THEATRO MUNICIPAL DE SP HOMENAGEIA MAESTRINA NAOMI MUNAKATA.


Coral Paulistano canta Maurice Duruflé em vídeo para lembrar a regente titular do grupo que neste domingo, 31 de maio, completaria 65 anos de idade



O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, presta uma homenagem à maestrina que, desde julho de 2016, era a regente titular do Coral Paulistano – corpo artístico criado na década de 1930 por iniciativa do escritor Mário de Andrade – mas que há dois meses nos deixou em decorrência de complicações por infecção de Covid-19. Um talento extraordinário da música que completaria 65 anos de idade neste domingo, 31 de maio.

O tributo em memória à maestrina traz o Coral Paulistano cantando a capella Ubi Caritas, o primeiro de quatro motetos escritos pelo compositor francês Maurice Duruflé. Um canto gregoriano cujo texto sacro traz a mensagem: Onde há caridade e amor, Deus está aí. A música era muito apreciada pela regente e interpretada pelo coro nos concertos, daí a escolha. Cada um dos 45 coralistas aparecem cantando de suas casas. A regência é da agora maestrina titular interina Maíra Ferreira, amiga e parceira de trabalho de Naomi. O vídeo editado entra no ar às 11h30 deste domingo, 31, no YouTube do Theatro Municipal.

Naomi Munakata iniciou os estudos musicais ao piano com apenas quatro anos de idade e começou a cantar aos sete, no coral regido por seu pai – Motoi Munakata. Estudou violino, harpa e formou-se em Composição e Regência em 1978 pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, na classe de Roberto Schnorrenberg.

Por duas décadas foi regente do Coro da Osesp e foi diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo, diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado, regente-assistente do Coral Paulistano e professora na Faculdade Santa Marcelina e na FAAM.

Comentários

  1. Naomi é uma artista em harmonia com sua essência e só posso dizer seu nome no presente.

    ResponderExcluir
  2. Já tenho muitas saudades de seus programas na Rádio Cultura, quantas vezes eu perguntei para ela: Qual era aquela música mesmo...Sem dúvida ela continuará sendo uma referência na música Coral...Saudades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas