CONCURSO OSPA VAI PREMIAR JOVENS COMPOSITORES

Ospa2600x200
Depois das etapas que selecionaram jovens solistas e regentes, Ospa irá revelar, pela primeira vez, jovens talentos da composição.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre está realizando a segunda etapa da 17ª edição do Concurso Ospa. Desta vez, serão premiados até três jovens compositores, com até 35 anos de idade, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior. As inscrições estarão abertas de 1º a 20 de março. O objetivo do concurso é oportunizar que novos compositores tenham sua obra divulgada e executada pela orquestra.
É a primeira vez que o concurso terá uma categoria destinada a compositores: “Estamos muito contentes por dar a oportunidade para novos compositores estrearem suas obras junto a uma grande orquestra, que é a Ospa. É uma forma de revelar novos talentos, incentivar a música orquestral e, principalmente, estimular o trabalho de jovens compositores”, afirma o diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores.

Os candidatos poderão se inscrever diretamente na sede administrativa da FOSPA (Av. 24 de Outubro, 850 / 305 – Porto Alegre), ou via sedex.  Deverão ser entregues ou enviados no mesmo envelope três cópias impressas da partitura,  digitalizada em computador, da composição concorrente,  três CDs de áudio, com midi, onde conste título da obra,  minutagem e o ano de composição, a ficha de inscrição totalmente preenchida, onde consta  nome do proponente e título da obra proposta, declaração de liberação de direitos autorais assinada,  declaração  de ciência e concordância com regulamento do concurso, assinada e um breve currículo com foto.
A composição deverá ser inédita, não tendo sido estreada ou publicada até finalização do concurso, ter duração de 7 a 10 minutos e ser escrita para a formação orquestral da Ospa.
Serão duas etapas de seleção: fase eliminatória e final, que ocorre no dia 20 de abril. Os vencedores serão divulgados no site da Ospa.

Sobre o Concurso Ospa para jovens Solistas, Regentes e Compositores
O tradicional Concurso da Ospa é realizado há mais de 20 anos e já revelou inúmeros talentos da música que são conhecidos do público hoje. Alguns exemplos disso são o atual diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores, que foi vencedor do concurso em 1988 e o regente do Coro Sinfônico da Ospa, maestro Manfredo Schmiedt. Além deles, o pianista Alexandre Dossin e o violinista Carmelo de los Santos – considerados grandes nomes da atualidade – foram premiados no Concurso.
O concurso dá a oportunidade para que jovens músicos se apresentem com uma orquestra – o que é muito difícil no início de carreira. É uma função cultural muito importante, pois releva talentos, abrindo espaço e projetando novos músicos no cenário” – afirma Tiago Flores.
Em 2011, o Concurso recebeu inscrições dos Estados Unidos, Europa e de diversos Estados do Brasil. De todos os inscritos, foram premiados 11 jovens músicos, entre solistas  instrumentistas, solistas vocais e regentes, das cidades Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Ribeirão Preto, Florianópolis, Porto Alegre e Santa Maria.
O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão no site da Ospahttp://www.ospa.org.br/?p=3841

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas