Concurso BNDES de Piano tem prêmio de 80 mil e recital de Nelson Freire

Nelson Freire
Até o dia 12 de dezembro acontece o Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, a maior competição brasileira do instrumento. As provas tiveram início no dia 26 de novembro e a final e entrega dos prêmios acontecem dia 8 de dezembro. O primeiro colocado recebe o prêmio de 80 mil reais e concertos no Brasil, na Europa e nos EUA na
temporada de 2013/2014; o 2º colocado recebe 55 mil reais e o terceiro 35 mil. Ainda há prêmios de 15 mil para o melhor intérprete de música brasileira e para o escolhido pelo público, além do Prêmio Almeida Prado.


Paralelamente, acontecem 14 concertos que levam a palcos do Rio de Janeiro os vencedores de grandes concursos internacionais de piano. No dia 29 há um recital do pianista russo Evgeny Brakhman, terceiro lugar no Concurso BNDES de Piano 2010. Já no dia 2 de dezembro é a vez do chinês Haochen Zang, vencedor do Concurso Van Cliburn 2009. No dia 3 haverá a apresentação do ucraniano Sasha Grynyuk, vencedor do Concurso BNDES de Piano de 2009 - Grynyuk também fará uma apresentação no dia 7. No dia 6, há o recital do brasileiro Fábio Martino, vencedor do Concurso BNDES de Piano de 2010, e no dia 9 se apresenta o russo Lukas Geniusas, segundo lugar do Concurso Chopin 2010.
Dentro dos eventos programados, há ainda o lançamento do livro “Guiomar Novaes do Brasil”, escrito pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio. O livro acompanha a carreira americana da pianista entre os anos de 1915 a 1972. O volume traz ainda dois CDs encartados com três de seus 27 concertos com a New York Philharmonic.
Para encerrar o festival, no dia 12, o mineiro Nelson Freire fará um recital no Teatro Municipal do Rio.
O festival também promoverá concertos em outras cidades, como Fortaleza, Aracaju, Belém, Recife e Manaus.
Fonte: http://www.concerto.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas