ALGUNS MÚSICOS DEVERIAM SER JOGADORES DE VÔLEI. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

  
    Alguns músicos ou aqueles que pertencem ao meio musical clássico deveriam ser jogadores de vôlei, adoram um bloqueio. Este que vos escreve já teve o prazer de ser bloqueado e amizades desfeitas em diversas redes sociais por muitos deles. Além de músicos a lista incluí diretores de cena, coreógrafos, regentes titulares, diretores de teatros, diletantes  e afins. 
   O bloqueio é uma forma de extravasar a raiva que sentimos pelo outro. Basta um clique e a pessoa desaparece. Isso reflete a personalidade de cada um. No caso desse Blog isso ocorre quando não aceitam as opiniões contrárias ou quando são criticados pelo trabalho que exercem. 
   Alguns artistas se julgam acima de críticas, anos de estudo lhes dão a sensação que são os melhores em suas áreas, sendo assim ninguém pode reclamar. Bloqueiam todos aqueles que ousam não concordar com eles, e isso não ocorre somente com músicos, acontece com todos. 
   Falta entender que nem todos vão gostar de sua apresentação, o músico e familiares acham que é a melhor do mundo. Para isso sempre a conversa de desqualificar o que escreve.
   O artista pode fugir (bloqueando), mas não pode se esconder. Quando esta no palco ele é uma pessoa pública e qualquer um, independente de sua qualificação, tem o direito de elogiar e criticar.    
   Claro que todos gostam dos aplausos (no Brasil são muito exagerados) e do enaltecimento e ninguém gosta de críticas. O problema é que não inventaram em clique para bloquear Blogs.
Ali Hassan Ayache


Comentários

  1. Gostaria de mencionar algumas polêmicas envolvendo críticas e artistas renomados.Leonard Bernstein era constantemente atacado no New York Times por um tal de Harold Schonberg,até que após deixar o cargo na Filarmônica o regente passou a ser visto de modo mais favorável pelo crítico,este chamava Lenny de "o Peter Pan da música".O jornalista passou a gostar do maestro quando este ficou velho.Cansei de ler inúmeros críticos,incontáveis mesmo,dizendo que após Claudio Abbado a sonoridade da Filarmônica de Berlim piorou e nunca mais foi tão boa como na época de Karajan.O diretor romeno Celibidache criticava outros músicos de uma maneira desabrida(Anne Sophie Mutter era segundo o romeno"uma galinha que tocava violino").Chegou ao ponto de uma senhora,chamada Abbie Conant,ganhar uma vaga como trombonista na Filarmônica de Munique em 1980,o diretor do conjunto na audição cega atestou "é isso que precisamos".Após descobrirem uma mulher como vencedora da vaga para trombone solo,o maestro rebaixou a instrumentista para o posto de segundo trombone,dizendo "precisamos de um homem para trombonista solo".Suportou 13 anos de humilhações na orquestra esta trombonista,podemos assistí-la nos vídeos do regente interpretando a Sétima de Bruckner no Japão em 1990 e a Quinta de Tchaikovsky em Munique no ano de 1983,por exemplo.Ela processou a orquestra e ganhou 2 vezes,na primeira por discriminação e na segunda ao descobrir que ganhava menos que seus colegas homens ocupando posição similar.


    A polêmica como já havia dito aqui está em seu ambiente no meio artístico.Não vou falar agora de implicância pessoal como antes,mas de questões puramente estéticas.Existe gente que continua preferindo ouvir O Messias e a Missa em Si de Bach com Klemperer(a gravação deste da Missa foi realizada quase na mesma época que a o pioneiro registro com instrumentos de época de Harnoncourt)a musicologia interessa a alguns e a outros não.Depois de mencionar a interpretação de época,recordo de pessoas que não gostam de música clássica,mas só de música barroca,ou moderna,ou só de peças bem populares dos grandes compositores,pessoas para quem Wagner não significa nada,ou ignoraram Bach completamente.


    Como em arte não existem verdades absolutas,nem uma única maneira correta de se fazer as coisas,o mais estranho a se imaginar seria um crítico não se envolver em polêmica.Virar um papagaio poliglota como o Irineu Perpétuo,ai minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!Um papagaio bem treinado,frequentou boas escolas,a universidade,capaz de falar sobre muitos assuntos bem eruditos e em línguas estrangeiras,mas que não pensa por si.Não é este só o caso do Irineu,muitos desses papagaios estão empoleirados na Concerto e em jornais sem nunca na vida terem falado nada que destoasse socialmente.Foi espantoso para mim observar uma pessoa que se declara de esquerda o caso do Irineu usar um jargão como "blog sujo" para se referir a um blog independente,sendo que ele mesmo colabora em um desses blogs que a direita popularizadora deste o termo chama de sujos,o Nocaute.Para ele somos um blog sujo,merecemos pouco crédito,devemos fazer parte de um grande bloco de sujos e os grandes jornais e seus colunistas merecem a priori mais crédito que a gente.Foi isso que deu a entender.Fazendo uma comparação,seria como se alguém do governo,o próprio presidente por ex.,começasse a usar jargão gay e declarasse publicamente algo assim "acabei de me reunir com Paulo Guedes,ele trouxe uns banqueiros também,ai que gente careta,a reunião foi uó!"Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  2. Por que alguém como o Irineu, com tanta bagagem de conhecimento musical e linguístico, despreza opiniões bem fundamentadas? É um mistério, para mim ou é insegurança ou então espírito não democrático, aquele que só aceita elogios

    ResponderExcluir
  3. O bom senso diz que quando a critica não é construtiva nem precisa ser feityf

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas