OSESP TOCA COM REGENTE MARTYN BRABBINS E PIANISTA JEAN-EFFLAM BAVOUZET, QUE TAMBÉM FAZ RECITAL SOLO.

Martyn Brabbins

 Orquestra se apresenta com maestro britânico e solista francês entre quinta-feira (25/mai) e sábado (27/mai); no domingo (28/mai), Bavouzet estrela edição da 'FIP Clássica'; performance de sexta-feira (26/mai) será transmitida ao vivo no canal da Osesp no YouTube.

Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp se apresenta na Sala São Paulo entre quinta-feira (25/mai) e sábado (27/mai) sob a batuta do maestro britânico Martyn Brabbins e convida nestes concertos o pianista francês Jean-Efflam Bavouzet. O programa traz duas obras do mestre Wolfgang Amadeus Mozart (a Abertura da ópera O Rapto do Serralho e o Concerto nº 12 para Piano, este com Bavouzet) e a Sinfonia Londres, do também britânico Vaughan Williams. Depois, no domingo (28/mai), Bavouzet retorna sozinho ao nosso palco para um recital da Festa Internacional do Piano – FIP Clássica. O repertório terá obras adoradas de Chopin e Debussy, além das Doze Notações de Pierre Boulez. Vale lembrar que a performance de sexta-feira (26/mai), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal da Osesp no YouTube.A abertura da ópera O Rapto do Serralho, escrita por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) em 1782, lança mão de inúmeros recursos de caracterização. É exuberante, tem instrumentação rica e alterna sonoridades “ocidentais” com evocações do Oriente. Ela introduz o ouvinte ao clima festivo da obra, com as madeiras ágeis enfatizadas pelo flautim brincalhão. Na seção central contrastante, os instrumentos de palheta conversam com as cordas, estabelecendo uma atmosfera de dolente expressividade, que serve para dar ainda mais brilho à volta da música esfuziante do início. Ao descrever esta abertura em carta a seu pai, Mozart assegura que mesmo alguém que tivesse dormido muito mal na noite anterior não conseguiria permanecer indiferente a seu encanto. Diante da sua música espirituosa, ao mesmo tempo desafiadora e insinuante, só podemos concordar com a afirmação.Foi para se livrar do jugo de Hieronymus Von Colloredo, o príncipe-arcebispo de Salzburgo que foi conhecido por ser autoritário, arrogante e pouco generoso, que Mozart resolveu tentar a sorte em Viena, como músico independente. Os quatro anos que se seguiram, com altos e baixos financeiros, foram bastante produtivos, e a reputação de Mozart como compositor e solista cristalizou-se. As obras desse período são permeadas pela sensação de liberdade recém-conquistada. Durante a estadia em Viena, Mozart comporia um número notável de concertos para piano. Dentre esses, o Concerto nº 12, escrito para a temporada musical do inverno de 1782, caracteriza-se pela construção límpida, pelo equilíbrio formal, pela invenção melódica inesgotável e, principalmente, pela escrita hábil, de resultados imediatos, que anuncia as grandes qualidades da música de maturidade do compositor.A primeira menção à Sinfonia nº 2 em Sol Maior – Londres consta numa carta de Ralph Vaughan Williams (1872-1958) para o compositor Cecil Sharp (1859-1924), em julho de 1911: “Estou no meio de uma grande obra e, a menos que eu sofra um bloqueio, não pretendo largá-la”. Isso sugere que a composição pode ter sido iniciada já em 1910. Apesar de sua base programática, a Sinfonia não deixa de ser música “absoluta”. A influência de Edward Elgar é evidente e foi admitida, mas é óbvio que a peça era contemporânea de Petrushka, de Stravinsky, e Noturnos e La Mer, de Debussy. No entanto, todas essas influências são absorvidas numa das obras mais características de Vaughan Williams, sua sinfonia preferida, entre as nove que compôs.Festa Internacional do Piano – FIP Jazz e Clássica tem o patrocínio do Bradesco, copatrocínio da igc e apoio do Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OsespFundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp estreou no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas – o primeiro como convidada da série oficial de assinaturas da casa, o segundo com o elogiado projeto Floresta Villa-Lobos.Martyn BrabbinsDiretor Musical da English Nacional Opera, Brabbins é reconhecido como um dos maiores maestros da atualidade. Foi Regente Titular da BBC Scottish Symphony e da Royal Flemish Philharmonic. Atua como professor de regência do Royal College of Music e do Conservatório Real da Escócia. Em sua destacada carreira, participou de mais de 150 gravações, muitas das quais vencedoras de prêmios, e é convidado frequente de orquestras, tais como a Royal Concertgebouw, a Sinfônica de São Francisco, a Sinfônica Alemã e a Sinfônica Metropolitana de Tóquio, assim como a Philharmonia, a Sinfônica da BBC e dentre algumas das mais importantes orquestras do Reino Unido. Em sua homenagem, em 2019, o festival BBC Proms convidou 14 compositores a elaborarem um tributo ao destacado maestro inglês e ao seu legado.Jean-Efflam BavouzetO premiado pianista francês é frequentemente convidado de orquestras como a Sinfônica da BBC, a Filarmônica de Londres, a Sinfônica de São Francisco e The Cleveland (EUA). Dentre os destaques da Temporada 2022-23, além da Osesp, é convidado da Sinfônica de Sydney, da Metropolitana de Tóquio, da Sinfônica da Rádio de Praga, da Filarmônica de Marselha e do Festival de Budapeste. Suas performances de Mozart, Beethoven e Hadyn atingiram bastante repercussão, sobretudo aquelas realizadas junto à Orquestra Filarmônica de Strasbourg e ao Festival Bishwiller. Gravando exclusivamente com o selo Chandos, recentemente finalizou as sonatas completas de Haydn para piano. Seu album The Beethoven Connection foi elogiado por importantes publicações, como GramophoneBBC Music e The New York Times.

PROGRAMAS

TEMPORADA OSESP: MARTYN BRABBINS E JEAN-EFFLAM BAVOUZET

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOMARTYN BRABBINS regenteJEAN-EFFLAM BAVOUZET pianoWolfgang A. MOZARTO Rapto do Serralho, KV 384: AberturaConcerto nº 12 para Piano em Lá Maior, KV 414 (385p)Ralph VAUGHAN WILLIAMS | Sinfonia nº 2 em Sol Maior - Sinfonia Londres

FESTA INTERNACIONAL DO PIANO – FIP CLÁSSICA: JEAN-EFFLAM BAVOUZET

JEAN-EFFLAM BAVOUZET pianoClaude DEBUSSY | Balada EslavaFrédéric CHOPIN | Balada nº 2 em Fá Maior, Op.38Claude DEBUSSY | MazurkaFrédéric CHOPIN | Mazurka nº 19 em Si Menor, Op.30 nº 2Claude DEBUSSY | Valsa RomânticaFrédéric CHOPIN | Valsa em Fá Menor, Op.posth.70 nº 2Claude DEBUSSY | Tarantela EstirianaFrédéric CHOPIN | Tarantela em Lá Bemol Maior, Op.43Pierre BOULEZ | Doze NotaçõesClaude DEBUSSY | Estudos Livro 1: Seleção

SERVIÇO

25 de maio, quinta, às 20h3026 de maio, sexta, às 20h30 – Concerto Digital27 de maio, sábado, às 16h3028 de maio, domingo, às 18h00 [FIP Clássica]Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos ElíseosTaxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 07 anosIngressos: Entre R$ 39,60 e R$ 258,00 [Osesp] e entre R$ 39,60 e R$ 143,00 [FIP Clássica] (preços inteiros)Bilheteria (INTI): Neste link(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

A Sala São Paulo é um equipamento do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciada pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

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