Grátis! Dia 13 de dezembro, a grande pianista Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose



Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose

Dia 13 de dezembro, sábado, às 17h, a grande pianista Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose. Grátis!

No belíssimo repertório obras de compositores brasileiros como Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, Fernando Cupertino, Frutuoso Vianna, Nilcéia Baroncelli e Osvaldo Lacerda, somado a Bach, Liszt, Schumann e Shostakovitch.

Eudóxia de Barros foi a primeira intérprete a se debruçar intensamente sobre a obra de Ernesto Nazareth com a gravação do LP Ouro sobre o Azul e tocar pelos mais recônditos espaços por todo o país desde aquela época. Eudóxia gravou posteriormente mais dois LPs com suas obras. É uma das principais intérpretes e referência quando o assunto é Ernesto Nazareth, compositor imortalizado por Odeon e Apanhei-te cavaquinho.

A renomada pianista gravou mais de 47 álbuns. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música. Em 2016, sua ex-aluna Rosângela Paciello Pupo escreveu um livro sobre sua vida intitulado "Valeu a pena? Conversando com Eudóxia de Barros". Em 2017, foi convidada pela COMEP (Edições Paulinas) a realizar a gravação completa da obra pianística de Osvaldo Lacerda, disponível nas plataformas, tendo convidado outros seis pianistas para se unirem a ela.

Programa

Bach – Liszt - Grande Fantasia em sol menor

Schumann - Estudos Sinfônicos opus 13

Shostakovitch - Florian Noack - Valsa nº 2

Osvaldo Lacerda

Brasiliana n٥ 3 (Cururu, Rancheira, Acalanto e Quadrilha)

Três Valsas Brasileiras

Fernando Cupertino - Primeira Valsa

Nilcéia Baroncelli - Convidativa                        

Camargo Guarnieri - Valsa nº 9

Ernesto Nazareth - Escorregando (tango)

Fructuoso Vianna - Dança de Negros op. 2 nº 1

Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais renomados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs.
Foi eleita membro da Academia Brasileira de Música em 1989, ocupando a cadeira nº 14 do patrono Elias Álvares Lobo. É cofundadora e Presidente do Centro de Música Brasileira desde 1984, entidade que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira.
Escreveu um livro de “Técnica Pianística” publicado pela Editora Ricordi / Musicalia. Ao longo de sua carreira Eudóxia lançou trinta e um LPs, quinze CDs e dois DVDs. Em 2015 foi convidada pela COMEP (Comunicação Edições Paulinas) a gravar a obra integral para piano do compositor paulista Osvaldo Lacerda e lançou o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda. Eudóxia ganhou muitos prêmios como “Disco de Ouro” em 1975. Em 2016 lançou o livro biográfico “Valeu a pena? – Conversando com Eudóxia de Barros”, escrito por Rosângela Paciello Pupo pela Editora MusiMed.
Site www.eudoxiadebarros.com.br 


Vídeo

Eudóxia de Barros (2022) - Nazareth: Tenebroso https://youtu.be/syJ0VS2XoGw?si=TQ6YQc48Xo8OOovn

 

Youtube @EUDOXIAdeBARROSpiano
Instagram 
@eudoxiadebarros

 

Serviço:

 

Recital de Eudóxia de Barros (piano)

 

Dia 13 de dezembro, sábado, às 17h

Sociedade Brasileira de Eubiose

Av. Lacerda Franco, 1059 – Aclimação

201 lugares

Grátis!

 

Duração: 1h15

Foto de Leandro Armbrust

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel

Comentários