O VIOLINISTA LORENZ NASTURICA-HERSCHCOWICI É A PROXIMA ATRAÇÃO DO MOZARTEUM BRASILEIRO NA SALA SÃO PAULO.

 


Dia 4 de outubro de 2023, às 20h30Com a Orquestra de Câmara Mozarteum BrasileiroIngressos à venda: clique aqui
Programa:Divertimento em Fá Maior, de MozartSinfonia nº 9, de Felix Mendelssohn BartholdySerenata para Cordas, de Tchaikovsky

Nascido na Romênia, Lorenz Nasturica-Herschcowici é um dos grandes violinistas da atualidade.

Foi spalla da Orquestra Filarmônica de Munique durante 30 anos (de 1992 a 2022).

Seu mentor artístico foi o lendário e mundialmente consagrado Sergiu Celibidache (1912-1996), que levou Nasturica-Herschcowici para Filarmônica de Munique, onde era o principal regente na época.

Como solista, Nasturica-Herschcowici tocou sob a batuta de regentes da envergadura de Sergiu Celibidache, james Levine, Christian Thielemann, Lorin Maazel, Zubin Mehta e Valery Gergiev. Registros desses concertos podem ser encontrados em CD e vídeo.

Em 2010, o Süddeutsch Zeitung, maior jornal diário da Alemanha, chegou a comparar Nasturica a Paganini, chamando-o de “violinista do diabo”, em referência ao genial violinista italiano, considerado o maior da história, assim chamado porque devia ter vendido a alma ao demônio para ter tanto talento.

Após a morte de Sergiu Celibidache em 1996, Nasturica-Herschcowici fundou o Trio Celibidache, com o qual realizou inúmeras turnês nacionais e internacionais.

Fundador de várias formações camerísticas de prestígio, Nasturica-Herschcowici tornou-se regente e solista, em 2004, da Orquestra de Câmara da Filarmônica de Munique, com a qual realizou inúmeros concertos, na Alemanha e no exterior, com artistas como Hélène Grimaud, Anne-Sophie Mutter, Martin Stadtfeld, Nikolaj Znaider e David Fray.

Também um mestre proeminente, ele ocupa a cadeira de professor na Academia de Música de Donostia (Espanha, desde 2004) e na Faculdade de Música Senzoku Gakuen, em Tóquio (Japão, desde 2011).

Lorenz Nasturica-Herschcowici toca um violino Antonio Stradivari, “Rodewald”, fabricado em 1713.

Na apresentação em São Paulo, Lorenz Nasturica-Herschcowici estará acompanhado da Orquestra de Câmara Mozarteum Brasileiro.

Na semana que antecede o concerto, Nasturica-Herschcowici estará reunido com os músicos desta orquestra brasileira, para realizar ensaios e masterclasses.

Comentários