A ÓPERA COMO ATRATIVO.ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



A ópera é uma arte de complexidade única, diria que é uma das mais complexas que existem, por isso eu a chamo de "Grande Arte". Exige, de quem se disponha a executá-la, uma gama complexa de fatores que, quando bem interligados, produzem grandes espetáculos; quando um desses fatores não está em sintonia com os outros, por outro lado, o resultado é o desastre.

Para uma cidade, um Estado ou um mero empresário produzir ópera, tem que contar primeiro com um grande teatro, com capacidade para receber um evento de tal envergadura. Vai precisar de uma orquestra treinada e um maestro que conheça o assunto. Não adianta reunir uma galera de músicos e ensaiá-los: o resultado, quando isso acontece, quase sempre é o desastre.

A maioria das óperas necessita de um grande coro lírico que deve ter no mínimo umas 50 vozes. Muitas óperas exigem a presença do corpo de baile, isso só se constroi ao longo de anos de trabalho. Estrutura para construir e armazenar cenários e figurinos. Cantores, diretores, cenógrafos, iluminadores e outros podem ser importados.Ufa! Quanta coisa.

Um Estado ou uma cidade que almeja produzir ópera ou incentivar diverasa facetas culturais tem a intenção inicial de transmitir cultura à sua população. Mas não é só isso, o outro motivo é mostrar-se uma região desenvolvida. Dada a complexidade dos fatores acima citados, sabemos que ópera e diversas formas de expressão artística não é para qualquer um. Produzir cultura chama a atenção das pessoas, atrai turistas e mostra que quem o fez é desenvolvido e está em uma cultura de alto nível. A região tem condições de receber empresas que por lá queiram se instalar. Claro que outros fatores também contam, como mão de obra qualificada, sistema viário e outros.

Atrair investimentos também é um fator preponderante quando alguém resolve fazer ópera. Conseguir aparecer, mostrar-se ao mundo e a propaganda gratuita em diversos meios de comunicação nacional e internacional, isso não tem preço. Raros são os lugares em que ópera dá lucro com bilheteria ou patrocínio. Mas os dividendos que gera, cultural e socialmente são imensuráveis.

Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas