"A ARTE DO CANTO" APRESENTA MARIA BAYO


A Orquestra do Theatro São Pedro recebe a soprano espanhola María Bayo, em duas apresentações.

A Orquestra do Theatro São Pedro sobe ao palco para concerto com a soprano espanhola Maria Bayo, uma das solistas mais respeitadas da cena internacional, sob regência do maestro Roberto Duarte, para a execução de trechos de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart e Georg Friedrich Händel.
O concerto faz parte da série A Arte do Canto, com apresentações dedicadas ao canto lírico. A realização é do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, em parceria com a Cia Ópera.
É a primeira vez que fazemos Mozart e Händel. Diversificamos o repertório, apresentando óperas de dois importantes compositores dos períodos clássico e barroco. A voz é da soprano María Bayo, grande intérprete de Händel e Mozart”, afirma o maestro Roberto Duarte.
No programa estão óperas como Bodas de Fígado, Don Giovanni e Idemeneo, de Mozart, além de Alessandro, Alcina,   Giulio Cesare e Rinaldo, de Händel.

María Bayo
maría 300 A arte do canto apresenta María Bayo
María Bayo
Reconhecida por uma impecável dicção e técnica vocal, María Bayo se apresenta com frequência em teatros como alla Scala, de Milão, o Liceu de Barcelona, Real, em Madri,  Ópera de Viena, Ópera de Paris, Metropolitan, em New York, Ópera de Berlim e Colón, em Buenos Aires. Seu repertório e discografia são extensos. Inclui Zarzuelas como Donã Francisquita, La Verbena de la Paloma e La Tabernera Del Puerto. As principais óperas de Mozart como As Bodas de Fígaro, Don Giovanni e A Flauta Mágica estão em seu repertório. É referência em todo o repertório barroco de Händel a Cavalli.


Roberto Duarte
roberto duarte 3001 A arte do canto apresenta María Bayo
Roberto Duarte
Natural do Rio de Janeiro, Duarte atua como regente no Brasil, Europa e Estados Unidos. Desenvolve um trabalho permanente de divulgação da música brasileira e é responsável por mais de uma centena de primeiras audições e pela revisão da obra orquestral de Villa-Lobos. Recebeu, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o prêmio de Melhor Regente em 1994 e 1997. Também foi laureado pelo Governo Brasileiro, por meio da Funarte, com o Prêmio Nacional da Música, na categoria regente.
Em 2001, recebeu o Prêmio Carlos Gomes pela atuação no campo da ópera, como regente e revisor. Foi discípulo e assistente de Francisco Mignone e Eleazar de Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante 27 anos, fez masterclasses em vários estados brasileiros e em outros países como Chile, Grécia, Suíça e Itália. Atuou como regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Orquestra Sinfônica do Paraná e como diretor musical e regente titular da Orquestra Unisinos, no Rio Grande do Sul.
Também foi Conselheiro de Estado na área da Cultura no estado do Rio de Janeiro. É membro e vice-presidente da Academia Brasileira de Música. No final de 2009, lançou o seu livro “Villa-Lobos errou?” (Subsídios para uma revisão musicológica em Villa-Lobos) em português, inglês e francês pela Algol Editora, São Paulo.

PROGRAMA
G. F. Händel
Alessandro – Abertura
Ária de Rossane: Dica il falso, dica il vero
Alcina – Ária de Morgana: Tornami a vagheggiar
Giulio Cesare - Piangerò la sorte mia
Rinaldo - Lascia ch´io pianga

W. A. Mozart
Idomeneo – Abertura
Ária de Ilia: Solitudini amiche…Zeffiretti lusinghieri
Bodas de Fígaro – Abertura
E Susanna non vien… Dove sono…
Don Giovanni – Abertura
In qual eccessi… Mi tradi…

SERVIÇO

Teatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171
Fone: 11 3667 0499

Dia  16.09, às 20:30h. e dia 18.09, às 17h.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Vendas na bilheteria do Theatro e no Ingresso rápido (www.ingressorapido.com.br)
Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas