A CRÍTICA DIGITAL DE DANÇA PASSA A INTEGRAR O ACERVO DA BIBLIOTECA NACIONAL DA FRANÇA




Biblioteca Nacional da França/ BNF. Salão Oval/BNF. Agosto/2024. Foto/Divulgação/BNF/Site Richelieu.


Numa iniciativa pioneira em termos mundiais, uma das mais tradicionais instituições culturais francesas - a Biblioteca Nacional - acaba de reconhecer que a crítica digital de dança desenvolvida pela conceituada revista virtual danse.org – criada em Paris pelo ex-bailarino, coreógrafo e crítico franco-americano Patrick Kevin O’Hara – passe a integrar os arquivos da BNF, onde estará disponível para pesquisadores e historiadores para estudo e posterior publicação acadêmica.

Isto significa o reconhecimento de todas as análises críticas, no formato das plataformas digitais, postadas por seis correspondentes, sob o título geral de Dance Reviews, de sua sede oficial em Paris (pelo criador e editor da revista Patrick Kevin O’Hara), além dos renomados críticos Henning Rübsan (Nova York), Alice Heyward (Berlim), Michele Olivieri (Milão) Alastair Macaulay (Londres), incluindo a Brazil Dance Reviews, esta última assinada pelo crítico mineiro, radicado no RJ, Wagner Corrêa de Araújo.

 La Fille Mal Gardée. Balé do TM/RJ. Ricardo Alfonso/Concepção Coreográfica. Agosto/2024. Foto/Daniel Ebendinger. A mais recente postagem crítica da Brazil Dance Reviews - 18/08/2024 - na revista virtual danse.org e já no acervo da BNF - Biblioteca Nacional da França

Segundo a publicação do Diário Oficial da República Fancesa, o objetivo é ajudar o desenvolvimento da dança em todos os seus aspectos, pelos meios físicos, virtuais e imateriais, pela significante contribuição do site danse.org nas exposições e festivais, com o reconhecimento dos atos de mérito na dança e nas artes relativas à diversidade global da criação coreográfica.

O que deverá ser ampliado pelo intercâmbio com outras bibliotecas nacionais como um primeiro passo pela valorização de colunas críticas culturais em  sites e blogs de outros países, uma constatação de que tudo isto é um reflexo do papel cultural, em novos tempos, assumido pelas plataformas digitais.

O maior exemplo é o da mais antiga e tradicional revista de dança impressa mundial a centenária Dancing Times Magazine, criada em Londres, 1894,e que, pós-pandemia, transmutou-se também numa revista virtual – www.dancing-times.co.uk

Para os pesquisadores, críticos e aficionados do atual panorama da dança contemporânea, o acesso aos textos, às fotos e aos vídeos na página oficial da Biblioteca Nacional da França o endereço é www.bnf.fr , a seguir no www.catalogue.bnf.fr , completando-se em www.danse.org .

Segundo o critíco franco-americano Patrick Kevin O’Hara, idealizador e editor da danse.org e da danser.net : “Isto significa que estas resenhas serão imortalizadas para as gerações futuras e tornadas acessíveis para pesquisadores e historiadores do mundo em todas as bibliotecas nacionais. Ressaltando que  a aceitação de publicações digitais sobre dança nos arquivos nacionais da BNF é uma novidade mundial”.

Patrick Kevin O'Hara, bailarino, coreógrafo, professor e crítico, foi o idealizador e é o editor das revistas digitais danse.org e dancer.net  Foto/Divulgação.


Comentários