Filarmônica de Minas Gerais ganhará moderna sala de concertos

O governador do estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, lançou na última quinta-feira, dia 4 de agosto, o projeto para a construção da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, complexo arquitetônico que abrigará a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Rádio Inconfidência e a Rede Minas de Televisão. O evento contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e dos presidentes das três instituições beneficiadas.



A nova Estação da Cultura ficará localizada no centro de Belo Horizonte, no Barro Preto, em um terreno de 14 mil m2. O custo estimado da obra é de R$ 140 milhões e a previsão para a conclusão é o ano de 2014. “A Estação da Cultura será um complexo que colocará, mais uma vez, Belo Horizonte e Minas Gerais na vanguarda das questões culturais de nosso país”, declarou o governador.
A nova sala de concertos sinfônicos da Filarmônica de Minas Gerais terá espaço para 1.400 lugares, tratamento acústico diferenciado, com padrão internacional, que contará com um sistema sonoro para diferentes repertórios por meio de um grande difusor móvel acima do palco e bandeiras acústicas nas paredes laterais. A Filarmônica disporá de toda a estrutura funcional para suas atividades diárias, além de salas de ensaio, salas para apoio técnico de palco e oficinas de manutenção de palco e instrumentos. O espaço também contará com infraestrutura para gravações de áudio e vídeo. O complexo cultural terá ainda lojas, cafés e um estacionamento para cerca de 500 veículos (veja imagens abaixo).
Já a Rádio Inconfidência e a Rede Minas de Televisão serão instaladas em um prédio de oito andares e terão estúdios com moderno tratamento acústico. As antenas de transmissão serão um dos pontos de referência da construção: com formato estilizado, comporão a arquitetura do prédio e ficarão sobre uma torre de 75 metros de altura.
O anúncio da construção da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco em Belo Horizonte é auspicioso, pois trata-se de um passo decisivo para a consolidação do grande trabalho desenvolvido pela nova Filarmônica de Minas Gerais. Criada em 2008, a orquestra – que é administrada por uma Oscip em um modelo de parceria público-privada – é hoje uma das mais importantes do país. Dirigida pelo maestro Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais realiza concertos regulares em séries de assinaturas com destacados artistas nacionais e estrangeiros.
Neste mês, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará apresentações no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (dia 17) e de São Paulo (dia 18). Não perca essa oportunidade para conhecer um dos mais importantes projetos musicais clássicos brasileiros da atualidade.
[Por Nelson Rubens Kunze, que viajou a Belo Horizonte para o lançamento do projeto a convite da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.]
Fonte: http://www.concerto.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas