QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SP INTERPRETA OBRAS DE DVORÁK E BRAHMS.


Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo, realiza dois concertos dedicados ao compositor Antonín Dvorák em junho na Sala do Conservatório na Praça das Artes.  As apresentações de Betina Stegmann (violino); Nélson Rios (violino); Marcelo Jaffé (viola) e Rafael Cesário (violoncelo) acontecem nas quintas-feiras 13 e 27, sempre às 20h, e contam com convidados especiais em cada data. Os ingressos custam R$ 20.
No primeiro concerto, dia 13, o grupo se apresenta junto ao violista dinamarquês Asbjorn Norgaard. Os músicos iniciam o programa com Quinteto op. 97, de Antonín Dvorák. O talento musical do compositor forçou sua família a sair da pequena Nelahozeves, na República Tcheca, e se mudar para Praga, capital do país, onde ganharia a vida tocando viola na Orquestra do Teatro Provisional.
Com uma obra de caráter nacionalista, Dvorák ficou conhecido por integrar elementos folclóricos tchecos à música clássica sinfônica. Quando foi professor do Conservatório de Praga insistiu que os alunos se dedicassem ao estudo do folclore do seu país.  Ele também chegou a ser diretor do Conservatório Nacional de Música de Nova York, nos Estados Unidos, onde teve contato com a música americana. Aos poucos, o músico ganhou fama e reconhecimento também por toda a Europa.
O Quarteto também irá executar a peça Quinteto para Viola Op. 88, de Johannes Brahms, amigo e mentor de Dvorák. A peça é um dos últimos trabalhos de música de câmara para cordas do compositor. Considerado por ele uma das suas melhores obras, Brahms garantiu para o seu editor Fritz Simrock: “você nunca recebeu de mim um trabalho tão bonito”.
Na quinta-feira 27, o Quarteto continua com a homenagem ao compositor Antonín Dvorák. Neste concerto, os músicos recebem o pianista Yuri Pingo para interpretar Dança Eslava, op.72 nº2 e Quinteto, op.81.

PROGRAMA
Dia 13 de junho, quinta-feira
Antonín DvorákQuinteto op. 97 em Mi bemol maior
Joahnnes Brahms 
Quinteto op. 88
Dia 27 de junho, quinta-feira
Antonín Dvorák
Dança Eslava op. 72 Nº 2
Antonín Dvorák
Quinteto op.81

Ensaio aberto gratuito
Um dia antes de cada apresentação, 12 e 26, às 18h, os músicos realizam um ensaio aberto e gratuito para o público também na Sala do Conservatório. Essa é uma ótima oportunidade para acompanhar e aprender sobre o processo musical e as obras do repertório.
SERVIÇO
Quarteto de Cordas da Cidade de SP toca Dvorák
Dia 13 de junho, quinta-feira, às 20h
Dia 27 de junho, quinta-feira, às 20h
Sala do Conservatório – Praça das Artes (Av. São João, 281 – São Paulo)
Ingresso: R$ 20 pelo site eventim.com.br ou pela bilheteria.
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, e sábados e domingos, das 10 às 17h.

Bilheteria da Praça das Artes – Sala do Conservatório
Funcionamento: 2h antes no dia do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas