FAGOTE, CLARINETE E PIANO NO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA.

 


No dia 20 de maio, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta dois duos, Fábio Cury (fagote) e Luiz Guilherme Pozzi (piano) e Jairo Wilkens (clarinete) e Clenice Ortigara (piano), no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. Grátis!

 

Fábio Cury é Livre Docente do Departamento de Música da ECA-USP. Atuou como intérprete, professor e palestrante em eventos na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Eslovênia, Inglaterra, França, Portugal, Espanha, China e Japão. Luiz Guilherme Pozzi foi classificado em 1º lugar na Escola Superior de Música de Freiburg, na Alemanha. Foi premiado com bolsa integral da “Internationale Klavierakademie Murrhardt”. Foi diplomado quando estudou com o grande pedagogo russo Alexander Satz, na Universidade de Artes de Graz, na ÁustriaFábio Cury e Luiz Guilherme Pozzi interpretarão obras de Aylton Escobar, Claudio Santoro, José Siqueira e Osvaldo Lacerda.

 

Duo Palheta ao Piano registrou em três CDs e um DVD um acervo histórico da música de câmara brasileira realizando gravações inéditas com grande repercussão da crítica internacional. No recital, o duo tocará obras de Guerra Vicente, José Siqueira, Osvaldo Lacerda, Radamés Gnatalli e Villani-Côrtes.

Fundado em 1984, o Centro de Música Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos que sobrevive com recursos próprios, adesões de músicos e parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que cede o auditório. “O objetivo principal é defender e difundir a música erudita brasileira”, conta Eudóxia de Barros, presidente do CMB.

 

Programa

 

Fábio Cury (fagote) e Luiz Guilherme Pozzi (piano)

 

Claudio Santoro - Duo for bassoon and piano

 

José Siqueira - Três Estudos para Fagote e Piano (Ad libitum/allegro, Tempo di Modinha, Allegro scherzos)

 

Aylton Escobar - Cantares para Airton Barbosa

 

Osvaldo Lacerda - Sonata para fagote e piano (Moderato, Andantino con Moto e Allegro)

 

Duo Palheta ao Piano - Jairo Wilkens (clarinete) e Clenice Ortigara (piano)

 

José Guerra Vicente - Cenas Cariocas para Clarinete e Piano (Valsa Seresteira, Modinha e Choro)

 

Edmundo Villani-CôrtesLuzÁguas Claras

 

José Siqueira - Sonatina (Allegro molto, Dolentemente e Allegro)

 

Osvaldo Lacerda - Valsa-Choro

 

Radamés Gnattali - Sonatina em Ré Maior para Flauta e Piano (Allegro Moderato, Expressivo e Allegro: Lembrando Pixinguinha)Transcrição para Clarinete de Jairo Wilkens

 

Temporada 2023 do Centro de Música BrasileiraAuditório Escola Americana – Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana MackenzieSempre aos sábados, às 18hGrátis!

 

17 de junho

Adélia Issa (canto) e Renato Figueiredo (piano)

Orquestra de Cordas Laetare, regente Muriel Waldman - Solista Leonardo Feichas (violino)

 

19 de agosto

Sandro Bodilon (canto) e Scheilla Glaser (piano)

Max Barros (piano)

 

16 de setembro

Paulo Gazzaneo (piano)

Coro Sinfônico Jovem de Goiás, regente Weber Assis

 

21 de outubro

Fábio Bartoloni (violão)

Vagner Ferreira (piano)

 

18 de novembro

Antônio Carlos Magalhães (cravo)

Coro Osvaldo Lacerda, regente Bruno Costa

 

Currículos

Fábio Cury é professor Livre Docente do Departamento de Música da ECA-USP. Integrou, como fagotista solista, as mais importantes orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Atuou como Diretor da Orquestra Sinfônica da OSUSP de 2018 a 2022. Versátil solista e camerista, seu trabalho tem colaborado para revelar facetas pouco conhecidas de seu instrumento. Foi membro fundador da Camerata Aberta, grupo totalmente dedicado ao repertório contemporâneo com o qual foi premiado pela APCA e pela Revista Bravo. Seus esforços em prol da divulgação da música brasileira encontraram reconhecimento com o prêmio de Melhor Álbum de Música Erudita conferido pela APCA, em 2010, ao CD Novas e Velhas Cirandas: Música Brasileira para Fagote e Orquestra. Lançou ainda Mignone por Fábio Cury: 16 Valsas para Fagote Solo, pelo selo SESC, e Santoro Inédito, pelo selo Água Forte. O álbum Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach registra sua estreia com os instrumentos históricos. Gravou ainda música de câmara para os selos Paulus, Meridian (Inglaterra) e Brasil Meta Cultural - Lindoro (Espanha), em que se destacam suas participações no Opus Brasil Ensemble e no Quinteto Zephyros.Sua atividade multifacetada e a especial atenção que concede à música brasileira credenciaram-no como presença marcante não só em praticamente todos os festivais de música e séries de música de câmara no Brasil como também à frente das mais prestigiosas orquestras brasileiras. Da mesma forma, já atuou como intérprete, professor e palestrante em eventos na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Eslovênia, Inglaterra, França, Portugal, Espanha, China e Japão entre outros países.

O pianista Luiz Guilherme Pozzi graduou-se na classe da pianista russa Olga Kiun, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Posteriormente foi classificado em 1º lugar com a nota máxima na prova de admissão da Escola Superior de Música de Freiburg, na Alemanha, onde aperfeiçoou-se com o professor russo Felix Gottlieb. Nesse mesmo ano foi premiado com a bolsa integral da “Internationale Klavierakademie Murrhardt”, concorrendo com pianistas do mundo todo. Em seguida integrou a classe do grande pedagogo russo Alexander Satz, na Universidade de Artes de Graz, na Áustria, onde foi diplomado com distinção.

O pianista é mestre em música pela Universidade de Campinas e doutor pela Universidade de São Paulo. Em seu pós-doutorado, também pela USP, tratou sobre a flexibilidade de tempo na execução das obras de Beethoven. Além de se apresentar regularmente como recitalista, camerista e solista em concertos com orquestra, Pozzi é professor de piano e música de câmara na Escola de Música do Estado de São Paulo, na Faculdade Santa Marcelina, assim como dá aulas piano na USP. Seus alunos participam ativamente da vida musical nacional, sendo convidados para se apresentarem em recitais e concertos com orquestra por todo o país e detêm mais de uma centena de distinções e premiações em concursos nacionais e internacionais de música.

O CD de estreia do pianista, gravado ao vivo com a Sonata Op. 5 de Brahms e a Sonata em si menor de Liszt, foi ganhador do 26o Prêmio da Música Brasileira, o prêmio máximo da indústria fonográfica do país.

 

Com 23 anos de atividade ininterruptos o Duo Palheta ao Piano é o único duo camerístico clarinete-piano em atividade no Brasil, conquistando primeiro prêmio em 15 importantes concursos de música de câmara no Brasil e exterior como: Academia Nacional de Música (2001 e 2004), Artist Presentation Society Audition (EUA, 2008) e o III Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos (2013). Participaram como artistas convidados nas convenções ClarinetFest 2008, ClarinetFest 2010 e ClarinetFest 2014, promovidos pela International Clarinet Association. Em 2015 estiveram em turnê na Alemanha, em 2016 nos Estados Unidos e em 2018 na França. Registraram em três CDs e um DVD um acervo histórico da música de câmara brasileira realizando gravações inéditas com grande repercussão da crítica internacional “…their performances and interpretations are substantive and compelling, and they have accomplished a great service to Brazilian music” (The Clarinet, Vol. 42, nº 2, March 2015).Discografia: Obras Brasileiras para Clarinete e Piano (2013), Viagem Infinita (2017), Música Brasileira para Clarinete e Piano CD/DVD (2019) disponíveis para streaming nas plataformas digitais.

                       

Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 349 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal).Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

Vídeos

Duo Palheta ao PianoValsa Choro de Osvaldo Lacerda - https://youtu.be/cmdLx37HvUIÁguas Claras de Villani-Côrtes - https://youtu.be/it2CVHBdsVE

Fotos https://drive.google.com/drive/folders/1cdDnsy55r_XPY9tvy32I5jvv3JByXITA?usp=sharing

 

Serviço:

 

20 de maio, sábado, às 18h

 

Centro de Música Brasileira

Fábio Cury (fagote) e Luiz Guilherme Pozzi (piano)

Duo Palheta ao Piano - Jairo Wilkens (clarinete) e Clenice Ortigara (piano)

 

Local: Auditório Escola Americana – Campus HigienópolisUniversidade Presbiteriana MackenzieRua Piauí, 130HigienópolisPróximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie

Tem acessibilidade

130 lugares3 cadeiras maioresEspaços para cadeirantesBanheiro adaptado

Duração: 2h

Classificação Livre

 

Grátis!

Comentários