MUNICIPAL DE SANTIAGO (CHILE) : AS ÓPERAS DE 2014. ARTIGO DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

Variado repertório de óperas e coral-sinfônico no Municipal de Santiago do Chile em 2014.
TMS---chile
Após um incêndio que destruiu parte do acervo cenográfico daquele importante teatro de ópera e ballet chileno, o espírito de reerguer forças e de reconstruções cenográficas de vários títulos queimados entre eles: “O Quebra-Nozes”, “O Lago dos Cisnes”; somando-se ainda “Turandot” e “Zorba, el griego”,  ambas programadas para breve (em 2014) serem recolocadas em cena naquele palco, tudo será apresentado, apenas com datas remarcadas, a tempo de se recuperar o que foi consumido pelo fogo. Os amigos do Teatro Municipal, os artistas comprometidos com ele e as autoridades municipais e federais realmente se empenham para o seu pronto restabelecimento.
     
As assinaturas para 2014 já foram lançadas no final de 2013, ainda antes do incêndio, ocorrido em 18 de novembro p.p. Iniciando a temporada lírica, com o intuito de ampliar seu repertório, apresentará “Katia Kabanova”, de Leos Janacek, no mês de maio: 02, 05, 07, 10 e 12. Regência de Konstantin Chudovsky e Pablo Lorrén direção de cena. Elenco: Dina Kusnetsova, Susanne Resmark, Evelyn Ramírez, Steven Ebel, Richard Cox, Tansel Alcreybek, Alexander Teliga.  Um expoente impressionante da opera do século XX.          
“Os Puritanos”, de Vincenzo Bellini (1835), com direção musical de José Miguel Pérez-Sierra e direção cênica de Emilio Sagi. Susanna Phillips, Dimitry Korchak, Zhengshong Zhou, Sergey Artamanov, Evelyn Ramírez. Quando será? 30 de Maio, 03, 05, 06, 08 e 11 de junho.           
“Lakmé”, a ópera francesa de Léo Delibes, (1883) se desenrola na lendária Índia, nos tempos da colonização britânica. Maximiliano Valdés é o diretor musical e regerá a Orquestra Filarmônica de Santiago, o Coro do Teatro Municipal e o Ballet de Santiago. Lakmé será Julia Novikova, com Ji-Min Park, Nerea Berraondo, Leonardo Neiva e Aimery Lefevre, compõem o “Cast” em seis récitas: 05, 07, 08, 10, 11 e 14 de julho.       
   
“Otello”, de G. Verdi, (1887) terá a regência de Alexander Joel e cênica de Pablo Maritano. Cenografia de Enrique Bordolini e vestuário de Luca Dall’Alpi. No elenco, Kristian Benedikt,  Maria Jose Siri (que realizou uma notável Aída em S. Paulo; Evelyn Ramírez,  Sergey Mursaev e Alexey Tikhomirov. Coro Infantil, Coro do Teatro Municipal e OFS.  Agosto: dias 02, 06, 08, 09,  11 e 14.
    
“Turandot”, a última ópera de Giacomo Puccini, inconclusa até sua morte e completada por Franco Alfano, representa o trabalho mais maduro e magnífico do compositor italino do período pós romântico. Ambientado na China ancestral, um mundo especialmente sedutor e atraente, a obra reviverá a grande produção de Robert Oswald (Argentina) tendo sua direção cênica, cenografia e iluminação adicionada aos figurinos de Anibal Lápis e à regência e direção musical de Andriy Yurkevych. A Princesa Turandot será Elisabete Matos; Alfred Kim é Calaf; Gulmara Schafigulina (Liú) e Alexey Tikhomirov será Timur. Coro de meninos The Grange School, Coro do Teatro Municipal e Orquestra Filarmônica de Santiago. Setembro: 12, 13, 15, 22, 23; 28 (às 17:00h).
     
O mês de Outubro se inicia com a remontagem de “Zorba, el griego”, com música de Mikis Theodorskis e o Ballet de Santiago com direção de Marcia Haydée. Dias 09, 10 e 11 de Outubro.
“A Flauta Mágica”, a eterna favorita popular ópera de W. A. Mozart, regressa ao Teatro Municipal de Santiago com seu encanto argumental e melódico. No elenco, o tenor leggero Joel Prieto (Pamino); os sopranos Jennifer O’ Loughlin – como Rainha da Noite e Anett Fritsch (Pamina); o baixo In-Sung Sin (Sarastro); Adam Cioffari (Papageno), com direção musical e regência de Konstantin Chudovsky, direção cênica de Miryan Singer com cenografia e iluminação de Ramón López. Outubro (29) e 04, 05, 06, 08 e 10 de Novembro.
     
O repertório de concertos sinfônicos inclui entre outros o ciclo das nove sinfonias de Beethoven e seus concertos para piano e orquestra; a Sinfonia da Ressurreição nº 2, de Mahler; o concerto nº2- dó menor de Rachmaninoff,  Primavera e Os Sinos do mesmo compositor; a Sinfonia dos Salmos, de Igor Stravinsky. Entre os solistas estão os cantores Patrícia Cifuentes, Evelyn Ramirez, Jose Azócar e Christian Peregrino, (Chile);  os pianistas Jean-Effan Bavouzet (França);  Mathias Kirschmereit (Alemanha); Tamara Stefanovich (Sérvia); Severin von Eckardstein (Alemanha); Roberto Bravo (Chile); Boris Gietburg (Rússia) e Theo Gheorghiu (Canadá). Os dez concertos serão uma realização também da Orquestra Filarmônica de Santiago (8), e também da Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil (l) e da Orquestra Sinfônica do Chile (l).       
A Temporada 2014 do Teatro Municipal de Santiago serve de exemplo para a direção artística e administrativa do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tanto como pelo seu repertório, seus elencos artísticos e também pela realização de seu empreendimento cultural, que por aqui, fica naquela jogada de “empurra” um para o outro; (diretores técnico e administrativos, secretário estadual de cultura, diretor artístico e ou adjunto do Teatro Municipal RJ -  e ninguém assume a falta de continuidade, compromissos e de seriedade para com a realização do serviço a bem da cultura nacional).
Escrito por Marco Antônio Seta, em 02 de janeiro de 2014.
Inscrito sob nº 61.909 MTB – SP

Comentários

  1. Olá, me chamo Manoela Santos, e faço Ballet desde os dois anos.
    Sempre sonhei em dançar numa CIA de dança, do exterior. Mas sei como é difícil conseguir passar direto para uma de fora. Coo gosto do Ballet de Santiago, dirigido pela Márcia Haydé, Gostaria de informações sobre as audições para 2014, pois quero fazer todas que tiverem.
    Agradeço a colaboração,
    Manoela Santos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas