MELHORES E PIORES DE 2019 PELO BLOG DE ÓPERA & BALLET: MELHOR DIREÇÃO DE CENA.

   


   A ópera "Rigoletto" apresentada no Theatro Municipal de São Paulo teve excelente direção de cena de Jorge Takla, este se encontra muitos  níveis acima dos diretores nacionais. Já ganhou em 2019 e parece que sua soberania vai durar por muitos anos. 
   A montagem foi impactante. A estética visual do Rigoletto prova que a tradição operística pode caminhar ao lado de montagens modernas sem perder a essência. Jorge Takla dirige de forma a traduzir o enredo em cenas de fácil compreensão. A abertura dá um soco no estômago mostrando o terror que será o caminhar da história com a nudez feminina exposta. A economia de recursos com as projeções não atrapalha a fluidez das cenas. O encontro entre Rigoletto e Sparafucile perde a intensidade dramática devido à falta de cenários. A cena final com o mar ondulando ao fundo é um requinte de rara beleza. Takla entende a voz lírica e coloca os solistas de vozes menores na ponta do palco ajudando na projeção.
Ali Hassan Ayache

   "Uma segura, competente e muito adequada direção de cena do experiente Jorge Takla. Diga-se de passagem que a produção é originária do Teatro Colón de Buenos Aires, onde estreou em março 2019; porém cenários e figurinos foram reproduzidos novamente aqui na central técnica do TMSP. No ato III, às margens do rio Mincio, em noite sinistra, as imagens projetadas tornaram a cena espetacular. " Marco Antônio Seta, Rigoletto, Theatro Municipal de São Paulo, Blog de Ópera & Ballet.

Comentários

Postagens mais visitadas