DUO BRASIL EM DOIS PIANOS LANÇA ÁLBUM DE ESTREIA EM TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS, PELO SELO AZUL MUSIC

 


Formado pelos pianistas Fabio Caramuru e Marco Bernardo, duo dedica repertório a Tom Jobim e seus parceiros históricos, além de outros grandes nomes da música popular brasileira

 

 

Duo Brasil em Dois Pianos está lançando seu álbum de estreia – ‘Brazil On Two Pianos’ - pela Azul Music, já disponível em todas as plataformas digitaisFormado pelos pianistas Fábio Caramuru Marco Bernardo, o projeto tem como característica marcante a criação de arranjos exclusivos para a formação, explorando as sutilezas do repertório, a expressividade e o diálogo musical entre os instrumentos.

 

O lançamento homenageia alguns dos mais importantes compositores do país, especialmente Tom Jobim (1927 - 1994). São de autoria do “maestro soberano” oito das 17 faixas do álbum, abrangendo vários períodos de sua trajetória, desde Caminho de Pedra Luciana (ambas de 1958), até Meu Amigo Radamés (1985), passando por Insensatez (1960), Samba do Avião (1963) e Águas de Março (1972), entre outras.

 

Também são reverenciadas no álbum outras grandes referências da música brasileira, incluindo parceiros históricos de Tom Jobim, como Vinícius de Moraes (Serenata do Adeus) e Radamés Gnatalli (Remexendo), além de Ernesto Nazareth (Espalhafatoso), Gilberto Gil (Domingo No Parque), Egberto Gismonti (Baião Malandro) e Cesar Camargo Mariano (Cristal Samambaia).

 

O repertório ainda inclui obras autorais de Fabio Caramuru, do projeto EcoMusica (Cigarra e Harpia) - que une piano e sons da natureza, alertando para a necessidade cada vez mais urgente da preservação ambiental. Nos últimos meses, o Duo Brasil em Dois Pianos realizou uma série de apresentações ao vivo no estado de São Paulo, com base no repertório do álbum.

 

Sobre Fabio Caramuru - O pianista e compositor Fabio Caramuru destaca-se pela diversidade de suas atuações como artista, idealizador e diretor de múltiplos projetos musicais e culturais. Foi o último aluno brasileiro da lendária pianista Magda Tagliaferro (1893-1986), como bolsista do governo francês, além de ter mestrado pela ECA-USP, sobre a obra de Jobim. Ganhou diversos prêmios no Brasil, incluindo o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Também acumula apresentações em países como Estados Unidos, Japão, Portugal, Bélgica, Suíça, Cuba, Canadá, entre outros.

Mais recentemente vem consolidando sua carreira artística dedicando-se principalmente à obra de Tom Jobim e ao projeto autoral EcoMusica, que desenvolve desde 2013. Esse projeto vem sendo apresentado em diversos palcos de São Paulo, entre eles a Sala São Paulo, o Auditório Ibirapuera, o Memorial da América Latina, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e também para os públicos do Canadá, Ilha da Madeira (Portugal) e Japão.

 

Sobre Marco Bernardo - Nascido em uma família de músicos, Marco Bernardo é diplomado em Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Música, pela ECA-USP. Estudou piano com Rosa Lourdes, Gilberto Tinetti e Lina Pires de Campos. Regente de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador dos principais cantores eruditos e populares brasileiros, também atuou como diretor musical e teve uma passagem pelo grupo musical Demônios da Garoa.

 

Nos últimos anos, vem dedicando especial atenção ao choro e elaborando arranjos para diversas formações instrumentais. A partir de 2021, em parceria com o Instituto Piano Brasileiro-IPB, vem registrando áudios veiculados no canal da instituição no formato de videopartituras, das principais obras de alguns dos principais pianistas brasileiros, instrumentistas e compositores ligados ao piano, tais como Lina Pesce, Nabor Pires Camargo, Carolina Cardoso de Menezes, Ary Barroso, Augusto Vasseur, Hekel Tavares, Aurélio Cavalcanti, Sinhô e Costinha, em versões originais e, em sua grande maioria, nunca antes gravadas da maneira como foram escritas para piano.

 

A gravadora Kuarup encampou a iniciativa e, desde 2022, vem disseminando esse projeto por meio da série "Pianismos do Brasil", em dez volumes, nas plataformas digitais. Até o momento, foram lançados nove títulos: Sinhô, Nabor Pires Camargo, Lina Pesce, Aurélio Cavalcanti, Ary Barroso, Costinha, Hekel Tavares, Augusto Vasseur e Carolina Cardoso de Menezes.

 

Brasil em Dois Pianos

 

O Projeto “Brasil em Dois Pianos” tem o patrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por ter sido contemplado no Edital Fomento CULTSP – PNAB 24/2024, para gravação e lançamento de álbum musical inédito, a ser lançado pela Azul Music.

 

 

 

Duo Brasil em Dois Pianos

Lançamento do Álbum “Brazil On Two Pianos”

Selo Azul Music

A partir de 21 de novembro nas plataformas digitais

Comentários