CONCERTOS QUE NUNCA OUVIMOS NUM CONCERTO. ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


Eis um punhado de peças concertantes maravilhosas,obras-primas que pouco são abordadas pelos solistas em concertos ao vivo,por outro lado foram gravadas várias vezes de maneira muito feliz.


Rautavaara: Concerto para Piano número 1. Uma peça cheia de acordes bem dissonantes mas linda,envolve o ouvinte numa atmosfera noturna,com recurso a distantes toques jazzísticos no finale. Modernismo atmosférico que nos transporta até as frias regiões de onde veio o compositor.Esse é na verdade o grande músico da Finlândia,produziu obras-primas nos mais diversos gêneros.Digo isso sendo uma pessoa também aficionada pela música de Sibelius.Gravação recomendada Laura Mikkola solo,Orquestra Nacional Real da Escócia,Hannu Lintu.


Szymanowski: Concerto para Violino número 2.Estamos diante de um dos artistas mais originais de sua época,o modernismo desse polaco assimilou Debussy ou Scriabin de modo extremamente pessoal,da mesma maneira que fez com os cantos e danças populares de seu país natal.Dele pode-se dizer que "não seguiu nenhuma escola nem deixou seguidores que o imitassem".Gravações recomendadas(nesse caso felizmente temos vários ótimos registros para indicar)Frank Peter Zimmermann/Antoni Wit,Henryk Szeryng/Jan Krenz,Thomas Zehetmair/Simon Rattle,Benjamin Schmid/Daniel Raiskin,Lydia Mordkovitch/Vassily Sinaisky.


Dohnanyi: Variações sobre uma Canção de Ninar, para o entretenimento das pessoas espirituosas e aborrecimento dos outros.Um verdadeiro caleidoscópio da belle époque,usando o mesmo tema que outrora Mozart trabalhou em singelas variações,o compositor faz referência a uma coleção de técnicas acadêmicas de música séria e nos recorda em diversas passagens peças dos músicos mais afamados do momento,nos idos de 1914.A característica principal da obra é a exibição de domínio formal por parte do autor aliada ao humor e a curiosa escolha de uma cantilena dessas para servir de base a uma monumental série de variações.Gravações recomendadas(também nesse caso temos várias ótimas gravações para indicar).Andras Schiff/Solti,Julius Katchen/Adrian Boult,Eldar Nebolsin/JoAnn Fal letta,Howard Shelley/Matthias Bammert,Zoltán Kocsis/Iván Fischer,Cristina Ortiz/Kazuhiro Koizumi,Jorge Luis Prats/Enrique Bátiz..

Isaac Carneiro Victal.

Comentários

  1. A OSESP preferiu tocar bobagens de Bernstein e Gershin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou preparar uma listinha só com obras-primas do repertório da Alsop que a mesma nunca regeu por aqui,sabe-se lá o motivo.Isaac Carneiro Victal.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas