DIA INTERNACIONAL DA DANÇA: SECRETARIA DA CULTURA DE SP PREPAROU PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA CAPITAL PAULISTA

 


Programação especial é gratuita por meio da São Paulo Companhia e Escola de Dança

O Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, terá uma vasta programação na São Paulo Companhia de Dança e na São Paulo Escola de Dança, ambos espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. As atrações serão gratuitas e também online. A Associação Pró-Dança é a organização social responsável pela gestão dos espaços, dirigidos por Inês Bogéa.

   

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) abre suas comemorações com duas Oficinas de Dança, no dia 27 de abril. As atividades são gratuitas e acontecem na sede da Companhia, localizada na Oswald de Andrade. As aulas vão das 9h às 11h, com Balé Clássico, ministrada por Bruno Veloso; e das 11h às 12h30, com Dança Contemporânea, ministrada por Beatriz Hack – ambos professores-ensaiadores da SPCD. Os participantes têm a partir de 14 anos e receberão certificado digital após a conclusão. As vagas já foram preenchidas.

Já no dia 29 de abril, às 21h, acontece o pré-lançamento virtual do livro que celebra os 15 anos da São Paulo Companhia de Dança. Será possível conferir, via instagram da SPCD (@saopaulociadedanca), um pré-lançamento em formato de live. A conversa será conduzida por Inês Bogéa, que receberá alguns dos autores, para um bate-papo sobre a obra, que é organizada por ela e por Marcela Benvegnu, com projeto gráfico assinado por Mayumi Okuyama. O livro é uma reunião de textos institucionais sobre os marcos da trajetória da SPCD.

São Paulo Escola de Dança

Já a São Paulo Escola de Dança realiza duas ações para a data. Uma delas é a exposição fotográfica “A Arte da Interpretação” com fotos de Samira Dantas e Marcos Alonso que retratam momentos diversos dos estudantes em atividades da SPED realizadas em espaços abertos da cidade. A mostra – já disponível para visitas – tem curadoria de Charles Lima e direção artística e educacional de Inês Bogéa. Para visitar a exposição, é necessário realizar agendamento prévio, pelo e-mail secretaria@spescoladedanca.org.br 

Além disso, no dia 29 de abril, às 19h, acontece a apresentação do Projeto Especial em Dança, com a obra Cartas de Amor (2023) – composta por cinco coreografias, de cinco diferentes artistas – Claudia Palma, Vinícius Anselmo, Kátia Barros, Sérgio Rocha e Leilane Telles – que aborda o reconhecimento de si diante da partida de uma pessoa amada. A ação é gratuita e acontece na própria sede, no Complexo Júlio Prestes. Para assistir, é necessário se inscrever pelo link.

“Celebrar a dança é sempre uma alegria para nós e mais uma oportunidade de inspirar as mais diversas pessoas com a potência transformadora da arte. As ações que preparamos, abraçam diferentes formas de apreciar e discutir a dança, seja com a exposição de fotos, o pré-lançamento de mais um livro, ou a prática da atividade em si. Mas sempre com nosso objetivo de levar nossa arte para além dos espaços já conhecidos”, fala Inês Bogéa.

Serviço - Dia Internacional da Dança

 

Ações São Paulo Companhia de Dança

 

Oficinas de Dança – Balé Clássico e Dança Contemporânea

Data: 27/4/2024 (sábado)

Horário: 9h e 11h

Local: Sede da SPCD – Rua Três Rios, 363, 1º andar, Bom Retiro, São Paulo/SP

Inscrições: encerradas

 

Pré-lançamento Virtual – Livro SPCD 15 Anos

Data: 29/4/2024 (segunda-feira)

Horário: 21h

Plataforma: https://www.instagram.com/saopaulociadedanca/

 


Ações na São Paulo Escola de Dança

 

Exposição fotográfica: “A Arte da Interpretação”

Data: em cartaz sem previsão de encerramento | Gratuito

Agendamento pelo email: secretaria@spescoladedanca.org.br

 

Apresentação do Projeto Especial em Dança – ‘Cartas de Amor’

Data: 29/4/2024 (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: São Paulo Escola de Dança – Complexo Júlio Prestes, R. Mauá, 51 - 3º andar - Luz, São Paulo - SP, 01028-000

Inscrições via link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=DtF0l5v3skuDbR43EX-zaDADJ1qMK7FJhQImk36oGGVUMEVZRDBLWVcwVEFKTTVDQzBOUlBQUjdUMC4u

 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 1 milhão de pessoas em 22 diferentes países, passando por cerca de 180 cidades em mais de 1.250 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, já realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: as Atividades Educativas e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.


SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes, a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em técnicas; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.


DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é bailarina, documentarista, escritora, professora e maitre de balé. Formada como bailarina e professora (Royal Academy of Dance), graduada em Filosofia (PUC-SP), doutora em Artes (Unicamp) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente, é Diretora Artística e Educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM), além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão/TV Globo, de 2016 a 2021. Autora dos livros infantis: O livro da dança, Contos do balé e Outros Contos do balé. Organizadora dos livros Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo, Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança, entre outros. Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de setenta documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, A Vida na Pele (2005), Maria Duschenes – o espaço do movimento (2006), e da série Figuras da Dança da SPCD. É autora dos textos do programa “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança, veiculados entre 2019 e 2021 na Rádio CBN.

Comentários