VIVA! HÁ 180 ANOS NASCIA CARLOS GOMES! ARTIGO DE MARCUS GÓES EXCLUSIVO PARA O BLOG DE ÓPERA E BALLET.
Carlos Gomes-Foto Internet
No dia 11 de julho de
1836 nascia em Campinas,então província de São Paulo,aquele que viria a ser o
maior e mais conhecido internacionalmente compositor nascido em solo americano:
ANTONIO CARLOS GOMES, filho de MANUEL JOSÉ GOMES, apelidado MANECO MÚSICO
(havia outro MANECO MÚSICO: FRANCISCO MANOEL DA SILVA),e FABIANA MARIA CARDOSO,
morta assassinada quando CG tinha oito anos.
É comum ver-se dar a
CG o título de “maior compositor de óperas do Brasil”, ou “maior compositor
brasileiro do século XIX”, e outros diminutivos. CARLOS GOMES foi o maior
compositor das Américas no século XIX. “TOUT COURT”.
Outra tolice que se
repete à exaustão é que CG foi estudar na Europa por dádiva de D.Pedro II, que
lhe concedeu uma bolsa de estudos e dinheiro de seu imperial bolso. CG foi para
a Europa aperfeiçoar-se porque foi o primeiro aluno medalha de ouro do
Conservatório de Música de Francisco Manoel, que enviava regularmente para
estudar ou aperfeiçoar-se na Europa os primeiros alunos de cada cinco anos.
Antes de CG, Henrique Alves de Mesquita fora estudar na Europa sob os auspícios
daquele conservatório.
Chegado à Europa em
1864, mais precisamente à Itália, CG foi aceito como compositor em
aperfeiçoamento naquele conservatório, em exceção aberta por força de seu
talento e do dinheiro de que dispinha, pois já havia ultrapassado o limite de
idade para matrícula.
O momento não podia
ser mais propício para um compositor novo e diferente como era CG. Era a época
dos “scapigliati”, grupo de jovens intelectuais italianos liderados por Arrigo
Boito. Essa associação pretendia reformular o melodrama italiano, propagando
que principalmente deveria haver maior adequação da música à palavra e da
palavra à cena dramática. Não queriam eles mais ver o trovador em cena dizendo
que corre a salvar da fogueira a mãe infeliz, mas permanecendo parado no palco
cantando com o coro durante dez minutos.
CG atendeu a tudo
isso com a “Fosca” de 1873, e mesmo com “Il Guarany”, de 1870, com o “Salvator
Rosa” de 1874. Com “Lo Schiavo” em 1889 CG arremata uma série de inovações
trazidas por ele ao melodrama italiano. Essa ópera tem muitos de seus trechos
copiados estilisticamente por muitos outros compositores, vide “A alvorada”.
Carlos Gomes morreu
em 1896, em Belém do Pará, cidade que até hoje lhe cultiva a memória.
MARCUS GÓES –
11/07/2016 – direitos reservados-proibida a reprodução
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