Espetáculo inspirado na obra homônima de Itamar Assumpção
A Cisne Negro Cia de Dança, uma das mais tradicionais e conceituadas companhias de dança do país, apresenta seu novo espetáculo "Que Tal o Impossível?", coreografado por Jorge Garcia. Inspirada na música homônima de Itamar Assumpção, a obra mergulha no universo sonoro e teatral do artista, combinando movimentos contemporâneos, sensibilidade e ludicidade para homenagear a cidade de São Paulo e sua vibrante diversidade cultural. Esta nova obra da Companhia está sendo fomentada pelo EDITAL FOMENTO CULTSP – PROAC Nº 23/2024 - PRODUÇÃO E TEMPORADA DE ESPETÁCULO DE DANÇA INÉDITO, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.
O espetáculo terá uma pré-estreia itinerante, passando por cinco municípios do estado de São Paulo antes de sua estreia oficial, que acontece em julho no Teatro Sérgio Cardoso, na região da Bela Vista, na capital paulista é considerado um dos principais palcos para a dança no Brasil. A nova criação traz uma ambientação noturna inspirada na vida boêmia da metrópole, com cenários visuais impactantes e uma narrativa que mistura poesia, ludicidade e efervescência urbana. Além da estreia de "Que Tal o Impossível?", a companhia também apresentará "Lampejos: Uma degustação visual", obra criada por Andressa Miyazato em 2022. Como parte da programação cultural, o projeto inclui workshops de dança ministrados pelo coreógrafo Jorge Garcia e palestras sobre a vida e obra de Itamar Assumpção em cada município citado.
A direção artística do espetáculo é assinada por Dany Bittencourt, enquanto a trilha sonora foi criada por Maurício Badé e Bruno Buarque. A curadoria musical ficou a cargo de Anelis Assumpção, e a cenografia é de Leo Ceolin. O figurino, que contribui para a atmosfera única da montagem, foi desenvolvido pelo estilista João Pimenta.
Com quase 50 anos de trajetória, a Cisne Negro Cia de Dança reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência artística, promovendo diálogos entre a dança e outras expressões culturais. "Que Tal o Impossível?", é uma celebração da arte e da cultura paulistana, unindo a força da dança contemporânea à irreverência e genialidade de Itamar Assumpção. Todas as apresentações serão gratuitas, proporcionando ao público a oportunidade de vivenciar essa experiência artística única.
FICHA TÉCNICA: QUE TAL O IMPOSSÍVEL?
Direção Artística: Dany Bittencourt
Concepção e coreografia: Jorge Garcia
Trilha Sonora: Maurício Badé
Mixagem: Bruno Buarque
Participação Especial: Anelis Assumpção e Rubi Assumpção
Curadoria Musical: Anelis Assumpção
Cenografia: Leo Ceolin
Iluminação: Rossana Boccia
Figurino: João Pimenta
Sobre Jorge Garcia
Responsável pela coreografia de "Que Tal o Impossível?", Jorge Garcia é um dos grandes nomes da dança contemporânea brasileira. Iniciou seus estudos em 1991, em Recife. Em 1995 integrou a Cisne Negro Cia de Dança, e, em 1997, passou a atuar no Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou obras como Divinéia (2001), Desatino do Norte, Desatino do Sul (2003), R.G. (2006), T.A.T.O. (2012) e Árvore do Esquecimento (2015). Em 2005, fundou a Jorge Garcia Companhia de Dança, com um repertório vasto que inclui peças como Um Conto Idiota, Caixa de Vidro, Take a Deep Breath e Plano Sequência.
Garcia também colaborou com importantes nomes da cena internacional, como a coreógrafa alemã Constanza Macras, e participou da estreia de Água, obra de Pina Bausch, no Tanztheater Wuppertal. Coreografou para cinema, teatro, óperas e espetáculos de rua, com destaque para Carandiru, de Hector Babenco, e Anna, de Heitor Dhalia. Desenvolve, desde 2003, um trabalho de pesquisa em improviso, vídeo e performances urbanas com o grupo GRUA – Gentlemen de Rua, em cidades do Brasil e da Europa.
Sobre a Cisne Negro Cia de Dança
Fundada em 1977 por Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia de Dança é uma das mais renomadas companhias de dança contemporânea do Brasil. Com quase cinco décadas de história, a companhia é reconhecida pela inovação artística, técnica apurada e um repertório diversificado que abrange clássicos do balé e criações contemporâneas. A Cisne Negro tem se destacado tanto em palcos nacionais quanto internacionais, representando o Brasil em importantes festivais e turnês em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia e Uruguai, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão.
A companhia é conhecida por suas montagens criativas, incluindo a tradicional temporada de 'O Quebra Nozes', realizada anualmente, que se tornou um marco na cena cultural brasileira. Com uma equipe de talentosos bailarinos e sob a direção artística de Dany Bittencourt, a Cisne Negro continua a encantar e desafiar plateias ao explorar novos horizontes na dança.
A Cisne Negro Cia de Dança tem em seus valores a inclusão e está sempre atenta à acessibilidade do público, buscando garantir que sua arte seja apreciada por todos. Com um compromisso inabalável com a excelência e a promoção da arte, a companhia segue firme em sua missão de transformar e enriquecer a vida cultural através da dança.

Comentários
Postar um comentário