NATUREZA - ESPETÁCULO MULTIMÍDIA

  
 O espetáculo Natureza  é uma mistura diversas artes , funde dança contemporânea, canto, musica coral e orquestral com filmagens.  Apresentado no último dia 03/11/2011 no SESC Pinheiros/SP , é uma produção do Brasil e do Principado de Mônaco. Chiqueza Pura!  Natureza resgata uma tradição perdida nessa cidade, de se fazer dança com música ao vivo. Gravações tem imperado soberanas nas apresentações de dança na terra da garoa, Rodrigo Vitta parece não concordar com isso. Acertou caro maestro.
   A coreografia de Ramon Reis, solista do Les Ballets de Monte Carlo segue a tendência européia do século XXI. Passos curtos, dançarinos que se arrastam no chão , correm pelo palco geralmente em grupos . A coreografia é moderna, interessante e se adapta a concepção. Lembra o mais ousado grupo europeu de balé, o Netherlands Ballet Theater. A uniformidade nos quatro atos torna os movimentos muitas vezes repetitivos. O dez bailarinos mostraram leveza ou força quando necessários, dançaram com primazia técnica , embora algumas vezes sem coordenação  nos números em grupo.
   Os figurinos de Ursula Felix remetem a seres da floresta, estranhos e enigmáticos. Frágeis em sua essência, uma interessante relação homem-natureza. O cenário fixo no fundo do palco , onde aparecem e desaparecem e refletem os seres florestais é idéia simples e funcional.
   A música, tocada ao vivo, composta por Flávio Romano com arranjos de Rodrigo Vitta encaixa na concepção do enredo. Não é tarefa fácil compor música para espetáculo de dança. As canções, ora lembram as grandes sinfonias românticas do século XIX, algumas vezes nos remetem ao exótico das arábias e da Espanha , ora nos trazem ao século XXI. Música da mais alta qualidade, um fino!
    Um dos pontos altos do espetáculo foram as intervenções do coral Madrigal Voz Ativa , vozes em equilíbrio e harmonizadas, encheram o teatro com lirismo. Muitos desses rapazes e garotas podem cantar como coristas nos grandes teatros do Brasil A regência de Rodrigo Vitta tem sonoridade forte e potente. As salas do SESC não tem acústica ideal, por isso a necessidade de equipamentos de som para harmonizar o ambiente. O maestro conseguiu transferir interessante sonoridade a platéia, com volume e força na medida certa . Desconheço a partitura, nunca ouvi a música do espetáculo Natureza. Posso afirmar que a voz do soprano Taís Bandeira esteve irregular, ora elevada ora pequena. Seu timbre é escuro, muitas vezes forçado e centrado nas regiões médias. Se é isso o que consta na partitura o soprano fez sua tarefa, mas que ficou estranho , ficou.
   Espetáculo de dança multimídia , com qualidade elevada e no mesmo nível que o Theatro Municipal de São Paulo e a São Paulo Cia de Dança apresentam em seus palcos. Só não entendo o por quê de ser uma única e mísera apresentação . O espetáculo Natureza  procura conscientizar o homem em relação ao meio ambiente em que vive, essa ideia já é batida. Natureza através da dança e da música toca na alma das pessoas, isso é de suma importância. Merece mais apresentações , e se ocorrer estarei lá com certeza.
Ali Hassan Ayache.    

Comentários

  1. Fui ao Sesc Pinheiros ontem e gostei do que vi, a tempo tenho acompanhado trabalhos do Voz Ativa Madrigal (e não Madrigal Voz Ativa),e tenho percebido, como citado em sua crítica, um trabalho de alto nível no grupo. Não entendi porque não deram o crédito ao regente do Grupo, Maestro Ricardo Barbosa, responsável por este maravihoso grupo de cantores. Fui ao Sesc por conta deles, mas sai gratificado com o espetáculo realmente uma pena ter uma única apresentação.

    ResponderExcluir
  2. Foi realmente muito bonito o espetáculo e mesmo sem conhecer o trabalho do Voz Ativa Madrigal, concordo com a crítica que enriqueceu o espetáculo com vozes muito refinadas e que realmente remetem aos padrões de cantores profissionais. Pena o desrespeito por não citar o maestro do grupo.
    Os bailarinos enriqueceram a música muito bem conduzida pelo maestro Vitta e a maravilhosa orquestra, sem esquecer de agradecer o compositor Flávio Romano, o coreógrafo Ramon Reis e toda equipe pelo lindo trabalho.
    Queremos bis!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de deixar uma crítica triste ao espetáculo que cometeu a indelicadeza de não citar o maestro Ricardo Barbosa e a preparadora vocal Regiane Martinez, que fazem um excelente trabalho neste grupo e que já acompanho a muito tempo. É bom lembrar a direção do espetáculo que o coro já interpretou várias vezes as músicas do compositor Flávio Romano para que este tipo de erro não se repita e que eles sejam lembrados.
    !!! Bravo Voz Ativa Madrigal !!!

    ResponderExcluir
  4.   Concordo com a crítica, parabéns coro

      "Um dos pontos altos do espetáculo foram as intervenções do coral Madrigal Voz Ativa , vozes em equilíbrio e harmonizadas, encheram o teatro com lirismo. Muitos desses rapazes e garotas podem cantar como coristas nos grandes teatros do Brasil"
    Ali Hassan Ayache.    

    ResponderExcluir
  5. Sou Ramon Reis o director do espectáculo NATUREZA, Agradeço com carinho todos os comentários, mas a produção do espectáculo era muito amadora, eu nao sabia quem estava envolvido ou mesmo quem era o Maestro Barbosa, mil desculpas por este atropelo da ADV produção e do Maestro Vitta, que eram os responsáveis do contacto. Mesmo no dia anterior avia colocado os meus bailarinos e a cantora Tais Bandeira como ficha técnica no programa do SESC, eu gostaria de me desculpar por este desrespeito imperdoável....

    ResponderExcluir
  6. A Regiane realmente e excelente como preparadora e lembrou todo o grupo dos movimentos que eu passei para eles! BRAVO. Mas como eu fui convidado pelo Maestro Vitta e Flavio Romano para Direcao Artística e coreografia deste espectáculo, nao fiz a produção. Espero nao deixar este erro reproduzir na minha direcao Artística na proxima vez, mil desculpas ao Maestro Barbosa.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de deixar registrado que o Maestro VItta é um profissional de excelente nível. Um dos melhores ! Normalmente maestros não cuidam de produção..... Maestros cuidam da música. Maestros não se envolvem com produção e problemas burocrático e operacionais.... Para isso que existem e são pagas as produções. A direção do espetáculo deveria ter verificado isto junto a produção. A direção. Musical cuida de música. O maestro Vitta tem um grande respeito pelo maestro BArbosa e pela REgiane...... São amigos.... De longa data. O que. Me estranha é um profissional que foi convidado falar desta forma.... Muito triste e com falta de ética profissional. Parece. Criança que fez malcriação e não quer que a mãe saiba da arte. Pelo que fiquei sabendo o sr. não reside no Brasil. VOu lhe dar um pequeno toque. Se um dia o sr vier a morar no BRasil ou tiver intenções de trabLhar habitualmente por aqui, se o sr, fizer este tipo de comentário ninguém ira querer trabalhar com o sr. Ficara na lista negra. Preste atenção nisto. Por fim, estive no espetáculo e assisti do começo ao fim atentamente e tudo estava lindo. Éuma pena ler estas palavras sem ética e sem respeito a um profissional .... Aqui no Brasil sr. Ramon da até processo. Reveja suas atitudes.

    ResponderExcluir
  8. comentário anonimo
    o maestro e regente Barbosa é maravilhoso....tem todos méritos quando ele rege o espetáculo...o Coral Voz Ativa Madrigal,ou Madrigal Voz ativa!!!!mas eles foram emprestados ou contratados sob outra regente do Maestro Rodrigo Vitta,que modéstia parte é maravilhoso....o espetáculo foi grandioso,arranjos e regencia do Maestro Rodrigo Vitta,parabéns...Maestro da nova geração,parabéns Flavio Romano...parabéns Maestro Barbosa por conduzir oficialmente o Coral Voz Ativa Madrigal...parabéns a Thais Bandeira por sua voz maravilhosa,parabéns ao corpo de bailarinos...BRAVO MAESTRO RODRIGO VITTA QUE ACOMPANHO SUA LUTA E DEDICAÇÃO.....
    PARA ENGRANDECER NOSSA CULTURA.....

    ResponderExcluir
  9. CORREÇÃO NOME TAIS SEM TH PEÇO DESCULPAS

    ResponderExcluir
  10. Realmente, o espetáculo foi lindo e emocionante; gostaria muito de reve-lo em uma sala "melhor" (por assim dizer).

    Apenas uma coisa me deixou triste, fui como acompanhante de um dos músicos da Orquestra Metropolitana (Maestro Vitta e ADV Produçoes - Amálinha e equipe) assim como o fiz, qdo possível, nos ultimos anos; tal comentário do suposto Diretor do Espetáculo é incorreto, nao se trata de amadores, trata-se de pessoas muito respeitadas no meio.

    Creio que o único amador no espetáculo, é o Sr. Ramon, que foi convidado e fez tudo o que pode para atrapalhar (conforme já tinha relatos da pessoa que me convidou) e, com sua atitude o Sr. só faz comprovar as palavras, pq se assim nao fosse, nao estaria falando publicamente de problemas no backstage; isso somente demonstra seu amadorismo e falta de ética.

    De toda forma, obrigado, bailarinos, Orquestra Metropolitana, Taís Bandeira, Maestro Vitta e equipe - ADV Produçoes, pela oportunidade de ter me deliciado naquela noite.

    ResponderExcluir
  11. Acho estranho que todos os comentários postados aqui sejam de "anônimos", apenas Ramon Reis assumiu suas palavras........

    ResponderExcluir
  12. De qualquer forma, anônimos ou não, o problema está em outro foco, não dar crédito a quem de direito é um erro grave para um espetáculo como o apresentado no Sesc Pinheiros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas