MARIO DEL MONACO SURPREENDE EM VÍDEO NÃO-COMERCIAL. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

   



Em uma loja especializada em vídeos de ópera de São Paulo, me deparei com uma gravação que desconhecia e nunca tinha ouvido sequer um mísero comentário. Uma Norma de Bellini, gravação não-comercial, na qual o interessante era o tenor em questão, Mario del Monaco. Conheço seu Otello, seu Pagliacci, seu Andrea Chenier e até uma esquisita Carmen,  cantada em italiano e em russo. Mas desconhecia completamente essa versão - uma Norma com Mario del Monaco foi uma grata surpresa.

   Versão gravada no distante ano de 1967 (Eu ainda nem era nascido), em preto e branco , o regente e o teatro são desconhecidos. Consta que o soprano é a americana Elionor Ross, voz dramática, de grande impacto, volumosa e perfeitamente adaptada a Norma. Giovanna Vighi é mezzo-soprano das antigas, privilégio total aos graves, quentes e maduros, apesar de sua juventude.
   Atuações dramáticas inexistem, ninguém se preocupava com isso na época. Cantor tinha que ter um vozeirão, ficar estático no palco e mandar bala. Os cenários são arroz-com-feijão, simples e diretos. Os figurinos se limitam ao clichê dos romanos antigos, saias curtas para os homens e vestidos longos as mulheres. Os andamentos usados pelo desconhecido maestro e sua orquestra são corretos, sua sonoridade é perfeitamente compatível com a obra de Bellini.
   O destaque é Mario del Monaco: sua voz robusta, máscula e única fez dele um dos grandes tenores do século XX.As vezes metálica, mas de timbre ideal para personagens da ópera italiana, sua voz tem um poder natural que ele usava com energia, impondo-lhe uma carga dramática. Com essa voz quem precisa atuar?  Essa Norma só foi gravada porque o grande tenor italiano está presente. Sustenta as notas como ninguém e tem uma presença de palco que transforma um homem de estatura baixa em um gigante.
   Uma das atrações da ópera é descobrir essas raridades. Um dia, alguém descobre uma ópera em vídeo da Callas. No mundo da Internet tudo é possível.
Ali Hassan Ayache  

Crítica publicada em 2017. Ficha Técnica enviada na época pelo saudoso diretor de ópera Walter Neiva:

Norma - Elinor Ross
Adalgisa - Giovanna Vighi
Pollione - Mario Del Monaco
Oroveso - Massimiliano Malaspina
Flavio - Mario Guggia

Conductor - Ettore Gracis
Berlin- 1967
está no youtube também- https://www.youtube.com/watch?v=TCnirejucTY


Comentários