ADEUS A DANIELA DESSI. ARTIGO DE PAULO ESPER NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



Daniela Dessi
É com muita tristeza que recebi na última sexta feira uma mensagem do famoso tenor e regente italiano Giuseppe Sabbatini, me informando que sua ex-esposa e mãe de seu filho Iacopo, a grande soprano Daniela Dessi,  estava com poucas horas de vida, devido a um câncer fulminante que desde julho a estava matando.
Paulino, escreveu ele, poucos sabem, mais é com muita dor e por você ser um grande amigo de nossas famílias, Eu, Iacapo e Armiliato ( esposo de Daniela a mais de 15 anos e outro grande nome da ópera internacional) te aviso que resta a ela poucas horas de vida.
A mensagem me emocionou por dois motivos, primeiro por se tratar de uma das principais vozes da lírica internacional das últimas duas décadas e também por ter recebido esta notícia como uma pessoa da própria família.
A única vez que Daniela Dessi se apresentou no Brasil , fui eu quem a trouxe, juntamente com Fábio Armiliato, onde no Theatro Municipal de São Paulo em 2012, esgotaram todos os ingressos para os dois espetáculos regidos pelo Mto. Abel Rocha.
Armiliato já havia estado no Rio de Janeiro em uma famosa produção de Don Carlo de Verdi.
Quanto a Sabbatini, veio por duas vezes a São Paulo, mais como maestro e regeu a Orquestra do Theatro São Pedro em ambas as vezes.
Mesmo antes de eu trazer ao Brasil, estas três personalidades da ópera, já éramos amigos  e estivemos juntos em várias ocasiões.
É com muita admiração que agradeço a Daniela Dessi por ter aceito meu convite de estar em São Paulo naquela ocasião e é com muita tristeza que faço este registro agora em um momento tão doloroso para todos os amantes da ópera.
Ela será sepultada na cidade de Brescia nesta terça feira dia 23 de agosto às 15h30 horário italiano.
Obrigado Daniela por toda a sua arte. Fique em paz.
Do admirador e amigo

Paulo Esper

Nota do editor: Segue abaixo o link da crítica da apresentação de Daniela Dessi e Fabio Armiliato no Theatro Municipal de São Paulo publicada no blog de Ópera e Ballet.
A Lua Azul iluminou o Theatro Municipal de São Paulo 

Comentários