"A ITALIANA EM ARGEL", COMÉDIA DE GIOACHINO ROSSINI, É O DESTAQUE DO PROJETO ÓPERA DO MEIO-DIA DO THEATRO MUNICIPAL DO RJ.
( fotos: Filipe Aguiar) - A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini | |
Assistir a uma ópera de graça, no horário do almoço, e conseguir se divertir, é uma boa pedida para quem estiver no Centro da Cidade na terça-feira, dia 1º de julho, às 12h. O Projeto Ópera do Meio-Dia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, lançado no mês passado depois de mais de 20 anos parado, traz agora a segunda comédia da atração: A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini. As apresentações acontecerão sempre na escadaria interna do Theatro, com ingressos distribuídos no dia, gratuitamente, uma hora antes do espetáculo. Além de acontecer nesta terça-feira, haverá ainda nos dias 14 de Julho (aniversário do Theatro) e 15 de Julho, sempre ao Meio-Dia. E no fim de Julho, tem mais: a estreia de Turandot. A programação segue intensa até dezembro trazendo ao público carioca outros títulos importantes da ópera em versão pocket como João e Maria, La Bohème e para encerrar 2025, um concerto de Natal.
| |
| |
(foto: Filipe Aguiar) - Cyrano Sales – Curador e Diretor Musical do Projeto | |
O maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cyrano Sales, é o diretor musical e curador da série. Ele fala sobre a comédia que estreia na próxima semana:
"A Italiana em Argel não sobe aos palcos do Theatro desde 1973 e foi um dos primeiros grandes sucessos de Rossini no Brasil do século XIX. Segundo fontes da época a obra foi composta entre 18 e 27 dias. Como o próprio Rossini dizia, foi escrita 'apressadamente, mas não às pressas'. A ópera brinca com o fascínio europeu do século XIX por tudo que era considerado 'exótico' — no caso, o Oriente Médio e o Norte da África. O bei de Argel, Mustafà, é uma caricatura de um déspota turco, arrogante e ingênuo, enquanto Isabella, a italiana, subverte completamente os papéis de poder ao usar charme e inteligência para reverter o jogo a seu favor", ressalta Cyrano. | |
| |
(foto: Filipe Aguiar) – O tenor Guilherme Moreira na ópera Don Pasquale | |
Ficha Técnica: Isabella, jovem italiana – Andressa Inácio Mustafà, Bei de Argel – Pedro Olivero Lindoro, jovem italiano, escravizado favorito de Mustafà – João Campelo Elvira, sua esposa – Paloma Lima Zulma, escravizada e confidente de Elvira – Hellen Nascimento Haly, capitão dos corsários argelinos – Fábio Belizallo Taddeo, pretendente de Isabella – Ciro d’Araújo Eliara Puggina, piano Figurino e Objetos Cênicos: Acervo FTM Produção de Figurino: Renan Garcia Produção de Objetos Cênicos e Acessórios: Maria da Penha Produção: Helene Nascimento Coordenador da Ópera do Meio-Dia: Manoel Mendes Direção Cênica: Daniel Salgado e Victor Emmanuel Abalada Direção Musical e Curadoria: Cyrano Sales Serviço: Ópera do Meio-Dia Estreia: 1º de Julho (terça-feira) Horário: 12h Local: Escadaria Interna Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro Classificação: Livre Ingressos: Gratuitos, a partir das 11h no dia da ópera, na bilheteria do Theatro que fica no Boulevard da Av. Treze de Maio |



Comentários
Postar um comentário