SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA LANÇA EDITAL PARA SELECIONAR COREÓGRAFOS PARA O ‘ATELIÊ DE CRIAÇÃO – 2026’

 


Até 20 de outubro estão abertas as inscrições para a seleção de dois coreógrafos brasileiros para a criação de novas obras com o elenco da SPCD

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) — corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Pró-Dança — abre as inscrições para o Ateliê de Criação 2026, iniciativa que selecionará dois coreógrafos brasileiros para desenvolver obras inéditas com o elenco da companhia. Os trabalhos dessa segunda edição serão desenvolvidos ao longo do mês de fevereiro do próximo ano, com estreia prevista para março de 2026.


Os interessados devem se inscrever até às 17 horas do dia 20 de outubro de 2025, exclusivamente por meio do formulário: https://forms.gle/H4uvhMQ21pXyBEDc9 A seleção é voltada para pessoas jurídicas (MEI, empresa ou cooperativa) com atuação comprovada na área da dança. O resultado será divulgado em 27 de novembro de 2025.


“O Ateliê de Criação é um espaço de escuta e experimentação. Ao convidar coreógrafos para criar em diálogo com nosso elenco, fomentamos não só novas obras, mas também novas formas de pensar a dança hoje”, afirma Inês Bogéa, diretora artística da SPCD. “Desde o surgimento da Companhia, em 2008, temos obras assinadas por coreógrafos brasileiros. E, depois da criação do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, em 2012, essas criações se intensificaram ainda mais”, complementa.


Cada coreógrafo selecionado receberá R$ 20 mil brutos, com repasse dividido entre a criação, a cessão de direitos autorais e o licenciamento da obra para apresentações presenciais e online. A SPCD oferece suporte completo durante o processo criativo, incluindo elenco, ensaiador, espaço para ensaios e acompanhamento técnico e artístico.


As obras devem ter até 15 minutos de duração, envolver até 8 bailarinos e utilizar músicas pré-existentes, definidas em diálogo com a direção artística. Figurinos e iluminação serão realizados por profissionais indicados pela companhia, e não será permitido o uso de cenografia, reforçando o foco na criação coreográfica e na atuação dos intérpretes.


Para participar, os candidatos devem apresentar portfólio, currículo atualizado, proposta da obra (com tema, sugestão de trilha sonora e ideias gerais de figurino ou objetos cênicos) e documentação jurídica e fiscal. O edital completo está disponível em https://spcd.com.br/espetaculos/atelie-de-criacao/ 


SERVIÇO:

Ateliê de Criação – 2026

Inscrições: até 20 de outubro de 2025, às 17h

Formulário de inscrição: https://forms.gle/H4uvhMQ21pXyBEDc9 

Edital completohttps://spcd.com.br/espetaculos/atelie-de-criacao/ 



SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

A São Paulo Companhia de Dança se destaca pela sua versatilidade e inovação, desde sua criação em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo. Gerida pela Associação Pró-Dança, é dirigida por Inês Bogéa e codirigida por Milton Coatti. Reconhecida pela crítica como uma das mais prestigiadas companhias da América Latina, seu repertório abrange tanto criações exclusivas, quanto remontagens de grandes obras da dança mundial. Com apresentações que atravessam fronteiras, a Companhia leva sua arte a diversos públicos, tanto no Brasil, quanto no exterior. Já foi assistida por um público superior a 2 milhões de pessoas em 22 diferentes países, passando por cerca de 180 cidades em mais de 1.300 apresentações, acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Além disso, ações educativas e projetos voltados à preservação e difusão da memória da dança são parte essencial de sua missão, perpetuando esse legado cultural para as futuras gerações. São Paulo Companhia de Dança: excelência que inspira, movimento que transforma.


DIREÇÃO ARTÍSTICA | Inês Bogéa, doutora em artes, atua na interseção entre dança, educação e gestão cultural. É bailarina, documentarista, escritora e professora. Desde 2008, é diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já conduziu mais de 1.300 espetáculos em 22 países e recebeu 38 prêmios e indicações internacionais. Desde 2021, também é diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, com destaque para sua atuação voltada à inclusão social e à formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de contextos de vulnerabilidade. É diretora artística da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP), realizada pela Associação Pró-Dança em parceria com o Itaú Cultural. Colaboradora regularmente com a Revista CONCERTO e é co-criadora da coluna Dança em Diálogo. Leciona na USP (Universidade de São Paulo) e na FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) e foi idealizadora de iniciativas como o curso Dança para Educadores, do Sesc-SP. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Comentários