente da  Orquestra Estável do Teatro Colón;  e a participação do  Coro Estável do Teatro Colón,  dirigido por  Miguel Martínez  e do  Coro Infantil do Teatro Colón  sob a direção de  César Bustamante.   


As  nove apresentações programadas acontecerão na sexta-feira, dia 17, sábado, dia 18, terça-feira, dia 21, quarta-feira, dia 22, quinta-feira, dia 23 (transmissão ao vivo) , terça-feira, dia 28 e quarta-feira, dia 29 de maio, às 20h. 19 e 26 de maio às 17h00.

A ópera, ambientada em Pequim, conta a história da bela Turandot, filha do imperador e confrontada por Calaf, o único dos seus pretendentes que evitou a morte ao decifrar os três enigmas, impostos como condição para o casamento com a cruel princesa. Com ecos da atonalidade, é a obra mais vanguardista de Puccini, e conta com fragmentos que ultrapassaram a linha da ópera para chegar ao grande público como “ Nessun dorma ”, “ In questa regigia ” ou “ Signore, ascolta ”.



Turandot  teve grande aceitação desde sua estreia em abril de 1926 no Teatro  alla Scala de Milão,  e em junho do mesmo ano (1926), foi apresentado no Teatro Colón. Foi apresentada mais 16 vezes nas temporadas de 1929, 1932, 1939, 1940, 1949, 1958, 1961, 1964, 1965, 1969, 1977, 1993, 1994, 2006 e 2019. Pela décima sétima vez, retorna aos palcos do primeiro Coliseu.


Programa

Ópera em três atos (1926) com libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni

Inacabado devido à morte de Puccini, foi concluido por Franco Alfano

Produção do Teatro Colón (1993-2006, 2019)

Direção Musical
Carlos Vieu (17, 19, 21, 23)
Beatrice Venezi (18, 22, 26, 28, 29)

Ideia original, concepção de palco e cenografia:

Roberto Oswald

Repositório de Encenação e Figurinos: Aníbal Lápiz

Repositor do Cenógrafo: Christian Prego

Design de Iluminação: Ariel Conde

Orquestra Estável do Teatro Colón

Coro Estável do Teatro Colón
Diretor: Miguel Martinez

Coro Infantil do Teatro Colón
Diretor: César Bustamante

Distribuição do Elenco Artístico:

Turandot

Veronika Dzhioeva (17, 19, 21, 23)

Anastasia Boldyreva (18, 22, 28)

Mônica Ferracani (26, 29)

Calaf, o príncipe desconhecido;

Marcelo Puente (17, 19, 21, 23, 28)

Jorge Puerta (18, 22, 26, 29)

Liu

Jaquelina Livieri (17, 19, 21, 23)

Marina Silva (18, 22, 28)

Florença Burgardt (26, 29)

Timur

Lucas Debevec Mayer (17, 19, 21, 23, 29)

Cristão Peregrino (18, 22, 26, 28)

Ping

Omar Carrión (17, 19, 21, 23, 28)

Sebastián Angulegui (18, 22, 26, 29)

Pang

Dario Schmunck (17, 19, 21, 23, 28)

Ivan Maier (18, 22, 26, 29)

Pong

Carlos Ullán (17, 19, 21, 23, 28)

Sérgio Spina (18, 22, 26, 29)

Mandarim

Luciano Garay (17, 19, 21, 23)

Juan Fonte (18, 22, 28)

Juan Barril (26, 29)

Imperador Altoum

Gabriel Renaud (17, 19, 21, 23, 28)

Gabriel Centeno (18, 22, 26, 29)

duas empregadas

Analía Sánchez (17, 19, 21, 23)

Tamara Pepe (18 22, 28)

Constança Castillo (26, 29)

Cintia Velázquez (17, 19, 21, 23)

Maria Torres (18, 22, 28)

Izumi Ishigaki (26, 29)

O Príncipe da Pérsia

Duilio Smiriglia (17, 19, 21, 23, 28)

Marcos Padilha (18, 22, 26, 29)

Essa bela produção poderia vir a São Paulo no

próximo ano de 2025 para deleite dos paulistanos

em seu Theatro Municipal. Para isso,  necessário

programar,  com pelo menos um ano de

antecedência. O que não acontece por aqui !

Escrito por Marco Antônio Seta, (21/5/2024)
Jornalista inscrito sob nº 61.909 - MTB


Comentários

  1. Prezado Marco, eu gosto muito desta produção e gostaria de lembrar que esta mesma produção foi feita no Municipal de São Paulo com 7 récitas em outubro de 1996. Eu acompanhei toda a produção que na época teve uma das melhores intérpretes do papel, a húngara Eva Marton ao lado do tenor ingês Denis O`Neill e grande elenco incluindo o baixo brasileiro Wladimir De Kanel com uma carreira internacional de muito respeito. O Municipal há poucos anos atrás também fez uma nova produção da ópera.
    No que diz respeito a remontagem no Colón acredito que seja a 4ª ou 5ª vez desta produção que será sempre bem vinda a nós melômanos.
    PS Já há alguns anos tanto o Municipal quanto o Theatro São Pedro divulgam suas temporadas um ano antes.
    PS 2 Não sou da equipe artística de nenhum dos dois teatros.
    Forte abraço

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  2. A Uniopera está anunciando uma montagem de Turandot no confortável Teatro Bradesco para encerrar sua temporada em 2024. Acredito que será um grande desafio devido às dimensões menores do palco e fosso da orquestra. Mas todas as montagens que assisti da Uniopera foram bem sucedidas.

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  3. setamarcoantonio@gmail.com29 de maio de 2024 às 13:00

    Pois é Paulo, mas o costume aqui no Municipal, é não se repor títulos daquelas óperas que são do grande gosto do público e, quando muito, aquelas de menor aceitação desse mesmo público. O descarte é certo !

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