Programação terá as óperas Orfeu no Inferno, Don Pasquale e Conceição Evaristo - Uma Ópera Escrevivência, com texto da própria autora que completa 80 anos em 2026. Academia de Ópera fará as montagens de A Escada de Seda, de Rossini e O Morcego, de Strauss II, e o Atelier de Composição Lírica apresentará títulos inéditos. Temporada de espetáculos reúne o Cine São Pedro, com a 2ª Mostra de Música e Cinema, balés com a São Paulo Companhia de Dança e apresentação com solista Bruno de Sá, além de atrações para o público infanto-juvenil, música de câmara em formato intimista e concerto em comemoração ao ano Brasil-China
Está disponível a Temporada 2026 do Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Na série lírica serão encenadas as óperas Orfeu no Inferno, de Jacques Offenbach (1819-1880), Don Pasquale, de Gaetano Donizetti (1797-1848), Conceição Evaristo - Uma Ópera Escrevivência, de Juliana Ripke (1988 -) e Conceição Evaristo (1946 -), A Escada de Seda, de Gioachino Rossini (1792-1868) e O Morcego, de Johann Strauss II (1825-1899), além do espetáculo com três títulos inéditos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.
A temporada lírica com a Orquestra do Theatro São Pedro inicia no mês de abril, com a ópera Orfeu no Inferno, do compositor alemão Jaques Offenbach, nos dias 17, 19, 22, 24 e 26. A montagem conta com André dos Santos na direção musical e Cibele Forjaz na direção cênica, tendo no elenco os cantores Anna Beatriz Gomes, Isabella Luchi, Denise de Freitas, Aníbal Mancini, entre outros.
Na sequência, o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, programa que tem como objetivo fomentar a composição de obras operísticas inéditas, promove espetáculo com três títulos nos dias 11, 12 e 14 de junho. Maíra Ferreira assina a direção musical e Julianna Santos estará à frente da direção cênica. No elenco, nomes como Manuela Freua, Laiana Oliveira e Vinícius Atique.
Já no mês de julho, o Theatro São Pedro apresenta a ópera Don Pasquale, do italiano Gaetano Donizetti. As récitas ocorrem nos dias 10, 12, 15, 17 e 18, com Ira Levin na direção musical e Livia Sabag na direção cênica. Rodrigo Esteves, Santiago Villalba, Guilherme Moreira e Raquel Paulin integram o elenco.
Em 2026, a escritora Conceição Evaristo irá completar 80 anos. Para valorizar a trajetória dela, o Theatro São Pedro realizará um espetáculo muito especial, trazendo ao público a ópera Conceição Evaristo - Uma Ópera Escrevivência, com texto da própria autora e composição musical de Juliana Ripke. A estreia está marcada para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tendo as demais récitas em 22, 25, 27 e 29 de novembro - aniversário de Conceição. Edna D’Oliveira, Juliana Taino e Vinicius Costa farão parte do elenco.
ACADEMIA DE ÓPERA E ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
Os dois grupos de formação ligados ao teatro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro promoverão duas montagens originais em 2026, cada uma com quatro récitas. A primeira será A Escada de Seda, de Gioachino Rossini, nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, com Gabriel Rhein-Schirato na direção musical e João Malatian na direção cênica.
Já em outubro, nos dias 08, 09, 10 e 11, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentam O Morcego, de Johann Strauss II. A direção musical fica com Priscila Bomfim e a direção cênica com Ronaldo Zero.
CINE SÃO PEDRO - 2ª MOSTRA DE MÚSICA E CINEMA
O projeto que une cinema com trilha de orquestra ao vivo ganhará nova edição em 2026, com exibições de 13 a 28 de março. A iniciativa ocorre em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Goethe-Institut, sob direção musical do regente Marcelo Falcão, que estará à frente da Orquestra do Theatro São Pedro.
Com Sinfonia Amazônica (1951), de Anélio Latini Filho, o primeiro longa-metragem de animação brasileiro, e os filmes Nosferatu (1921) e Fausto (1926), de Friedrich Wilhelm Murnau, além de uma homenagem ao compositor chinês Tan Dun, apresentando trilhas marcantes acompanhadas de projeções em vídeo que ressaltam o caráter visual e ritualístico de sua obra, a Mostra Cine São Pedro visa estimular o contato do público com a sétima arte em uma sala de concerto, buscando também resgatar a história centenária do Theatro São Pedro, inaugurado em 1917, e que já foi também cinema.
ESPETÁCULOS DE BALÉ E COM BRUNO DE SÁ
A parceria do Theatro São Pedro com a São Paulo Companhia de Dança trará um programa com novas coreografias ao som de orquestra, reforçando o objetivo de conectar a música com outras linguagens artísticas. Nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro, o público poderá conferir as encenações de Alvorada e Maria Tudor, do compositor Antônio Carlos Gomes (1836-1896) e Giselle, de Adolphe Adam (1803-1856). A direção musical e a regência dos espetáculos são de Cláudio Cruz, que estará à frente da Orquestra do Theatro São Pedro. Os responsáveis pela coreografia são Lars Van Cauwenbergh e Yoshi Suzuki.
O sopranista Bruno de Sá, que tem se destacado em importantes palcos europeus, retorna ao Theatro São Pedro em dezembro para o espetáculo Mille Affetti, nos dias 18, 19 e 20. Com um raro timbre vocal, o cantor irá interpretar obras de Haydn, Mozart, Caruso, entre outros. Gabriel Rhein-Schirato assina a direção musical e Aline Santini a iluminação.
BRINCANDO EM CENA
O espetáculo oferece uma jornada lúdica por meio do mundo da imaginação, onde a música, o teatro, a ópera e a improvisação se fundem para criar uma experiência encantadora. Tendo como foco o público infanto-juvenil, o projeto cativa tanto as crianças quanto os adultos, criando um ambiente divertido no qual são cantadas árias de ópera em português, combinadas com jogos musicais e de cena.
Com direção musical de Paulo Galvão e cênica de Felipe Venâncio, os concertos ocorrem nos dias 11, 12, 17 e 18 de outubro, tendo no elenco os cantores Raquel Paulin, Juliana Taino, Geilson Santos e Julian Lisnichuk.
MÚSICA DE CÂMARA E ANO BRASIL-CHINA
Na série Além do Palco, que proporciona ao público experiências intimistas na temporada de música de câmara, serão realizados concertos nos meses de fevereiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro. A programação oferece um amplo repertório, contando com cantores e instrumentistas convidados.
Em comemoração ao ano Brasil-China, o Theatro São Pedro promove nos dias 31 de outubro e 01 de novembro o concerto Molihua, entre poemas e paisagens. Gesiel Vilarubia estará à frente da Orquestra do Theatro São Pedro e William Pereira será responsável pela encenação do espetáculo, que terá participação da soprano Marília Vargas.
RECITAL DE GALA
O Recital de Gala da Academia de Ópera apresenta os jovens talentos do programa em árias, duetos e cenas do repertório lírico. Resultado de um intenso processo formativo, o concerto destaca a evolução técnica e interpretativa dos alunos, que sob a orientação do corpo docente, trazem ao palco musicalidade, presença cênica e paixão pela ópera. Uma celebração do futuro do canto lírico e da força da formação artística, marcada para o dia 20 de dezembro.
EXPERIMENTA SÃO PEDRO
Em 2026, o Theatro São Pedro recebe mais uma edição do Experimenta São Pedro. Com a intenção de difundir a música de câmara e valorizar os projetos artísticos dos(as) profissionais, alunos(as) e ex-alunos(as) da Santa Marcelina Cultura, o evento recebe apresentações de grupos do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) da EMESP Tom Jobim, projetos dos músicos da Orquestra do Theatro São Pedro, bem como recitais dos cantores participantes da Academia de Ópera do São Pedro.
BILHETERIA
Os ingressos para a temporada 2026 estão disponíveis pela bilheteria digital no site do Theatro São Pedro.
THEATRO SÃO PEDRO - TEMPORADA 2026
TEMPORADA LÍRICA | ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Orfeu no Inferno
Orquestra do Theatro São Pedro
André Dos Santos, direção musical
Cibele Forjaz, direção cênica
Bruno Costa, regente coral
Fabio Bezuti, preparador vocal
Simone Mina, cenografia e figurino
Aline Santini, iluminação
Ligiana Costa, dramaturgismo
Vic Von Poser, video-arte
Ronaldo Zero, direção de palco
Paulo Galvão, assistência de direção musical
Ana Vanessa, assistência de direção cênica
Anna Beatriz Gomes, Eurídice
Isabella Luchi, Diana
Denise de Freitas, Opinião Pública
Juliana Taino, Cupido
Aníbal Mancini, Plutão
Vitorio Scarpi, Orfeu
Vinícius Atique, Jupiter
Cleyton Pulzi, John Stix
JACQUES OFFENBACH (1819 – 1880)
Orfeu no Inferno – 180’
[Versão Brasileira: André Dos Santos]
[Mediante acordo com Bote & Bock Berlin e Boosey & Hawkes, editora e proprietário dos direitos autorais.]
Ensaio Geral Aberto: 15 de abril, 19h, Theatro São Pedro
Récitas: 17, 19, 22, 24 e 26 de abril
Quartas e sextas-feiras às 20h; domingos às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 16 anos
***
Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro
O Natal de Maria / Sinfonia de Sucesso / Juanita
Orquestra do Theatro São Pedro
Maíra Ferreira, direção musical
Julianna Santos, direção cênica
Giorgia Massetani, cenografia
Juliana Bertolini, figurino
Aline Santini, iluminação
Tiça Camargo, visagismo
Manuela Freua, soprano
Laiana Oliveira, mezzo- soprano
Vinícius Atique, barítono
FERNANDO DIAS GOMES (2000 - )
O Natal de Maria: ópera curta em três cenas – 15’30’’
[libreto: Isabella Luchi]
INGRID STEIN FERNÁNDEZ (1995 - )
Sinfonia de Sucesso: três passos para orquestrar sua vida – 20’
[libreto: Lara Duarte]
PEDRO PASCOALI (2002 - )
Juanita: una história de amor em portunhol – 11’
[libreto: Lena Giuliano]
Ensaio Geral Aberto: 10 de junho, 19h, Theatro São Pedro
Récitas: 11, 12 e 14 de junho
Sexta e sábado às 20h; domingo às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 12 anos
***
Don Pasquale
Orquestra do Theatro São Pedro
Ira Levin, direção musical
Livia Sabag, direção cênica
Bruno Costa, regente coral
Daniela Gogoni, cenografia
Fabio Namatame, figurino
Valéria Lovato, iluminação
Tiça Camargo, visagismo
Menelick de Carvalho, direção de movimento e assistência de direção cênica
Ana Vanessa, direção de palco
Paulo Galvão, assistência de direção musical
Rodrigo Esteves, Don Pasquale
Santiago Villalba, Dr. Malatesta
Guilherme Moreira, Ernesto
Raquel Paulin, Norina
Andrey Mira, Um notári
GAETANO DONIZETTI (1797-1848)
Don Pasquale – 150’
Ensaio Geral Aberto: 08 de julho, 19h, Theatro São Pedro
Récitas: 10, 12, 15, 17 e 18 de julho
Quartas e sextas-feiras às 20h; domingos às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 12 anos
***
Conceição Evaristo - Uma Ópera Escrevivência
Orquestra do Theatro São Pedro
Maira Ferreira, direção musical
Ana Vanessa, direção cênica
Daniel Gonçalves, preparador vocal
Wanderley Wagner, cenografia
Olintho Malaquias, figurino
Wagner Pinto, iluminação
Elis de Souza, visagismo
Felipe Venâncio, direção de palco
Edna D’Oliveira, soprano
Juliana Taino, mezzo-soprano
Vinicius Costa, baixo-barítono
E mais...
JULIANA RIPKE (1988 - ) / CONCEIÇÃO EVARISTO (1946 - )
Conceição Evaristo: Uma Ópera Escrevivência (2026)
[Composição de Juliana Ripke, com texto de Conceição Evaristo.]
Ensaio Geral Aberto: 18 de novembro, 19h, Theatro São Pedro
Récitas: 20, 22, 25, 27 e 29 de novembro
Quartas e sextas-feiras às 20h; domingos às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 12 anos
***
TEMPORADA ACADEMIA DE ÓPERA E ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
A Escada de Seda (La Scala di Seta)
Academia de Ópera do Theatro São Pedro
Orquestra Jovem do Theatro São Pedro
Gabriel Rhein-Schirato, direção musical
João Malatian, direção cênica
Beto Mainieri, cenografia
Angélica Chaves, figurino
Nicolas Marchi, iluminação
Malonna, visagismo
GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
La Scala di Seta – 90’
[Editora: Casa Ricordi SRL, Milão. Representada por Melos Ediciones Musicales S.A., Buenos Aires]
Ensaio Geral Aberto: 26 de maio, 19h, Theatro São Pedro
Récitas: 28, 29, 30 e 31 de maio
quinta, sexta e sábado às 20h; domingo às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 12 anos
***
O Morcego (Die Fledermaus)
Academia de Ópera do Theatro São Pedro
Orquestra Jovem do Theatro São Pedro
Priscila Bomfim, direção musical
Ronaldo Zero, direção cênica
Jonas Soares, cenografia
Juliana Bertolini, figurino
Nicolas Caratori, iluminação
JOHANN STRAUSS II (1825-1899)
O Morcego – 150’
Ensaio Geral Aberto: 06 de outubro, 19h, Theatro São Pedro
Récitas: 08, 09, 10 e 11 de outubro
quinta, sexta e sábado às 20h; domingo às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 12 anos
***
TEMPORADA DE ESPETÁCULOS | CONCERTOS LÍRICOS, SINFÔNICOS E BALÉ
Cine São Pedro - 2ª Mostra de Música e Cinema
Orquestra do Theatro São Pedro
Goethe-Institut
Cinemateca Brasileira
Marcelo Falcão, direção musical
Sinfonia Amazônica
ANÉLIO LATINI FILHO (1926-1986)
Sinfonia Amazônica (1951) – 75’ – arranjo de Paulo Galvão
I. Sinfonia Inacabada [música de Franz Schubert]
II. Lohengrin: prelúdio [música de Richard Wagner]
III. William Tell [música de Gioachino Rossini]
IV. Prelúdios Sinfônicos [música de Frans Lizst]
V. Gruta de Fingal [música de Mendelssohn]
VI. Dança dos Espíritos [música de Gluck]
VII. Recordando uma lenda [música de Élio Latini]
VIII. Chorinho Jabuti [música de Élio Latini]
Ensaio Geral aberto: 06 de março, 19h
Exibição: 21 de março, às 11h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Nosferatu
FRIEDRICH WILHELM MURNAU (1889-1931)
Nosferatu (1921) – 94’
[músicas de Hans Erdmann, com arranjos de Hans Brandner/Marcelo Falcão]
[editora: Ries & Erler. https://shop.rieserler.de/]
Ensaio Geral aberto: 11 de março, 19h
Exibição: 13 de março, às 20h, Theatro São Pedro 22 de março, às 17h, Theatro São Pedro 28 de março, às 20h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 14 anos
Fausto
FRIEDRICH WILHELM MURNAU (1889-1931)
Fausto (1926) – 116’
[músicas de Jean Hasse]
Ensaio Geral aberto: 12 de março, 19h
Exibição: 14 e 20 de março, às 20h, Theatro São Pedro
Classificação etária: 14 anos
Homenagem a Tan Dun
Este concerto homenageia o compositor chinês Tan Dun, apresentando trilhas marcantes acompanhadas de projeções em vídeo que ressaltam o caráter visual e ritualístico de sua obra. Unindo tradição e contemporaneidade, o programa revela a força imagética, espiritual e inovadora que define a música de Tan Dun, convidando o público a uma experiência sensorial intensa e poética.
TAN DUN (1957-)
Martial Arts Trilogy
Ensaio Geral aberto: 05 de março, 19h
Exibição: 15 de março, às 17h, Theatro São Pedro
27 de março, às 20h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
***
Alvorada / Ato II, Giselle
Santa Marcelina Cultura / Paulo Zuben, direção artístico-pedagógica
São Paulo Companhia de Dança / Inês Bogéa, direção artística
Orquestra do Theatro São Pedro
São Paulo Companhia de Dança
Cláudio Cruz, direção musical
Lars Van Cauwenbergh, coreografia Giselle
Yoshi Suzuki, coreografia Alvorada
ANTÔNIO CARLOS GOMES
Alvorada (2025) – 14’44’’
10 Lo schiavo, Activ
I. Preludio
Sonata para Cordas
III. Largo – Adagio Lento e Calmo
Salvator Rosa
I. Sinfonia (Overture).
ANTÔNIO CARLOS GOMES
Maria Tudor
I. Abertura
ADOLPHE ADAM (1803-1856)
Giselle (2015) – 45’
I. Ato II
Ensaio Geral aberto: 16 de setembro, 19h Theatro São Pedro
Récitas: 17, 18, 19 e 20 de setembro
quinta, sexta e sábado às 20h; domingo às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
***
Mille Affetti
Orquestra do Theatro São Pedro
Gabriel Rhein-Schirato, direção musical
Bruno de Sá, cantor solista
Aline Santini, iluminação
FRANZ JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Sinfonia n. 8 em Sol maior “Le soir” - 6’
I. Allegro molto
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Exultate Jubilate KV 165 - 14’
I. Exsultate jubilate
II. Recitativo: Fulget amica dies
III. Tu virginum corona
IV. Alleluja
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Prelúdio e Fuga em Sol menor, KV 404ª - 6’
I. Adagio
II. Fugue
LUIGI CARUSO (1754 – 1823)
Il Fanatico per musica - 6’
I. In mezzo a mille affanni (Lindoro)
DOMENICA CIMAROSA (1749-1801)
Requiem em Sol menor - 4’
I. No non cercar per ora... La gran vendetta ancora
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Sinfonia n. 45 em Ré maior - 3’
I. Andante
FELICE ALESSANDRI (1747 – 1798)
Alessandro nelle indie - 6’
I. Se possono tanto luci vezzose (Poro)
FRANZ BECK (1734 – 1809)
L'Isle Déserte - 6’
I. Ouverture
JOHANN FRIEDRICH REICHARDT (1752 – 1814)
Andromeda - 10’
I. Rondo: Deh socorri, o padre il figlio
Ensaio Geral aberto: 17 de dezembro, 19h, Theatro São Pedro
Récitas: 18 a 20 de dezembro
Sexta-feira e sábado às 20h; domingo às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
***
CONCERTOS DIDÁTICOS THEATRO SÃO PEDRO
Brincando em Cena
Orquestra do Theatro São Pedro
Paulo Galvão, direção musical
Felipe Venâncio, direção cênica
Raquel Paulin, soprano
Juliana Taino, mezzo-soprano
Geilson Santos, tenor
Julian Lisnichuk, barítono
Danuza Novaes, apresentadora
Kuka Batista, iluminação
Concertos: 11, 12, 17 e 18 de outubro, às 11h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
***
TEMPORADA DE MÚSICA DE CÂMARA
Molihua, entre poemas e paisagens Concerto em comemoração ao ano Brasil - China
Orquestra do Theatro São Pedro
Gesiel Vilarubia, direção musical
William Pereira, encenação
Marília Vargas, soprano
Ensaio Geral aberto: 30 de outubro, 10h, Theatro São Pedro
Récitas: 31 de outubro e 01 de novembro
sábado às 20h; domingo às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
***
Além do Palco
Serenata Gran Partita
Ovanir Buosi, direção musical
Ensemble de sopros convidado
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Serenade for Winds No. 10, K. 361 "Gran partita" (1781) – 43’
Concerto: 22 de fevereiro, domingo, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Listen her voice
Karin Fernandes, piano
HELENE LIEBMANN
Grand Piano Sonata Op.3
FANNY MENDELSSOHN
Noturno in G minor
FANNY MENDELSSOHN
Noturno napolitano
EMILIE ZUMSTEEG
Trois Polonoises
JOSEPHINE LANG
Drei Klavierstücke
JOSEPHINE LANG
Danse Infernale
CLARA SCHUMANN
Scherzo nº1, Op.10
CLARA SCHUMANN
Scherzo nº2, Op.14
Concerto: 07 de março, sábado, às 20h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Minuano
Tatiana Parra, voz
Tiago Costa, piano
CARLOS AGUIRRE
Milonga Gris
LÉA FREIRE
Mamulengo
VIOLETA PARRA
Gracias a la vida
TIAGO COSTA
Viva Júlia
TIAGO COSTA
Felipe na Área
LÉA FREIRE / FRANCESCA ANCAROLA
La templanza
MAURÍCIO MAESTRO / JOYCE
Mistérios
MOACIR SANTOS / NEI LOPES
Oduduá
EDU LOBO
Corrupião
EDGARDO CARDOZO
Algo mas pasará
ANTONIO LOUREIRO / RAFAEL CASTRO
Será
Concerto: 28 de março, sábado, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Entre Amores e Tambores
Erika Muniz, soprano
Marcos Aragoni, piano
HEITOR VILLA-LOBOS
Canção de Amor
CLAUDIO SANTORO
Amor em lagrimas
CAMARGO GUARNIERI
Canção Ingênua
FRANCISCO MIGNONE
O doce nome de você
CLAUDIO SANTORO
Em algum lugar
FRANCISCO MIGNONE
Trovas
MARLOS NOBRE
Suite Beira Mar
BABI DE OLIVEIRA
Sereia do Mar
BABI DE OLIVEIRA
Xango meu orixa
W. HENRIQUE
Abaluaiê
FRANCISCO MIGNONE
Dona Janaina
Concerto: 02 de maio, sábado, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Voz e Fantasia
Saulo Javan, baixo
Raquel Paulin, cantora solista
Concerto: 25 de julho, sábado, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Canções da Noite
Quarteto de Cordas da ORTHESP
Manuela Freua, soprano
DJ MT
CHICO BUARQUE (1944 -) / EDU LOBO (1943-)
A História de Lily Braun (1982) – 3’ [arr. Manuela Freua]
KURT WEILL (1900 -1950) / BERTOLT BRECHT (1898 -1956)
Nanna’s Lied (1939) – 3’ [arr. Manuela Freua]
Surabaya Johnny (1929) - 4’ [arr. Manuela Freua]
BENJAMIN BRITTEN (1913–1976) / W. H. AUDEN (1907–1973) Cabaret Songs (1937) – 2’45’’
Johnny
[música do ciclo Cabaret Songs, arr. Benjamin Britten]
FRANCIS POULENC (1899 – 1963) / ERIK SATIE (1866 -1925)
Les Chemins de l’Amour (1940) / Je te veux (ano) – 3'
COLE ALBERT PORTER (1891 -1964)
Let’s do it (1928) – 2’
CHICO BUARQUE (1944 -)
Folhetim (1977) – 2'
ADONIRAN BARBOSA (1910 -1982) / VINICIUS DE MORAES (1913-1980)
Bom dia, Tristeza (1957) - 2´
CHICO BUARQUE (1944 -) / Freddie Mercury (1946–1991), Brian May (1947–)
Bastidores (1980) [música e letra de Chico Buarque, arr. Francis Hime]
The Show Must Go On (1991) – 4´
MANUELA FREUA (1981 - )
Ocupo os Espaços (2025) – 3’
PATTI SMITH (1946 -) / FRANZ SCHUBERT (1797 – 1828)
Because the night (ano) /Gretchen am Spinnrade – 3’
KRIS KRISTOFFERSON (1936 – ) Me & Bobby McGee (1969) – 3´
[música e letra de Kris Kristofferson, arr. Manuela Freua, elementos eletrônicos por DJ Maria Teresa]
JONI MITCHELL (1943 - ) /PRINCE (1958-2016)
River (1971) [música e letra de Joni Mitchell, com arranjo de Manuela Freua]
Nothing compares U (1984) – 3´
[música e letra de Prince, arr. Manuela Freua]
MANUELA FREUA (1981 – )/ JANIS JOPLIN (1943 – 1970) / GABRIEL MEKLER (1942 – 1977)
Sinto a coceira das asas (2024)
[música, letra e arranjo de Manuela Freua]
Kozmic Blues (1969) – 4´
[música e letra de Janis Joplin e Gabriel Mekler, arr. Manuela Freua]
ASTOR PIAZZOLLA (1921 – 1992) Los Pájaros Perdidos (1965) – 3’50’
[música de Astor Piazzolla, letra de Mario Trejo, arr. Rubén Zúñiga]
MANUELA FREUA (1981 - )
3 Canções Teúlicas (2025) – 6’
BJÖRK GUÐMUNDSDÓTTIR (1965–) / MARIUS DE VRIES (1961–) / NELLEE HOOPER (1963–) Trio Isobel – 10´ [arr. Danilo Alves]
Concerto: 23 de agosto, domingo, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Zanon 360°
Fabio Zanon, violão
LAURENCINI DA ROMA
Fantasia
JOHN DOWLAND
Sir Henry Gifford, his Almaine
JOHN DOWLAND
Semper Dowland, semper dolens
JOHN DOWLAND
The Earl of Derby's Galliard
DOMENICO SCARLATTI
4 Sonatas
MANUEL PALAU
Mare Nostrum (3 Peças Mediterrâneas)
WILLIAM WALTON
5 Bagatelas
HEITOR VILLA-LOBOS
Estudo n⁰ 10
Prelúdio n⁰ 1
FRANCISCO MIGNONE
Estudo n⁰ 6
Concerto: 17 de outubro, sábado, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Pontes Sonoras
Vinícius Costa, baixo barítono
Ana Guerra, violão
FRANZ SCHUBERT
Wohin?, Op 25 N. 2 D795
DORIVAL CAYMMI
Canção da Partida
FRANZ SCHUBERT
An Sylvia, Op 160 D.891
TOM JOBIM
Dindi
FRANZ SCHUBERT
Gute Nacht D.911 No.1
CHICO BUARQUE
Flor da idade
FRANZ SCHUBERT
Die Forelle, Op. 32, D.550
FAGNER
Borbulhas de amor
FRANZ SCHUBERT
Ständchen
FRANZ SCHUBERT / ARTHUR NESTROVSKI / LIVIA NESTROVSKI
Serenata
FRANZ SCHUBERT
Erlkönig Op.1 D.328
CHICO BUARQUE
Geni e o Zepelim
Concerto: 29 de outubro, sábado, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Cantos do Mar e do Céu
Carla Cottini, soprano
Bruno Ghirardi, clarinete
Ricardo Ballestero, piano
TRADICIONAL
Boi-ê [transc. Helza Camêu]
HELZA CAMÊU (1905-1995) / FLORBELA SPANCA (1894 – 1930)
Noitinha
HELZA CAMÊU (1905-1995) / VICENTE DE CARVALHO (1866 – 1924)
Saudade
JOSÉ SIQUEIRA (1907 – 1985)
Sonatina para clarinete e piano
I. Allegro
HELZA CAMÊU (1905-1995) / OLEGÁRIO MARIANO (1889 – 1958)
Toada da Chuva
TRADICIONAL
Casa de Palha [arr. Helza Camêu]
FRANCISCO MIGNONE (1897 – 1986)
Concertino para clarineta e piano
GUSTAV MAHLER (1860-1911)
Sinfonia n. 4 em Sol maior [arr. Arnon Zimra]
I .Wir geniessen die himmlischen Freuden
CLARA SCHUMANN (1819 – 1896)
Ballade para piano solo, op. 6, n. 4
EUNICE KATUNDA (1915 – 1990)
Estro Africano I
Em Louvor a Oxum
OSCAR LORENZO FERNÂNDEZ (1897 – 1948) / CECÍLIA MEIRELES (1901 – 1964)
Berceuse da Onda
RONALDO MIRANDA (1948 - )
Lúdica n. 1, para clarinete solo
OSCAR LORENZO FERNÂNDEZ (1897 – 1948) / MANUEL BANDEIRA (1886 – 1986)
Canção do Mar
FRANZ SCHUBERT (1797 – 1828) / WILHELM MÜLLER (1794 – 1827)
Der Hirt auf dem Felsen
Concerto: 06 de dezembro, domingo, às 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
***
Recital de Gala – Academia de Ópera do Theatro São Pedro
Concerto: 20 de dezembro, domingo, às 11h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
***
THEATRO SÃO PEDRO
Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses mais de 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país.
SANTA MARCELINA CULTURA
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019 e de 2025, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019, 2020 e 2025, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do GURI e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro
São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores, instrumentistas, libretistas e compositores para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na Apple Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Comentários
Postar um comentário