Ensaio aberto da São Paulo Cia de Dança.

Tchaikovsky Pas de Deux
Você pode pensar que o bairro paulistano do Bom Retiro é só comércio, com lojas de coreanos por todos os lados. Por isso,  é bom morar em São Paulo, pois esta cidade nos traz muitas surpresas. Nesse Bairro fica a sede da São Paulo Cia de Dança. Aposto que você nem imaginava isso:  se  duvida, passe na Rua Três Rios e comprove. Bairro comercial onde reside uma Cia de dança, só em São Paulo mesmo!
   No dia 23 de Agosto,  os bailarinos deram uma mostra do que apresentarão nos dias 26 a 28,  no Teatro Alfa. O ensaio aberto aconteceu na sede da companhia, com a presença do Secretário Estadual da Cultura, Andrea Matarazzo. Jornalistas de vários tipos de mídia se fizeram presentes. Câmeras por todos os lados, filmando tudo de todos os ângulos.
  Ensaio  aberto é só sorrisos, a descontração faz parte da apresentação. Marcelo Gomes tem um extenso currículo como bailarino, atualmente é primeiro bailarino no American Ballet Theatre . Convidado da Companhia, o talentoso rapaz, juntamente com a bela e competente Paula Penachio , 25 primaveras,  apresentaram a obra Tchaikovsky pas de Deux (1960) do renomado coreógrafo George Balanchine. A idéia de trazer um dançarino experiente motiva os jovens dançarinos da Cia e junto com ele vem uma experiência internacional de 18 anos. Grande jogada! A coreografia ja faz parte do repertório da companhia, que tem as belas melodias de Tchaikovsky com passos rápidos de Balanchine.
   Supernova estréia no Teatro Alfa,  e o jovem coreógrafo alemão Marco Goecke inventa moda. Passos frenéticos, rápidos como a vida nas grandes cidades, são misturados a diversos elementos. Luz, fogo e pequenas pedras atiradas no palco  expressam cenicamente energia e contraposição. Isso é a teoria, na prática temos movimentos  estranhos que provocam o espectador. Vemos o contemporâneo do contemporâneo da dança. Segundo as diretoras  da Cia, esse tipo de coreografia enriquece a técnica dos bailarinos. Concordo com a diretoria, eles usam movimentos fora da rotina. Os mais conservadores vão achar bobagem , os moderninhos vão delirar. 
   Após as apresentações, o Secretário Estadual da Cultura e os bailarinos concederam uma entrevista aos jornalistas presentes. Político adora falar,  ficamos sabendo de coisas interessantes: o Complexo Cultural Luz, nova sede da Cia está em fase de projeto e provavelmente as obras se iniciarão em 2012. O Teatro Sérgio Cardoso terá uma sala especial para o Teatro de Dança. A manutenção da Cia é prioridade do governo estadual, visa a fomentar a dança e a cultura.  
   Indaguei ao bailarino Marcelo Gomes sobre a técnica dos dançarinos brasileiros em relação aos americanos. A resposta foi  "acho que eles estão no mesmo nível". 
  Três anos de trabalho e muita dedicação, repertório contemporâneo, bailarinos jovens , viagens por diversas cidades do Estado de São Paulo e pelo Brasil, formação de novas platéias . Esta é a São Paulo Cia de Dança, polo difusor de cultura. Falta a cereja no bolo, sinto falta de balés completos. Giselle, Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta entre outros tantos. Isso é só uma questão de tempo e quando acontecer os teatros lotarão aos montes.
   Ali Hassan Ayache 

Supernova

Comentários

Postagens mais visitadas