Nem da pra aquecer: Il Guarany de Carlos Gomes no Theatro São Pedro/SP

  


O quadro “aquecimento para”, publicado no blog de Ópera e Ballet , procura mostrar aos leitores gravações existentes em diversas mídias, de óperas e balés que estarão em cartaz nos teatros brasileiros. Isso visa preparar aqueles que vão assistir aos espetáculos, conhecer a peça realça mais o espetáculo ao vivo.  Quanto mais famoso o título maior é o número de gravações disponíveis no mercado .
   No mês de Outubro teremos a ópera Il Guarany do campineiro Carlos Gomes no Theatro São Pedro/SP.  Espanta-me o fato de não existir sequer uma única gravação comercial em vídeo dessa ópera. Colecionadores, eu sou um deles, tem em seu acervo algumas gravações não comerciais . Destaco : Campinas/1986 com Niza de Castro Tank. Teatro Alfa/2000 com Mazzaria e Marcelo Vanucci . The National Opera ,Sofia, Bulgária, 1996  com elenco búlgaro e regência de Julio Medaglia (esta lançada comercialmente em VHS pela Funarte). A única gravação comercial lançada em DVD da ópera Il Guarany é a de Belém do Pará/2007, com Richard Bauer , Adriane Queiroz e regência de Roberto Duarte. Nem sei se está esgotada ou não, só consegui uma cópia devido à gentileza de uma  funcionária do Teatro da Paz de Belém.
    O Jornal Folha de São Paulo lançou nas bancas ,em CD, Il Guarany com regência de John Neschling e Plácido Domingo como Peri. Caro amigo ,se você quer assistir a alguma versão dessa ópera em vídeo vai precisar do favor de alguém  para lhe fazer uma gravação pirata.
   Grandes teatros líricos do mundo fazem acordos com selos internacionais e tem gravado e vendido em DVD e mais recentemente em BLU-RAY seus trabalhos. Divulga-se o nome do teatro e principalmente fatura-se muito com isso. O Metropolitan Opera de Nova Iorque, para sair da crise,  transmite ópera ao vivo nos cinemas, idéia interessante e inovadora.
   Muito títulos produzidos em nossos teatros tem  potencial de mercado para exploração comercial.  Cito alguns trabalhos de São Paulo que conheço :

O Menino e os Sortilégios de Ravel, Teatro Municipal de São Paulo/2011. 

Don Pasquale de Donizetti , Teatro São Pedro/SP- A Viúva Alegre de Lehar, Theatro São Pedro/2010.

 O Barbeiro de Sevilha, de Rossini da Cia Brasileira de Ópera , 2010 .

João e Maria, de Humperdinck , Teatro Municipal de São Paulo, 2004.

Carmen de Bizet, Teatro Alfa, 2001.

Falstaff de Verdi , Teatro Municipal de São Paulo, 2003
   Por que nossos teatros não exploram essa idéia? Não tenho a resposta caros amigos. Tudo trava na burocracia estatal ou municipal. Nós colecionadores, que desejamos ter em nosso acervo as óperas que assistimos ao vivo,  dependemos da sorte de algum amigo conseguir uma gravação e nos emprestar ou mais raramente as redes públicas de televisão transmitir.  

Ali Hassan Ayache
 
  

Comentários

  1. É... a palavra "colecionador" carrega um peso negativo de gente que junta e nem assiste, que gosta do objeto, que persegue "todas as versões" da ópera mas nunca viu... Devia ser banida do vocabulário de um verdadeiro amante da música. Melhor seria dizer os apreciadores da ópera, os melômanos, os amantes da arte do canto, os aficcionados, etc.
    Abraço aqui de um grande ópera-maníaco...
    Paulo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas