“CRÍTICA DE MARCUS GÓES” DO ESPETÁCULO DE 27/08/2011 ,OSB ,REGENTE ROBERTO MINCZUK, SOLISTA VIOLINISTA  LARA ST. JOHN


A OSB , agora regida por seu titular Roberto Minczuk, apresentou-se no TMRJ no dia 27 de agosto de 2011,em variadíssimo , equilibrado e bem bolado programa.Tivemos o mais que famoso concerto em ré maior para violino e orquestra de Tchaicovsky , a conhecida e querida sinfonia n. 104 de Haydn e a popular sinfonia “Clássica” de Prokofiev.
Em todas as peças executadas sentiu-se a mão firme e incisiva do regente Minczuk, preciso ao dar entradas e a comandar cortes  , inspirado na escolha dos tempos e dos diferentes estilos , visivelmente dedicado a sua arte e a seu métier. Minczuk nos tem dado cada vez mais a imagem de um regente de orquestra profissional e ao mesmo tempo apaixonado pela Música, tal o seu entusiasmo no pódio e fora dele .
Indo agora a outro pólo , diremos que o maior problema dos instrumentos de corda é a afinação, e com as atuais condições de acústica do TMRJ não nos foi possível concluir nada nessa área .Foi possível por outro lado ver e ouvir que tivemos um concerto bem tocado pela solista Lara St. John ,tanto na área técnica ,dedilhado firmíssimo e agilíssimo, quanto na área interpretativa.Sobrou romance, sobraram melodias amorosas , sobrou “slancio” . Sem um regente de pulso e de inspiração musical à flor da pele muito do que se assinalou acima não teria ocorrido.Perdão pelo óbvio. Às vezes é bom ser óbvio. Muitos se esquecem dele...
A sinfonia 104 de Haydn foi exemplarmente regida e tocada , ritmo muito bem exposto pelo regente, que muitas vezes o batia com os pés e assinalava com gestos sumamente convincentes.O mesmo se poderá dizer da peça de Prokofiev. Muitos aplausos saudaram o regente Minczuk , inclusive porque não se conseguia esconder a alegria e a emoção de vê´lo ali no pódio regendo a “sua” OSB .
 
MARCUS GÓES –OSB/MINCZUK/ST. JOHN/TMRJ/27-08-2011.                 
Minczuck     

Comentários

Postagens mais visitadas