TURNÊ DA CIA ITALIANA KATAKLÒ ATHLETIC DANCE THEATER


Ministério da Cidadania, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS – e Sul América apresentam Kataklò Athletic Dance Theatre.
Reconhecida por promover a união de dança e esporte, a companhia italiana Kataklò Athletic Dance Theatre faz uma extensa turnê pelo Brasil, passando por cinco capitais, entre outubro e novembro: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Salvador.
Fundada em 1995, a trupe apresenta o espetáculo “Eureka, inédito no Brasil e interpretado por atletas-bailarinos. A companhia é dirigida por Giulia Staccioli, diretora artística, coreógrafa e fundadora de Kataklò, além de atleta olímpica de ginástica rítmica.
A turnê tem início em Belo Horizonte, na quarta-feira, dia 30 de outubro, às 21h, no Sesc Palladium. Em seguida, as apresentações acontecem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos dias 01, 02 e 03 de novembro de sexta-feira a domingo. A próxima parada é em São Paulo, com encenações na terça e quarta, dias 05 e 06 de novembro, no Teatro Alfa.
A capital paranaense – Curitiba – recebe a companhia no sábado, dia 09 de novembro, para apresentação única no Teatro Guaíra. Fechando a temporada brasileira, Salvador recebe o espetáculo na terça, dia 12 de novembro, no Teatro Castro Alves.
O espetáculo integra o Circuito SulAmérica de Música e Movimento, programa de fomento da seguradora SulAmérica que investe em ações para o desenvolvimento social e cultural por meio da arte, música e dança, trazendo uma agenda diversificada durante o ano todo nas diversas regiões do país.
A turnê conta, ainda, com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS – e da Rede Windsor Hotéis, além de apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Concremat.

Eureka, de Giulia Staccioli
Eureka (do grego “encontrei”) refere-se à famosa exclamação do matemático grego Arquimedes para comemorar e compartilhar com seu povo uma descoberta surpreendente que acabara de acontecer.
Giulia Staccioli também comunica com a mesma força do cientista antigo sua visão reelaborada e inédita de ideia e o desejo de compartilhar com seu público a busca de um novo movimento, expressivo, intenso, teatral, sempre compreensível de imediato e apreciado por todos. Os dois tempos do espetáculo são muito diferentes um do outro: o primeiro é intenso, poético, evocativo, quase em preto e branco, sendo o corpo e a luz os protagonistas; já o segundo é colorido, enérgico, envolvente e irônico.
Eureka é um espetáculo em quadros, cujo coração pulsante é representado pelas extraordinárias características físicas e expressivas de seis artistas, já aplaudidos pelos espectadores brasileiros em Play, nas Olimpíadas do Rio de 2016.
Neste espetáculo, os jovens artistas têm uma nova responsabilidade e uma dificuldade imensa, difícil de gerir: a de compartilhar o palco com algumas pessoas do público desejosas de participarem de uma maneira ativa e performática para o sucesso do show.
Os espectadores-atores tornam-se assim, em cada apresentação, componentes únicos e originais para a encenação daquela ideia extraordinária que Staccioli deseja oferecer.
A participação de extras – dos quais não é exigida qualquer preparação atlética ou teatral específica – será gerida e orientada pela companhia em colaboração com a produtora, cabendo a Staccioli a tarefa de instruir todas as noites sobre os papéis e tarefas duas horas antes do espetáculo.
Eureka é compartilhamento de uma experiência vivida, é cumplicidade entre teatro e ação, é colaboração generosa entre as partes, é uma alegria para os olhos e uma arte a serviço da participação humana duradoura.
Os jovens artistas são todos formados na Accademia Kataklò Giulia Staccioli, a primeira academia de formação e treinamento profissional dedicada a artistas de Teatro Atlético de Dança, criada em Milão em 2010, dentro do DanceHaus Susanna Beltrami.


Comentários

Postagens mais visitadas