"O PERU DE NATAL" ÓPERA TEM ESTREIA MUNDIAL NO THEATRO SÃO PEDRO/SP

O Theatro São Pedro, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado sob a gestão da Santa Marcelina Cultura, encerra a temporada lírica de 2019 com uma estreia mundial: a ópera O Peru de Natal, do compositor brasileiro Leonardo Martinelli.
Baseada em conto de Mário Andrade e com libreto de Jorge Coli, o título é uma coprodução entre a Santa Marcelina Cultura, a Cia Ópera São Paulo e a Dinâmica Produções. A montagem terá duas récitas, nos dias 14 de dezembro, sábado, às 20h, e no dia 15 de dezembro, domingo, às 17h. Os ingressos vão de R$ 15,00 (meia) a R$ 30,00.
A montagem, que reúne a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, tem direção musical de Miguel Campos Neto, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, e direção cênica de Mauro Wrona. Completam a equipe, a cenógrafa Giorgia Masetani, a figurinista Laura Françoso, e a iluminadora Kuka Batista.
No elenco, Pedro Côrtes interpreta Raul; Tati Helene, a mãe Maria Luísa; Daiane Scales, a tia Tidinha; e Tatiane Reis, Rose, amante de Raul; além de Eduardo Gutiérrez, como o Pai, e Arthur Medeiros, como o Peru.
Com relação ao processo de composição, Leonardo Martinelli destaca como valoriza a relação entre música e texto. “Uma escrita vocal que preze a musicalidade inerente às palavras, mas que ao mesmo tempo explore relações afetivas complexas, para além de uma mera confirmação sonora do significado verbal, que não se reduza a uma ‘trilha sonora’ do enredo. Esse foi certamente o maior desafio do Peru: o conto original de Mário de Andrade dá abertura a muitas interpretações. O libreto de Jorge Coli me deu acesso musical a esse enredo, e coube a mim elaborar uma música que ao mesmo tempo se alinhe à narrativa, mas que também permita uma compreensão para além dela. Para isso, foi fundamental estabelecer um processo colaborativo com os cantores do elenco e o diretor de cena, o Mauro Wrona”.

Sinopse
Na São Paulo de 1917, em plena primeira guerra mundial, Raul, sua mãe Maria Luísa e sua tia Tidinha, vivem o marasmo do luto pelo pai, falecido há alguns meses. A família, naufragada no pesar e na tristeza, vive ainda sob as vibrações do morto, que não era dado a alegrias, acolchoado no medíocre, metódico e conservador. Com a chegada do Natal, o jovem Raul interrompe o luto familiar e anuncia que quer comer peru na ceia. A ideia anima a mãe Maria Luísa e escandaliza a tia Tidinha, para quem não há motivos para festa. Tomado por grande afeto por suas “duas mães”, o jovem bate o pé e fica encarregado de todos os preparativos. Na hora do banquete, surgem as figuras dos dois defuntos – o pai e o peru –, que lutam pela moral da história.
SERVIÇO:

Miguel Campos Neto, regência
Mauro Wrona, direção cênica
Elenco
Academia de Ópera do Theatro São Pedro
Orquestra Jovem do Theatro São Pedro

Pedro Côrtes, RAUL
Tati Helene, MARIA LUÍSA (participação especial)
Daiane Scales, TIDINHA
Tatiane Reis, ROSE
Eduardo Gutirrez, O PAI
Artur Medeiros, O PERU

14 de Dezembro as 20h e 15 de dezembro as 17h.

Tempo de Duração: 1h

Comentários

Postagens mais visitadas