A INICIATIVA DISCENTE ÓPERA STUDIO UFRJ APRESENTA DUAS OPERETAS.

  

A UFRJ convida para os primeiros dois concertos oferecidos pelo Ópera Studio UFRJ, projeto discente interdisciplinar que reúne alunos dos cursos das Escolas de Música, Comunicação, Belas Artes e Educação Física e Desportos.

O Gato de Botas (El Gato con Botas), de Xavier Montsalvatge .
Após a morte do pai, um jovem moleiro recebe de herança apenas um gato, mas não se trata de um animal comum. Racional e falante, ele promete felicidade e fortuna a seu dono em troca de chapéu, espada e um par de botas. Nosso Gato de Botas é uma defesa desavergonhada dos livros e da imaginação. Tanto para crianças quanto para adultos.
Direção musical – Fabiano Muniz
Direção cênica – Antônio Ventura

Uma Educação Incompleta (Une Éducation Manquée), de Emmanuel Chabrier
Gontran é um menino rico que sempre teve uma educação de extrema qualidade e abrangência. Quando é casado, do dia pra noite, com sua prima, Hélène, percebe que não tem conhecimento sobre certos assuntos primordiais para a noite de núpcias. Sua educação está incompleta!
É uma opereta cômica de um ato que através de seus personagens cativantes discute a importância da Educação Sexual na vida dos jovens.
Elenco
Gontran de Boismassif- Luciana Burger e Sarah Salotto
Hélène de la Cerisaie- Kássia Lima e Renata Vianna
Maître Pausanias- Paulo Maria e Ricardo Abreu .

SERVIÇO

O gato de botas
Dia 28 de maio, segunda-feira, às 15h e 18:30h
Dia 29 de maio, terça-feira, às 18:30h
Dia 31 de maio, quinta-feira, às 15h e 18:30h

Uma Educação Incompleta
Dia 28 de maio, segunda-feira, às 16:30h e 20h
Dia 29 de maio, terça-feira, às 20h
Dia 31 de maio, quinta-feira, às 16:30h e 20h

Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez (Rua do Passeio, 98 – Centro, RJ)
Entrada franca

Comentários

  1. Deveria-se perguntar aos entendidos se essa é a estréia dessas duas obras no Brasil,aliás quase toda a obra de Montsalvatge por exemplo creio que nunca foi estreada por aqui.Compositor pouco tocado fora da Espanha,de nada adiantou escrever bem algumas peças concertantes para solistas como Alicia de Larrocha,Henryk Szeryng ou Nicanor Zabaleta,continua desconhecido esse compositor.O maestro brasileiro Celso Antunes gravou na Alemanha um interessante disco para comemorar o centenário do artista catalão.Esse mais alguns discos compactos de maestros como Antoni Ros Marbá,Edmon Colomer,Juanjo Mena,Lawrence Foster e Victor Pablo Pérez constituem alguns poucos registros em gravações comerciais da obra de Montsalvatge.Apesar disso,essas duas raras operetas,ambas já foram gravadas e pode-se escutá-las no SPOTIFY,assim como as outras gravações desse interessante compositor espanhol conduzidas pelos diretores listados acima .Acho que deveriam,se for o caso,anunciarem que são estreias brasileiras.Isaac Carneiro

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Agora no Brasil,com o fim praticamente das temporadas de ópera nos grandes teatros do Rio e de SP,que bom saber dessas empreitadas,com certeza são levadas adiante com poucos recursos,pois querem nos fazer crer que a miséria "é o que tem para hoje".Parabéns por desenterrarem a rara obra de Chabrier e pela homenantge a Montsalvatge,ops,homenagem a Montsalvatge!Fiz essa brincadeira pois esse é o título de um CD gravado pelo maestro Gianandrea Noseda dedicado inteiramente ao músico da Catalunha.Isaac Carneiro Victal.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Resolvi me manifestar nesse caso e parabenizei essa homenagem a Montsalvatge pois a coisa mais difícil de se encontrar no meio musical em nossos dias é gente capaz de conhecer e julgar peças de composição mais recente.Já falei sobre isso anteriormente aqui,essa qualidade de saber reconhecer quem possui talento e que não possui entre os criadores que ainda não alcançaram o status de clássicos.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas