DIVULGAÇÃO- Concerto AlmaBrasileira – Villa Lobos no SESC Pompeia

 Dia 7 de setembro, quarta-feira, às 19h, acontece o concerto Alma Brasileira – Villa Lobos no SESC Pompeia. Sob a regência de Rodrigo Vitta, a Camerata Metropolitana de Violoncelos interpretará, de Heitor Villa-Lobos, as Bachianas Brasileiras nº 5, com a soprano Adélia Issa, e as Bachianas Brasileiras nº 1. O repertório, dedicado integralmente ao compositor, inclui as canções Cantilena, Canção do poeta do século XVIII, Modinha, Lundu da Marquesa de Santos e Canção do Amor, e o violonista Edelton Gloeden interpretará os Choros nº 1 e Estudo nº 11. A curadoria é de Anna Maria Kieffer.

crédito da foto: Gal Oppido

Anna Maria Kieffer: “No dia em que se comemora a data brasileira máxima – o dia da Independência – o SESC Pompeia apresenta um programa que aborda o mais representativo dos compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos.

Sua infância foi marcada pelo universo sonoro de um Brasil ainda tradicional no qual se mesclavam, naturalmente, o popular e o erudito, o rural e o urbano, o sacro e o profano.

Embora tenha absorvido influências da música erudita européia, como a maioria dos compositores de sua geração, quando chega a Paris - no início dos anos 1920 - e passa a conviver com os mais importantes compositores do Modernismo, já é um autor com idéias definidas sobre a música que faz e quer fazer.

O concerto mostra algumas facetas desse compositor que se caracterizou pelo emprego de uma temática de origem popular, pela busca continuada de novos recursos técnicos e expressivos, pela recusa radical à todas as fórmulas, o que torna sua obra fortemente pessoal e o coloca entre os mais instigantes compositores do seu tempo.”

Programa:

Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro,1887-1959)

Cantilena (de Modinhas e Canções I, 1936)
“Um canto que saiu das senzalas”, ambientado por Heitor Villa-Lobos.
 Melodia e letra recolhidas por Sodré Viana no Recôncavo Baiano.

Canção do poeta do século XVIII (modinha, 1953)
Letra de Alfredo Ferreira

Choros nº 1 (para violão solo, 1921)

Modinha (de Serestas, 1925)
Letra de Manduca Piá (Manuel Bandeira)

Lundu da Marquesa de Santos (de Modinhas e Canções I, 1936)
Letra de Viriato Corrêa

Estudo nº 11 (para violão solo, 1929)

Canção do amor (de A Floresta do Amazonas, 1958)
Letra de Dora Vasconcelos

Bachianas brasileiras nº 1 (para 8 violoncelos, 1932)

Introdução (Embolada) – Animato
Prelúdio (Modinha) - Andante
Fuga (Conversa) - Un poco animato


Bachianas brasileiras nº 5 (para soprano e 8 violoncelos, 1938-1945)

Aria (Cantilena) – Adagio
Letra de Ruth Valadares Correa

Dança (Martelo) – Allegretto
Letra de Manuel Bandeira


Curadoria: Anna Maria Kieffer

Regência: Rodrigo Vitta

Solistas convidados:
Adélia Issa, soprano
Edelton Gloeden, violão

Camerata Metropolitana:

Douglas Kier (1º violoncelo)
Sergio Silveira (2º violoncelo)
Marisa Silveira (3º violoncelo)
Rodrigo Andrade (4º violoncelo)
Alberto Mota Kanji (5º violoncelo)
Ricardo Fukuda (6º violoncelo)
Joel de Souza (7º violoncelo)
Gustavo Lessa (8º violoncelo)
    
Adélia Issa é uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, Adélia Issa frequentou a Manhattan School of Music, em Nova York, onde também participou de workshops de cena lírica ministradas por Lou Galterio, da New York City Opera. Fêz cursos de aperfeiçoamento operístico com Carolina Segrera e Graziella Sciutti e, mais recentemente, com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
       Tem se apresentado por todo o Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Alceo Bocchino, Roberto Minczuk, Roberto Ricardo Duarte, Aylton Escobar, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes em ópera destacam-se Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, Carmen de Bizet, com Plácido Domingo e Fidelio de Beethoven, com regência de Stefan Lano.
             Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Paulo Costa Lima, no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor, e na primeira audição brasileira de Strophen, do polonês K. Penderecki, com regência de Fábio Mechetti.
        Artista versátil, com formação de atriz pela escola de Miriam Muniz, tem atuado em diversos espetáculos multi-meios, como O Messias de Handel em versão encenada, com o Balé do Palácio das Artes de Belo Horizonte e direção de William Pereira; Máscaras para Pound, ópera composta e dirigida por Lívio Tragtemberg; O Carnaval dos Animais, concebido e dirigido por Ivaldo Bertazzo, interpretando músicas brasileiras;  a apresentação com o grupo Uakti cantando uma versão das Bachianas Brasileiras No. 5 de Villa-Lobos;  e o espetáculo Luar Trovado, interpretando o Pierrot Lunaire de Schoenberg, com direção de Gerald Thomas.         
       Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mário de Andrade) para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), e Missa, interpretando obras do barroco mineiro, com regência de Naomi Munakata. Tem participado também da gravação de inúmeras trilhas sonoras para filmes e peças de teatro.

Rodrigo Vitta, nasceu em São Paulo. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica e bacharel em Composição pela FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado sob orientação do professor Ricardo Rizek, onde leciona as disciplinas de composição, Laboratório de escrita, Canto Coral, História da Arte e Organologia. No Conservatório Heitor Villa-Lobos/SP, leciona a disciplina de regência orquestral.
Vitta é diretor artístico e regente titular da Orquestra Metropolitana (BRA) e Orquestra Jovem de Repertório Manfredo de Vincenzo (BRA). Como regente convidado já dirigiu a Orquestra Filarmônica de Montevideo, a Orquestra Brasileira de Sopros, a Banda Sinfônica de Ribeirão Pires, a Banda Sinfônica de Cubatão e Orquestra LyricSur.
Entre outros trabalhos importantes, desenvolveu a direção musical e regência dos espetáculos de dança “Ágape“ (música de Tchaikovsky) e o “Quarteto para o Fim dos Tempos” (Olivier Messian) com a companhia Ballet Sopro, a “Série Concertante” com a participação especial de solistas como: violinistas Susana Salas (Venezuela) e Elina Suris (Rússia), o quarteto de violões “Quaternaglia“ (Brasil), Soprano Rita Contino (Uruguai), Tenor Marcelo Vanucci, mezzo-soprano Mere Oliveira, soprano Silviane Bellato, Pianistas Regina Schlochauer e Gilberto Matté (Brasil), o Contrabaixista Alexandre Rosa (OSESP-Brasil), o Concerto de Gala Lírica – LyricSur (Brasil e Montevideo -Uruguai), idealizado pelo produtor uruguaio Esteban Tettamantti no Teatro Solis com a Orquestra Sinfônica de Montevideo e o concerto especial “O Brasil de Villa Lobos – Série Violão Sinfônico” tendo como solistas o Duo Siqueira Lima. Em 2010, com a Orquestra Metropolitana apresenta a série “Violão Sinfônico” no SESC, com curadoria do Prof.Henrique Pinto e participação especial de grandes nomes do violão como: Fabio Zanon, Brasil Guitar Duo, Mario Ulhoa, Eduardo Isaac, Duo Siqueira Lima.
É diretor artístico, arranjador e regente dos concertos do compositor Flavio Romano Scognamiglio. Fruto desta parceria, em 2008, foi gravado o CD sinfônico “O Voo da Gaivota”
Como compositor os seus trabalhos musicais foram interpretados por orquestras de renome e suas Sinfonias foram premiadas no Concurso Nacional de Composição, realizado em Recife; no Concurso Nacional de Composição para Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e no Concurso Nacional de Composição Claudio Santoro, organizado pela Academia Brasileira de Música e a Orquestra Petrobrás Pro-Música. Em 2002 gravou e editou seu trabalho para piano solo “Série de Frutas Brasileiras I”, que foi interpretado na “Bienal de Música do Rio de Janeiro em 2004. A partir de 2009, suas composições estão sendo editadas pela Brazilian Music Publications - EUA. Suas músicas “Sonata“ e “Paisagens Brasileiras n º 4”, foram gravadas pelo quarteto de violões Quaternaglia no CD "Presença". Vitta já compôs várias músicas para teatro, trilha para o curta-metragem “Às 7h, ás 3h, e às 11h” e música incidental para o documentário da Pinacoteca de São Paulo interpretada pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. A estréia do seu concerto para violino e orquestra “O Grito da Natureza” aconteceu em agosto de 2010 interpretado pela violinista russa Elina Suris ao lado da Orquestra Metropolitana no Teatro do SESC Santana.
Em setembro de 2010, fez a direção musical, arranjos e orquestração, regência de estúdio para a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Paulus, do CD de música sacra “Salmos e Cânticos” do padre francês J. Gelineau S.J.
Em 30 de novembro de 2010, em Monte Carlo, no Principado de Monaco, no Theatre des Varietés, sua música “CAJA” do álbum para piano solo “Série de Frutas Brasileiras”, foi abertura do espetáculo de dança “Vibrations. Le Voix de La danse”, interpretado pelo Choeur de Chambre e Ballets de Monte-Carlo, com coreografia de Ramon Reis e também, a música “introspecção” composta por Flavio Romano Scognamiglio, foi orquestrada e arranjada por Rodrigo Vitta.
É assistente do maestro Gustavo Petri no espetáculo “Aprendiz de Maestro - 2011”, realizado na Sala São Paulo e produzido pelo TUCCA.

Edelton Gloeden é um dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade, o violonista Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.
         Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
          Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes.
          Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da ECA. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Guaratinguetá e João Pessoa.
             De 1994 a 2008, foi o produtor e apresentador do programa Violão em Tempo de Concerto, transmitido semanalmente pela Rádio USP-FM da Universidade de São Paulo, e de séries especiais sobre o repertório violonístico realizadas para a Rádio Cultura FM de São Paulo.
            Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira, com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20  (EGTA) e, com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento, Essência do Brasil Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA).
            Recebeu, em 2001, uma das mais importantes premiações da música de concerto no Brasil, o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Solista Instrumental.
          Em 2008 e 2009, foi diretor artístico do “Festival Leo Brouwer” em São Paulo, com a presença do artista cubano, evento organizado pela USP, SESC e Instituto Cervantes.

Anna Maria Kieffer: musicista, pesquisadora, criadora - Nascida em São Paulo, dedica-se especialmente, à pesquisa e divulgação da música contemporânea e da memória musical do Brasil. Nesse sentido, tem desenvolvido projeto de pesquisa focalizando a música no Brasil, a partir do século XVI. É autora da série “Memória Musical Brasileira”, editada em CD-livros pelo selo AKRON. Possui uma discografia de 20 títulos, entre os quais:Teatro do Descobrimento, Marília de Dirceu, Viajem pelo Brasil, 1900:A Virada do Século, Alberto Nepomuceno: Canções, Comédia Musical Urbana, Mel Nacional, Cancioneiro da Imigração.
Está ligada, como artista e colaboradora, ao Studio de Recherches de Bruxelas, tendo realizado também trabalhos junto ao GRM-Groupe de Recherches Musicales, em Paris. É membro da EMF–Electronic Music Foundation (Albany, N. York) e do Instituto Brasileiro de Musicologia (São Paulo, SP)
Vem se apresentando como artista e criadora em concertos e festivais como: Festival d’Automne, em Paris; Festival Ars Electronica de Linz, Áustria; Outono de Varsóvia; Semanas de Música Contemporânea de Budapest; Festival del LIM e  do Centro Reina Sofia,em Madri; Festival Nuova Consonanza, em Roma; Festival de Bourges, na França; Ost Belgien Festival e Festival de Mons, na Bélgica; Palácio de Queluz, em Lisboa; Stedelijk Museum, em Amsterdam; Leighton House, em Londres; Maison de Radio France, em Paris; Völkerkunden Museum, em Munique, no Festival de Música Sacra de Quito e, no Brasil, nos Festivais Música Nova de Santos e São Paulo, nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, no Festival de Música e Dança da Bahia, nos Festivais de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora e nos Festivais de Campos do Jordão.
Realiza atividades de curadoria e trilha sonora para cinema e exposições, como: 18ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo; O Brasil dos Viajantes, no MASP e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa; Exposição Rodin e Um Português Tal e Qual, na Pinacoteca do Estado de São Paulo; 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo; Comédia Urbana, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo; Brasil Barroco, no Petit Palais, em Paris, Programação Musical de 1997, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo; São Paulo, Mapas e Relatos, no Museu Paulista, São Paulo; Niobe Xandó: a arte de subverter a ordem das coisas, na Pinacoteca do Estado, São Paulo; filmes e documentários de Paulo Pastorelo (Vale o homem e seus pertences), Sergio Bianchi (Quanto vale ou é por quilo?) Rodolfo Nanni (O Retorno, premio de melhor direção e melhor fotografia no CINE PE – Festival de Recife e de melhor som no Festival de Goiânia em 2008 e
De Palácio a museu: uma rota de descobertas).

Tem participado como conferencista de diversos seminários de musicologia histórica e publicado seus artigos em revistas especializadas e livros, dentre os quais se destacam a Revista da USP, os livros Festa:Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa (organização de István Jancsó e Iris Kantor).EDUSP/ HUCITEC, São Paulo, 2001. Prêmio Jabuti, 2002; Comédia Urbana: de Daumier a Araújo-Porto Alegre (organização de Heliana Salgueiro). FAAP, São Paulo, 2003, O Brasil como Império (organização de Sonia Guarita do Amaral). Companhia Editora Nacional, São Paulo, 2009, os Anais do Museu Paulista, 2009.
 Em 2007, dirigiu e participou do espetáculo multi-mídia O espírito das roupas, baseado no livro homônimo de Gilda de Mello e Souza no SESC-Araraquara; realizou as trilhas sonoras para o Museu Aleijadinho, em Ouro Preto, Minas Gerais.Em 2008, concebeu, dirigiu e participou dos espetáculos: Vieira 400 Anos, na Igreja do Pátio do Colégio, em São Paulo, O Mundo Musical de Machado de Assis, no CCSP e A Moura Encantada em “De Rasgos Árabes” na Cinemateca Brasileira.
Em 2009, realizou uma série de concertos em Portugal, juntamente com o pianista Fábio Luz, abordando a obra para piano e para canto e piano de Heitor Villa-Lobos.
Em 2010 concebeu , para a FLIPORTO, em Olinda, como palestrante e intérprete  o evento musical sobre Antônio José da Silva, “O Judeu”.     


Serviço:
Concerto Alma  Brasileira – Villa-Lobos
Regência de Rodrigo Vitta
Camerata Metropolitana de Violoncelos
Solistas Adélia Issa (soprano) e Edelton Gloeden (violão)
Curadoria de Anna Maria Kieffer.

Dia 7 de setembro, quarta-feira, às 19h
Local: SESC Pompeia
Rua Clélia, 93
Tel: 3817-7700Ingressos a R$ 8,00, (R$ 4,00 para usuário matriculado no SESC e dependentes, mais de 60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante e R$ 2,00 para tragalhardor no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes)

Comentários

Postagens mais visitadas