GISELLE, O BALÉ DO INJUSTIÇADO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



   Giselle é um dos balés mais populares de todos os tempos.
 A música de Adoph Adam é simples, com melodias fáceis, ingênuas , as vezes até bobinhas. Mas caiu no gosto do público.
   O compositor teve 3 semanas para compor a obra e utilizou trechos de outro balé de sua autoria, Le Pirate. Um personagem do libreto chama a atenção.
   Hilarion é o personagem mais injustiçado da história do balé, homem de coração puro e apaixonado faz de tudo para mostrar a Giselle que esse tal de Albrecht não passa de um pilantra de segunda categoria e o consegue. Mas a moça está apaixonada e quando isso acontece parece que ela não consegue pensar. 
   Prova a Giselle que o príncipe mauricinho é noivo de outra,  ou seja, um grande mentiroso. O que ele ganha com isso, a morte. Vai visitar a moça em seu túmulo e leva uma pataquada das Willis que o mandam ao cemitério. 
   O que a heroína faz mesmo depois de morta para o homem que tentou abrir seus olhos? Nada, deixa ele ir para o inferno sem dó. 
   Giselle em sua paixão arrebatadora salva o pilantra, aquele que mentiu para ela dizendo que era pobre, sem compromisso e provocou sua morte. Ele vivo para aprontar bastante e ela mortinha da silva. Que amor aguenta tanta sacanagem! 
Mulheres do meu Brasil vocês fariam isso?
 Ali Hassan Ayache

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas