A PIANISTA INTERNACIONAL LICIA LUCAS FAZ CONCERTO NO RIO A PREÇOS POPULARES.


18º Concerto de Música Clássica na Paróquia dos Santos Anjos (Av. Afrânio de Melo Franco, 300, esquina de Humberto de Campos, Leblon, fone 2239-1349/8043).
Sábado, 10 de novembro de 2018 às 15h30
Este concerto apresentará a internacionalmente premiada pianista Licia Lucas interpretando obras de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Rachmaninoff e Louis Gottschalk.

O concerto dura cerca de uma hora e meia, incluindo a contextualização das obras pela concertista. O concerto terá entrada ao preço  de R$5 (cinco reais). Gratuidade para maiores de 60 anos, professores e estudantes. A receita reverterá para melhoria das condições de execução dos concertos na Paróquia. Não será necessário fazer reserva.  O próximo concerto será no sábado 1º de dezembro às 15:30 com a mezzo-soprano Luciana Costa et Silva e a soprano Chiara Santoro, acompanhadas pela pianista Maria Luisa Lundberg.

A estação Jardim de Alá do Metrô, saída B, Almirante Pereira Guimarães, fica a 150 metros da Paróquia.  Há abundante transporte por ônibus que trafegam pela Av. Ataulfo de Paiva. Os Shoppings Leblon e Rio Design Center oferecem amplo estacionamento pago.
A Paróquia dos Santos Anjos através do seu Pároco Thiago de Azevedo e a Curadoria da Série Música Clássica dos Santos Anjos através de seu titular Nelson de Franco desejam-lhe um excelente concerto.

Programa detalhado:
Duração musical: 42’
  1. HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959), 17:30
1.1 IMPRESSÕES SERESTEIRAS, CICLO BRASILEIRO Nº 2, 1936, 8:00
1.2 TRÊS CIRANDAS, 1926, 9:30: I) Nº 1: THEREZINHA DE JESUS, 2:30; II) Nº 15: QUE LINDOS OLHOS, 5:00; III) Nº 4: O CRAVO BRIGOU COM A ROSA, 2:00.
2.  MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907-1993), TRÊS PONTEIOS, 6:30
2.1 PONTEIO Nº 24 (“TRANQUILO”) DO 3º CADERNO, 1954, 2’
2.2 PONTEIO Nº 30 (“SENTIDO”) DO 3º CADERNO, 1955, 2’
3.3 PONTEIO Nº 49 (“TORTURADO”) DO 5º CADERNO, 1959, 2:30.
3. SERGEI RACHMANINOFF (1873-1943), DOIS PRELÚDIOS, OPUS 23, 7:30:
3.1 Nº 5, EM SOL MENOR, ALLA MARCIA, 1901, 4’
3.2 Nº 2, EM SI BEMOL MAIOR, MAESTOSO, 1903, 3:30
4. LOUIS MOREAU GOTTSCHALK (1829-1869), GRANDE FANTASIA TRIUNFAL SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO, 1869, 10:30
Biografia:
Lisboa, Berlim, Paris, Roma, Washington, Moscou, São Petersburgo. Nestes centros é que Licia Lucas tem se afirmado pelo mundo. Percorreu com grande sucesso a Rússia em tournée artística, tendo já atuado com mais de 50 orquestras sinfônicas de Europa, Estados Unidos e América Latina. Foi aclamada na legendária Sala Tchaikovsky em Moscou como solista da Orquestra Filarmônica de Moscou obtendo o aplauso da crítica especializada. A Revista “AMÉRICA LATINA”, publicada pela editora “Ciência”, em matéria assinada pela Sra. Natalia Constantinova, da Academia de Ciências da Rússia, destaca: Na solene cerimônia de inauguração na Sala P.I. Tchaikovsky veio à cena uma encantadora mulher tão modesta como elegante. Logo que seus dedos tocaram os primeiros acordes, a audiência sentiu que intervinha uma brilhante pianista, capaz de competir com os mais destacados pianistas do mundo...Somente a explosão de aplausos e júbilo pode devolver o mundo para a realidade do acontecido.
Nos Estados Unidos foi ovacionada como solista da Miami Symphony Orchestra onde o New Herald e o Diário das Américas assim se expressaram: Licia esteve maravilhosa, com uma sonoridade especial desde os tons brilhantes até os mais suaves matizes. É uma grande dama do piano. Obteve grande sucesso na Itália como solista da Filarmônica de Turim na Sala Maior do Conservatório Giuseppe Verdi e em São Petersburgo com a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo.
Familiar aos palcos do mundo, suas apresentações garantiram-lhe grande admiração por parte do público e da crítica. Na Itália o jornal L’Osservatore Romano escreveu a propósito: Inteligência e admirável intuição poética...sensibilidade agógica e dinâmica, limpidez de toque...de forma a obter admiração geral e o entusiasmo do público”.
Conhecedores da execução pianística, comparam Licia Lucas com a legendária pianista brasileira Guiomar Novaes. “O brilho de ambas está no encanto que emerge no interior de sua música; é como se os sons adquirissem personalidades próprias, distintas de sua natureza física, frutos da magia inexplicável que preside a construção da beleza intangível”.
Licia Lucas nasceu em Itu, São Paulo e começou os estudos de piano em família com a professora Nayl Cavalcante Lucas, diplomando-se posteriormente na Escola Nacional de Música na classe da professora Neida Cavalcante Montarroyos. Dotada de uma sólida formação pianística e artística obtida em prestigiosos conservatórios europeus, Licia Lucas se especializou no Brasil com Homero de Magalhães, discípulo de Alfred Cortot e na Itália com Vincenzo Vitale, descendente artístico de Thalberg, no Conservatório de Santa Cecília de Roma. Sua educação musical foi aperfeiçoada com Bruno Seidlhofer e Hans Graf da escola vienense.
Iniciou sua prestigiosa carreira conquistando o Primeiro Lugar no Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, interpretando o Concerto “Coroação” de Mozart sob a batuta do Maestro Eleazar de Carvalho. Na Itália conquistou a Medalha de Ouro no Concurso Internacional Viotti de Vercelii, sendo a mais jovem de todos os concorrentes, concedida pelo presidente do Júri o famoso pianista Arturo Benedetti Michelangeli. Desde então tem se apresentado com grande sucesso na Europa, Ásia, America Latina e Estados Unidos. Anualmente suas tournées incluem apresentações como solista de orquestras sinfônica na Europa, Rússia, Estados Unidos, México, o Caribe, Centro e Sul América. Em reconhecimento a sua trajetória artística recebeu da Nicarágua a Medalha de Ouro da Ordem “Mecenas das Artes e da Cultura Nacional”.
Entre suas gravações destacam-se as realizadas na Rússia com a Filarmônica de São Petersburgo,  com a Orquestra  da Sociedade Filarmônica de Moscou; com a Filarmônica de Turim na Itália; nos Estados Unidos com a Arpeggione Kammerorchester da Áustria;  os CDs gravados para o selo L’ART: “Il Barocco” e os “24 Prelúdios de Chopin”; o CD “Licia Lucas in Italy” gravado  na Itália no Fazioli Concert Hall e  o CD "Licia Lucas in Russia" gravado recentemente com a Orquestra Sinfônica da Rádio&TV de Moscou com o Concerto Nº2 e a Rapsódia sobre um Tema de Paganini de Rachmaninoff. Em 2014 Licia Lucas foi aclamada na Argentina como docente e recitalista na Sala Rautenstrauch no Encontro de Piano Mercosul em Bariloche e em Buenos Aires no Museu da Arte Hispanoamericana. Em 2015 recebeu a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” e o Grau de Comendadora da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.
Representante da arte brasileira da prestigiosa Série Música no Museu no Brasil e no Exterior, foi aclamada em Portugal na Sala dos Espelhos do Palácio Foz de Lisboa e na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra no 725º Aniversário de sua fundação e na Sala de Concertos da Embaixada do Brasil em Berlim. No Brasil Licia Lucas é membro Titular e ex-Presidente da Academia Nacional de Música, Membro do Comité D’Honneur da Fundação João de Souza Lima e na França é Membro do Comité D’Honneur da Fundação Franz Liszt. O livro “A Genealogia do Piano” de autoria de Licia Lucas e Marne Serrano, tem conquistado a admiração no Brasil e no exterior.  SITES:  www.licialucas.com; www.pianogenealogy.com

Comentários

Postagens mais visitadas