MADAMA BUTTERFLY, A GUEIXA APAIXONADA DE PUCCINI TERÁ MONTAGEM DA CIA ÓPERA SÃO PAULO.
Com apresentações na capital e interior do Estado de São Paulo, um dos mais populares títulos do compositor toscano Giacomo Puccini, “Madama Butterfly” terá seis récitas em uma produção da Cia Ópera São Paulo.
A ópera em três atos teve sua estreia mundial no Teatro ala Scala de Milão no ano de 1904. Cenários, figurinos, orquestra e coro farão apresentações em Santo André, São Paulo e Jacareí. Com realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, Prefeituras Municipais de Jacareí e Santo André e Cia Ópera São Paulo. A viabilização do projeto foi possível com o patrocínio da Colgate.
A regência da Orquestra Sinfônica de Santo André está a cargo do maestro Abel Rocha e a direção cênica é de Jorge Coli que é professor da UNICAMP, crítico e jornalista da Folha de São Paulo.
A gueixa Cio Cio San ou Madama Butterfly será protagonizada pela soprano Marly Montoni, que já consolidou sua importância no cenário da ópera no Brasil. Além dos tenores Fernando de Castro e Paulo Paolillo, que interpretam o marinheiro americano Pinkerton, e grande elenco formado pelos solistas Tomás David, Ulisses Montoni, Luiz Gustavo Lassen, Marcelo Mesquita, Catarina Taira, Marcus Ouros, Alex Meister e Cristiane Mesquita.
Responsável pela montagem da ópera, a Cia Ópera São Paulo está sob a direção geral e artística de Paulo Abrão Esper, coordenação geral de Alberto Marcondes e produção de Willian Nunes.
A história se passa na cidade de Nagasaki (Japão), onde o casamenteiro Goro prepara o enlace do marinheiro norte americano com Butterfly. A jovem gueixa, de apenas 15 anos de idade, abandona a própria religião às escondidas para seguir aquela do futuro marido, o que a faz ser desprezada pela família e amigos. Após a noite de núpcias, Pinkerton retorna aos Estados Unidos e deixa Cio Cio San grávida.
Três anos depois, o esposo retorna à cidade japonesa com o intuito de desfazer o matrimônio, pois já estava casado com uma jovem americana. Ao saber da existência do filho por meio de Sharpless, cônsul americano em Nagasaki, Pinkerton resolve levar a criança consigo.
A pobre e apaixonada Madama Butterfly, que após viver esses anos na esperança da volta do marido, decide suicidar-se, declarando que é preferível morrer com honra a viver sem ela. Triste fim para uma jovem gueixa de apenas 18 anos.
Serviço
Classificação Etária Indicativa: 8 anos
Duração: 2 horas e meia (com intervalo)
Santo André – SP
Sábado, 19 de outubro de 2019, 19h
Domingo, 20 de outubro de 2019, 18h
Teatro Municipal “Flávio Florence”
Ingressos: Retirada gratuita 1 hora antes de cada apresentação
São Paulo – SP
Sexta-feira, 25 de outubro de 2019, 20h (Dia Mundial da Ópera)
Domingo, 27 de outubro de 2019, 17h
Teatro Sérgio Cardoso
Ingressos: Retirada gratuita 1 hora antes de cada apresentação
Comentários
Postar um comentário