ESCRIBAS DO BLOG "PQP BACH" ESPALHAM FAKE NEWS PARA ATACAR COLUNISTAS DO BLOG ÓPERA & BALLET. ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 


Desde a época em que nosso editor começou a reclamar da direção de Marin Alsop à frente da OSESP (período em que a meu ver começou a decadência da orquestra) foi tachado de MISÓGINO e XENOFÓBICO por um bando de ilustres anônimos. Bem hoje ele continua criticando a atual direção da OSESP, chefiada por um homem Thierry Fischer. Também esse blog não poupa críticas ao diretor da Orquestra Municipal de SP, conjunto residente da principal casa de ópera da cidade, Roberto Minczuk, que é brasileiro.

Então esse blogueiros anônimos desse tal PQP agora estão me chamando de "bolsonarista"(mentira descarada, em todas as vezes que falamos de política aqui, nenhum crítico desse blog jamais elogiou Bolsonaro, sempre o criticamos) por falar mal de Klaus Makela, maestro indicado aos vinte e poucos anos para estar adiante ao mesmo tempo de 4 das principais orquestras do mundo, sem ter nenhum legado prévio de realizações no palco ou nos estúdios de gravação equiparável ao de maestros que anteriormente dirigiram esses conjuntos.

Eles querem dar a entender que criticar o artista é o mesmo que atacar ou até odiar a pessoa, o que é uma tremenda confusão de conceitos! Querem fazer passar que Makela é aclamado no meio musical, quando críticos de renome como Normam Lebrecht resenharam desfavoravelmente discos desse menino maestro e o youtuber de música clássica David Hurwitz praticamente não deixou pedra sobre pedra, ao comentar apavorado quase todas as péssimas gravações já lançadas por esse artista.

A turminha dos anônimos repetidamente usa uma falácia chamada apelo à maioria para defender o ídolo juvenil deles, pois se tantos músicos de 4 orquestras de renome o escolheram, ele deve ser bom!

Ignoram que a orquestra que escolhe esse maestro menino, leva um artista que tem contrato de gravação com a DECCA por 20 anos. Isso significa dinheiro garantido entrando nos cofres da orquestra e nos bolsos dos músicos para cada disco gravado, numa época em que a indústria fonográfica está no fundo do poço! É óbvio o conflito de interesses.

Muito me chama a atenção esse blog parecer um grupo de fanáticos que faz divulgação de certos artistas como Bernard Haitink, maestro que segundo David Hurwitz tinha repertório limitado e mesmo dentro de suas especialidades não era confiável, corrijo o senhor Hurwitz, Haitink tinha extenso repertório em gravações e segundo o site da Concertgebouw um repertório maior ainda em seus concertos, mas basicamente se destacou mesmo só em Mahler e Bruckner. Também fazem propaganda de Klaus Makela, o bezerro de ouro da música clássica, divulgando discos recém lançados desses artistas para serem baixados. A pergunta que fica, como nunca derrubaram o blog deles por causa dos direitos autorais? Muitos canais no YOUTUBE por exemplo são punidos apenas por usarem trechos de músicas! O próprio David Hurwitz apenas usa pequenos trechos previamente autorizados de músicas, se permitindo fazer isso apenas raramente. Não tentem vir desconhecidos nos intimidar pois aqui escrevem críticos reconhecidos e a liberdade de expressão no Brasil é garantida pela constituição, mas aviso, é vedado o anonimato!

Isaac Carneiro Victal

Comentários

Postagens mais visitadas