ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA DEDICA CONCERTO AS CRIANÇAS E AOS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALAINA.

 


Em 2024, o Brasil celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos. A ocasião será lembrada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba em um concerto comemorativo no sábado (26), às 19h. Na mesma data, às 16h, o conjunto musical traz o espetáculo “ABC do Dó, Re, Mi” e obras famosas da Itália, em uma apresentação especial para famílias e crianças. Nos dois casos, a entrada é gratuita.


A ideia de comemorar os 150 anos da imigração italiana veio em virtude da forte presença da comunidade em Piracicaba, cuja principal referência é a Societá Italiana de Mutuo Soccorso, fundada em 1887, três anos após o início oficial da vinda dos italianos para o país.


Em julho, a OSP lembrou os 200 anos da imigração alemã no Brasil e recebeu na plateia Johannes Wahner, do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo. “Após isso, os integrantes da Società, o presidente Juliano Dorizotto e o diretor Palmiro Romani, nos solicitaram um programa com músicas da Itália, o que aceitamos de imediato”, explica o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP.


Entre os destaques do programa está a abertura da ópera “Nabucco”, primeiro sucesso do compositor italiano Giuseppe Verdi, estreada em 1842, no Teatro Alla Scala, em Milão. Um dos momentos mais icônicos da obra é o coro “Va, pensiero”, associado a contextos patrióticos e de luta pela independência.


De Giacomo Puccini, há a “Valsa da Musetta”, uma das árias mais famosas da ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini, estreada em 1896. A obra retrata a vida de jovens artistas boêmios, é uma das mais queridas do repertório operístico e se passa no Quartier Latin, em Paris.


Autor de mais de 400 partituras para cinema e televisão, Ennio Morricone também está incluído no programa, com as obras “Cinema Paradiso”, “Malèna”, “Playing Love” (do longa “A Lenda do Pianista do Mar”) e “The Man with Harmonica” (do filme “Era uma Vez no Oeste”).


De Nino Rota, compositor consagrado pelas trilhas de cinema, a OSP apresenta os temas dos filmes “Amarcord” (de 1973) e “8½” (de 1963), ambas obras do gênero de comédia dramática e dirigidas por Federico Fellini.


Com solos do tubista da OSP, Dante Capacla, o programa traz o “Concerto para Tuba e Orquestra”, do inglês Ralph Vaughan Williams. Dividida em três movimentos, a peça teve sua estreia em 1954, nas celebrações dos 50 anos da Orquestra Sinfônica de Londres. “Frequentemente, a tuba é vista como um instrumento de apoio em orquestras, mas aqui ela ganha protagonismo e é possível apreciar suas nuances e capacidades expressivas”, explica o maestro Knut Andreas.


PARA CRIANÇAS - Às 16h, o programa será dedicado às famílias e crianças, no showcerto “ABC do Dó, Ré, Mi”, apresentação especial que reúne os instrumentistas da OSP, um maestro (interpretado por Luís Fernando Dutra) e o ator cômico Washington Poppi. A partir de cenas e diálogos, as crianças descobrem a versatilidade de uma orquestra e aprendem o quanto a música clássica pode ser encantadora.


Em sua concepção original, o “ABC do Dó, Ré, Mi” é fruto de convênio entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação. Regularmente, acontece desde 2016, em sessões para crianças da rede municipal. Ele faz parte de um dos quatro projetos pedagógicos da OSP nos últimos anos, que alcançaram aproximadamente 60 mil estudantes na cidade.


INGRESSOS - Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis às 10h de sexta-feira (25), no site megabilheteria.com, limitados a dois por CPF cadastrado. No dia do espetáculo, a OSP disponibiliza 50 ingressos por sessão, 30 minutos antes, na bilheteria do Teatro do Engenho.


A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São patrocinadoras prata a Drogal, Hyundai e Phinia, além do apoio da Caterpillar, Café Morro Grande e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Rádio Jovem Pan, Rádio Educativa FM, MegaBilheteria, Monte Sul e Padaria do Vovô.


SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (26), no Teatro Municipal Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Piracicaba). Informações: nas redes sociais facebook.com/sinfonicapiracicaba e instagram.com/sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.

Comentários

Postagens mais visitadas