FABIO MARTINO, PIANISTA ACLAMADO NA SALA SP À FRENTE DA OSESP. CRÍTICA DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


     

   A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo cumprindo a sua proposta de Diálogos Latinos na Temporada de 2023, apresentou na Sala São Paulo, nos dias 17,018 e 19 de Agosto de 2023 um concerto que incluiu em seu programa,  composições de Francisco Mignone (1897-1986), compositor paulistano 

   Imagem incorporada      Pouco divulgado o nosso compositor paulistano no cenário nacional, raramente interpretado nos concertos sinfônicos, houve por sorte, desta vez ser homenageado, pela OSESP ora sob a direção musical e regente titular Thierry Fischer, dentro da programação anual 2023. Como convidado para estas apresentações o maestro nicaraguense Giancarlo Guerrero, dirigiu nos dias 10, 11 e 12 Burlesque e Toccata com as Fantasias Brasileiras nº 1 e 2 todas com a OSESP e a participação de Fabio Martino (pianista), que também grava com a orquestra nesta temporada 2023. 
          Na tarde de sábado 19 de agosto às 16h30, conferimos o programa composto pela Fantasia Brasileira nº 3, composta em 1934 por Mignone e estreada a 10/5/1934 em São Paulo tendo como solista o maestro Souza Lima ao piano, quando a cidade de São Paulo não contava,  ainda, com uma orquestra sinfônica, o que veio acontecer somente em 1939 com a oficialização da Orquestra Sinfônica Municipal. Desde o Maracatu do Chico Rei, Mignone se firmou como o nosso melhor sinfonista e conhecedor admirável da orquestra sinfônica moderna (ele sabe orquestrar com uma gama formidável de sonoridades em seus diversos naipes), que o encaminharam a uma linguagem musical  "veramente" nacionalista. Neste quesito admiramos a interpretação do exímio pianista Fabio Martino, que logo na introdução no registro agudo do teclado,  extraiu imensa sonoridade, a qual somou a exibição de apurada técnica pianística, como  em aveludadas passagens nos temas mais melódicos. Martino sabe matizar a emissão da sonoridade pianística e faz o público delirar com aquilo que ouve: na sequência, ouvimos a Fantasia Brasileira nº 4 que na época de sua estreia obteve a interpretação de Souza Lima ao piano e o compositor na regência, ocorrida a 6 de novembro de 1937, no Theatro Municipal de São Paulo.
              Os temas apresentados por Mignone são do povo carioca e foram cantadas no carnaval de rua em 1936.Ouvem-se apitos acompanhando ritmicamente o conjunto orquestral enquanto o pianista executa, em saltos acrobáticos associados a uma virtuosidade impressionante que Fabio Martino nos concedeu como uma luz viva e cintilante das estrelas. O público aclamou delirantemente ao solista ao término da mesma, sendo também homenageado o regente Guerrero por tão eficiente condução musical. Desta forma Fabio Martino se impõe como um dos grandes talentos do piano do século XXI, já reconhecido em palcos da Alemanha, China, na Festspielhaus de Salzburg e por diversos teatros da América Latina, onde tem se 
apresentado  com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobrás Sinfônica entre outras. 
              Completaram o programa, Uma Noite no Monte Calvo, de Mussorgsky e com a orquestração de Rimsky-Korsakov (1886) e.  com Quadros de uma Exposição, do mesmo compositor, criada em 1874 como composição para piano-solo. O ciclo construído à maneira de uma suíte, estimulou muitos compositores e regentes a tentar versões instrumentadas. A melhor de todas, sem dúvidas, é a de autoria de Maurice Ravel, que a realizou em 1922, por encomenda do famoso regente russo Sergei Koussevitzky, cuja orquestração inclui variada instrumentação, inclusive a de um saxofone alto, uma novidade na música erudita de então.  Tal  versão ora apresentada,  obteve brilhante execução sob a direção de Giancarlo Guerrero. 
Fabio Martino gravou as Fantasias Brasileiras (Mignone) junto à OSESP em 2023.
Obs: Crédito da Foto < Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, quando de sua apresentação como solista. 
Escrito por Marco Antônio Seta. em 20 de Agosto de 2023.
Jornalista inscrito sob nº 61.909 MTB - SP  /  (FCL)
Diplomado em Piano, história da Música, Teoria, Solfejo, Harmonia e Contraponto pelo Conservatório Musical  " Dr Carlos de Campos", em Tatuí /SP. 

        Dias 24, 25 e 26 de Agosto de 2023.  Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp recebe nesta semana o maestro japonês Masaaki Suzuki na Sala São Pauloentre quinta (24/ago) e sábado (26/ago), além do Coro da Osesp e dos cantores solistas Valquíria Gomes (soprano), Regiane Martinez (soprano), Léa Lacerda (mezzo soprano), Jabez Lima (tenor) e Sabah Teixeira (barítono). O programa será inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, e trará a Cantata nº 10 - Meine Seel erhebt den Herren, a Abertura da Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, e a Magnificat em Ré Maior. Vale lembrar que a performance de 25/ago, às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube. 

Comentários

  1. Fabio Martino è òtimo pianista, mas o Guerrero é fraco como regente, grosseiro...

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    1. Eu detestei a versão dos Quadros com esse maestro e a OSESP, fraseados estranhos, desafinações generalizadas por todos os naipes e sonoridade orquestral tosca, achei grosseira uma boa palavra para definir a concepção musical dele da peça, o que valeu mesmo a pena foi tocar e gravar Mignone. Isaac Carneiro Victal.

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  2. Ainda usa a versão do Korsakow da obra do Mussorgsky. Santa ignorância

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